4 de ago de 2015

1º Dia Estadual do Peixe será em Estrela



ESTRELA
O Governo do Estado do RS, em parceria com Governo de Estrela, realiza a primeira edição do Dia Estadual do Peixe. O evento contará com palestras técnicas, apresentação de casos de sucesso e com o lançamento do programa gaúcho voltado para a psicultura.

No dia 23 de outubro, Estrela receberá psicultores, técnicos da área e representantes de dezenas de municípios do Rio Grande do Sul onde a psicultura já é uma realidade, para o primeiro evento dedicado exclusivamente ao pescado. O município foi escolhido por ser destaque na região com a Feira do Peixe, que ocorre a cada duas semanas na Praça Henrique Roolaart. Anualmente, conforme o secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun, são comercializados 10 toneladas de peixe, especialmente carpas. “Nosso pescado tem alta qualidade, o que atrai consumidores de todo Vale do Taquari e até de fora. Não é incomum vermos compradores da Grande Porto Alegre em nossa feira”, salienta Braun.

A Feira deverá ser um dos casos de sucesso apresentado no dia, juntamente com outras iniciativas que deram certo, como o caminhão do peixe, de Santa Maria. Ao meio-dia os participantes poderão saborear pratos à base de peixe com ingressos por adesão. O restante da programação é sem custo.

Na última semana, representantes da Emater/Ascar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Ministério da Pesca e do Governo de Estrela reuniram-se para tratar dos preparativos para o evento. Para Braun, assim como o Dia Estadual do Porco, o Dia Estadual do Peixe será um marco para todos os criadores gaúchos.
Texto: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário:

Postar um comentário