7 de ago. de 2016

Projeto de terminal para transporte de passageiros


ESTRELA

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates participaram, na noite desta terça-feira (02.08), de um encontro com profissionais da Prefeitura de Estrela e dos conselhos municipais do Desenvolvimento Urbano, Rural e  Ambiental (Codurae) e do Planejamento Estratégico. Na ocasião, receberam informações sobre o regime urbanístico do Plano Diretor do município e esclarecimentos na área ambiental, para que possam desenvolver um anteprojeto para estudo de viabilidade e plano norteador de um Terminal Intermodal para o transporte de passageiros em Estrela, na Avenida Augusto Frederico Markus.

A prefeitura firmou convênio com a Univates para a elaboração do projeto, que será feito pelos alunos da disciplina Projeto de Arquitetura VII. Conforme o arquiteto Mauro Garcia Ayres, da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), a proposta deverá contemplar um novo terminal rodoferroviário e uma estação hidroviária com deck, em área de 12 hectares, localizada próxima ao encontro do Arroio Boa Vista com o Rio Taquari. Além disso, segundo ele, a intenção é de que o local seja também uma referência em turismo e lazer, com lancherias, lojas, artesanato, livrarias e outras.

De acordo com Mauro Ayres, o principal objetivo do encontro foi dar subsídios aos alunos para que possam iniciar seus trabalhos.  O convênio firmado entre a Univates e o município prevê a seleção de oito entre os que forem apresentados. Estes serão expostos na prefeitura e, por meio de uma consulta pública, envolvendo profissionais, entidades representativas e população, serão escolhidos os três melhores. Inicialmente os trabalhos deverão estar concluídos em dezembro deste ano.
Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário