16 de jun. de 2015

Encantado sediou Encontro Nacional de Legislativos



Durante três dias, vereadores de vários estados discutiram as políticas públicas e o desenvolvimento regional
O Encontro Nacional de Legislativos Municipais, realizado de 11 a 13 deste mês, na Câmara de Vereadores de Encantado, reuniu vereadores de vários estados brasileiros, que discutiram vários temas de interesse, com foco no desenvolvimento regional.  Promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) com apoio da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), contou com a participação de parlamentares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

“Nós (vereadores) somos a maior força política do país”, afirmou o presidente da UVB, Gilson Conzatti na abertura do evento, lembrando que são 57.261 vereadores em todos os municípios brasileiros. Ele ressaltou que o papel da UVB é a representação política e que o encontro realizado em Encantado busca a troca de experiência e a qualificação dos legisladores no desempenho de suas funções. O presidente da AVAT, vereador de Anta Gorda Paulo Bettoni, também enfatizou a importância do encontro para que os participantes possam desempenhar melhor suas funções nas Câmaras, enquanto representantes da população, e a parceria entre as duas entidades.
Reforma política
No primeiro dia do encontro o vereador Geovani de Aguiar, da cidade de Santarém, no Pará, falou sobre orçamento impositivo.  O segundo dia iniciou com a palestra do advogado e professor de direito eleitoral, Anderson Alarcon, que trouxe para os vereadores presentes informações sobre a reforma política que está em votação na Câmara Federal.  Cláusula de barreira, fim do voto proporcional, voto distrital, entre outros, foram assuntos discutidos.  Após foi a fez do presidente do Corede/Serra, José Antônio Adamoli, que apresentou trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Serra. Por fim, o analista técnico de monitoramento do Sescoop/RS, Silvino Wickert, trouxe para os vereadores esclarecimentos sobre as Frentes Municipais de Apoio ao Cooperativismo.
Comunicação
Palestra do deputado federal Alceu Moreira (PMDB), que falou sobre a relação dos parlamentos federal e estaduais com as causas dos Legislativos Municipais, encerrou o evento. “Nós (legisladores) temos muito a fazer. A abertura da porta do futuro para as cidades tem que passar pelas Câmaras”, afirmou o deputado, enfatizando que é no parlamento que a sociedade se expressa em sua totalidade. Em sua manifestação ele assinalou que as Câmaras devem estimular a sociedade a ser exigente e cobrar dos seus representantes e enfatizou que os temas importantes para o município devem ser discutidos no Legislativo, sempre com um olhar para o futuro e o interesse coletivo.

Antes do deputado ocorreu palestra com o jornalista Adriano Mazzarino. Com irreverência e interagindo com os presentes, que lotaram o plenário da Câmara de Encantado, ele abordou a comunicação e estratégias como ferramentas do mandato. A pressão que sofrem os vereadores, tanto da sociedade quanto de instituições, a importância das novas mídias e tecnologias no exercício da atividade parlamentar também foram destacadas por Mazzarino. Depoimentos de jornalistas a respeito de entrevistas com vereadores, situações envolvendo os parlamentares também foram apresentadas por ele para destacar a importância da comunicação durante o mandato. 

No sábado, prestigiaram o encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum; o deputado estadual Maurício Dziedricki; o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia, e o presidente da AVAT, vereador Paulo Bettoni.
Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Avat

Nenhum comentário:

Postar um comentário