20 de ago. de 2015

Vacinação supera expectativas no dia “D”


BOM RETIRO DO SUL
Dentro da campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontece de 15 a 31 de agosto, no último sábado, 15, aconteceu o dia “D”, em todo o Brasil. O Posto de Saúde do Bairro São Francisco, em Bom Retiro do Sul, vacinou crianças 6 meses a 5 anos de idade, durante todo o dia.

Segundo Enfermeira Padrão do Posto de Saúde Marinalda Gisele Garcia, deverão ser vacinadas, em Bom Retiro do Sul, 627 crianças. “Só no sábado, vacinamos 306 e ontem, segunda-feira, foram mais 46 crianças”, disse ela.

O Secretário da Saúde e Ação Social Carlos Alberto da Silva Santos Jr., destaca o sucesso do dia “D”, “atingimos um percentual de 56,14% das crianças que devem receber a vacina, no nosso município. Entendemos que é um momento importante de prevenção e pedimos que os pais ou responsáveis, continue colaborando, para que consigamos atingir os 100% de imunização das nossas crianças”, salientou o secretário.

 Durante a semana, o horário de atendimento para vacinação, será das 8 às 16h, de 2ª a 6ª feira.

Lembrando que não haverá vacinação nas escolas ou creches, será somente no posto de saúde.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação da criança, para que os profissionais possam avaliar se a criança deixou de receber alguma vacina do calendário do SUS.
 
O QUE É A DOENÇA
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

FORMA DE CONTÁGIO
A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário