11 de jul de 2015

Troca-troca de sementes de milho vai beneficiar cerca de 250 produtores em Estrela


E S T R E L A

Quase 250 produtores de Estrela serão beneficiados com sementes de milho pelo sistema-troca, safra 2015/2016. A informação é da Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) e consta do relatório mensal de atividades da pasta, referente ao mês de junho. Conforme o secretário José Adão Braun, foi encomendado 611 sacos de sementes. A previsão é de que a entrega seja feita a partir do mês de agosto.

Entre as atividades realizadas em junho, o secretário destaca a concessão de auxílios a produtores para a execução de serviços de máquina nas propriedades, para licença de operação, aquisição de calcário, transporte de casca de arroz e aquisição de brita. Foram mais de R$ 15 mil, que beneficiam 31 produtores de várias localidades. Em relação aos serviços de máquina, como o transporte de brita, terra e saibro, Braun informa que foram prestados em 97 propriedades. De um total de 114 cargas transportadas, 98 foram gratuitas, como forma de incentivo e de acordo com a legislação de apoio aos produtores.

Neste mesmo mês, 104 toneladas de calcário foram distribuídas, visando à recuperação de solos. Em 2015, de acordo com o secretário, já foram transportadas 130 cargas – 1.690 toneladas - o que representa um crescimento de quase 80% em relação a 2014, quando foram 73 cargas.

A Secretaria da Agricultura prestou ainda assistência técnica na área animal. Em junho registrou 205 inseminações de bovinos e suínos e 147 atendimentos veterinários (218 animais), além de amochamentos, aplicação de vacina contra a brucelose e colocação de brincos. “É um conjunto de ações e serviços, prestados pela secretaria, que visam o aumento da produtividade, a valorização da atividade rural e a melhoria das condições socioeconômicas dos nossos produtores”, ressalta Braun.
Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário