7 de ago. de 2016

Secultur de Estrela promove exposição Jogos Olímpicos


ESTRELA

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), está promovendo a Exposição Jogos Olímpicos, que será aberta na próxima sexta-feira, dia 5. De acordo com a historiadora Letícia Oliveira de Oliveira, organizadora da exposição, a mostra será dividida em duas partes: no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann os visitantes terão oportunidade de conhecer a história dos Jogos Olímpicos e seus símbolos, e no saguão da prefeitura serão apresentadas as 42 modalidades esportivas em disputa e curiosidades dos jogos. Letícia destaca, por exemplo, o fato de as mulheres terem conquistado a primeira medalha de ouro em esporte coletivo feminino para o Brasil nos jogos de 1996, quando sagraram-se campeãs no vôlei de praia.

No Centro de Cultura será contada a história dos Jogos Olímpicos, o significado da tocha olímpica, a história das medalhas e dos mascotes, entre outras. “Os primeiros campeões olímpicos recebiam como prêmio uma coroa feita com folhas de oliveira”, cita Letícia. A exposição também fará referência à tocha, o mais antigo símbolo dos jogos, e contará o ritual do seu acendimento, entre outras informações.  No local, segundo a historiadora, haverá também um espaço chamado de “rede de notícias olímpicas”, no qual estarão disponíveis as informações atualizadas sobre as competições que estarão se realizando no Brasil. Serão trabalhadas ainda as possibilidades de medalhas para o país na edição deste ano. Em outro ambiente, os visitantes poderão acompanhar as transmissões pela TV.


Já na prefeitura a exposição focará mais nas modalidades em disputa e curiosidades envolvendo o esporte, com fatos relevantes que ocorreram ao longo de todas as edições dos Jogos Olímpicos na Era Moderna. A exposição poderá ser visitada até o fim deste mês, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, nos dois locais. Escolas que quiserem agendar visitas com seus alunos podem fazê-lo por meio do e-mail patrimoniocultural@estrela.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3981-1122 ou 3981-1089, com Letícia.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Foto: Letícia Oliveira de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário