8 de ago. de 2015

COLUNA DO LUCA PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 07.08.2015



MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
ERNANI (PMDB): “Acharam melhor discutir melhor os dois projetos”.
ERNANI (PMDB): “Adriano, você jogou bem bocha?”.
ADRIANO (PSB): “Eu não posso mentir”.
************************
Vamos nos preparar para pagar mais pela conta de luz, em agosto. Segundo a Anatel, a bandeira continuará vermelha - isto é, vai ser mais cara a energia elétrica. Não tem perspectiva de baixar, mesmo porque não estão sendo construídas novas usinas. E a coisa é para ficar ainda pior a partir de 2017. Acho que a solução é a gente comprar gerador de energia elétrica, sem bem que a gasolina também está cada vez mais cara.

O Jornal Nova Geração publicou uma notícia ótima, semana passada. Pouca gente sabia disso. Integrante da Jovem Guarda, o cantor Erasmo Carlos, vai dar um espetáculo na Multifeira 2015. Será dia 12 de setembro as 22h. Vai ser o Show de Abertura por parte do Tremendão. Imperdível. Será um show inédito no Vale do Taquari.

Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente passou a informação: Dia 19 próximo, acontece na Usina de Reciclagem o segundo leilão de material reciclável. O total chega a 300 toneladas. A primeira vez, fora 350 toneladas. Assim a gente vê a importância de separar o lixo orgânico e o reciclável, em casa. “Assim, foram 650 toneladas de lixo que não foram jogados por aí para polui o meio ambiente”, disse Hilário.

Cleto Werle, voltando com informações sobre o clima que estamos vivendo. Disse que até o final de agosto teremos ainda pouca chuva, só do dia 12 até o dia 15 será um pouco maior. E frio este mês, apesar de estarmos ainda no inverno, vai ser só nos dias 25 e 26 “e será pouca coisa”. Segundo o cleto as diferenças deste inverno, é que aconteceu uma reviravolta no Oceano Pacífico e as nuvens foram empurradas para a região sul do nosso estado, atingindo também o Uruguai e Argentina. Realmente este é o inverno mais quente que já vivi. E não estou me queixando claro, prefiro o verão.

O Prefeito Rafael Mallmann se reuniu com o Secretário Nacional do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativista Caio Rocha. Vários assuntos foram discutidos, um deles foi a vinda da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento - para  aqui instalar mais um silo junto ao porto. Também falaram da drenagem no Rio Taquari para novamente ser realizado o transporte da safra via fluvial. “Não tem data mas tudo isso deverá ser feito”, afirmou.

Uma boa informação: Na Secretaria do Tesouro Nacional o prefeito Rafael Mallmann tratou da liberação dos R$ 2 milhões para a pavimentação do acesso à Linha Geraldo. “Isso foi autorizado logo deverá ser assinado o contrato e depois virá o processo de licitação.” Tudo isso deverá acontecer entre 90 a 120 dias.

Outra coisa: Já estão iniciando as obras da segunda etapa da escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. Vai ser sem dúvida um local maravilhoso. Isto que agora já tem dezenas de pessoas que vão ali diariamente para tomar seu chimarrão e olhar para a paisagem que encanta a todo mundo.

Novidades sobre o novo Loteamento Popular entre o bairro Pinheiros e Novo Paraiso: Todas as casas já foram “levantadas” e quase todas estão concluídas. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, agora será instalada toda a infraestrutura - água, luz, pavimentação e esgoto. E inclusive será em breve feito o asfaltamento do acesso do novo bairro até a Rota do Sol, o que virá beneficiar sobremaneira aos moradores do local.

Novidade sobre monitoramento de residências e comércio em Estrela: Segundo Paulo César Gross, da PZE, agora está diferenciado para um melhor cuidado das casas e lojas, com câmeras. É um monitoramento de imagem e se entrar algum gatuno, automaticamente dispara o alarme e aciona todas as câmeras. Daí a central da PZE enxerga o ladrão em tempo real e avisa a Brigada Militar, que vai imediatamente ao local. E tudo é filmado, claro.

A 27ª Festa de Nossa Senhora da Rosa Mística, promovida pela Paróquia Santo Antônio, foi elogiada pelo vereador Vanderlei Eidelwein (PR). Ele destacou na Tribuna da Câmara, principalmente o trabalho dos festeiros, que agradaram a todos os presentes ao evento. E foi muita gente.

Vale a pena dar uma olhada nas obras do novo Posto de Saúde do bairro Boa União. Realmente ele deverá ser um mini hospital, assim que for inaugurado. Os trabalhos realmente estão em pleno andamento e já dá para imaginar como a coisa vai ficar. O mesmo dá para falar do Posto Central, que vai ser instalado no bairro Oriental. Hoje funciona ali a Secretaria da Saúde, mas os trabalhos de acesso estão sendo refeitos e logo iniciam as obras do primeiro piso, para onde vai ser deslocada a secretaria e no lugar em que ela está atualmente será instalado o Posto Central, que por enquanto está ainda na Coronel Brito.

Mudanças na Câmara de Vereadores: Por pedido de licença para tratamento de saúde de Marcelo Braun (PSDB) assumiu por 15 dias João Carlos Ferreira, o Tôco. Dia 31 de agosto, por 30 dias sai Paulo Birck (PTB), assumindo de 31 de agosto a 15 de setembro, Antônio de Castro. De 16  a 30 de setembro assume Pedro Mallmann. Já o vereador Paulão Scheeren (PPS) vai se licenciar de primeiro a 30 de setembro, para uma viagem com um grupo de estrelenses até a a Alemanha. No seu lugar vai assumir Bélkis Carolina Calsa. Na verdade quem está organizando esta excursão para a Deutschland é o vereador e instrutor do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, Andreas Hamester (PP). Ele vai tirar licença de 15 dias, de primeiro a 15 de setembro e provavelmente irá assumir em seu lugar, o suplente Jaci Hauschild.
FRASE:
“Acho que a partir de agora podemos pensar em abolir o inverno no sul, pelo menos aqui em Estrela”.
(Filósofo satisfeito com o calor, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário