13 de jun. de 2015

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 12.06.15



Uma boa informação: Parece que em breve, finalmente, a Iccila e a Conpasul serão autorizadas a fazer os dois quilômetros da duplicação da BR 386, logo após o Laguinho, em Estrela. Obra que deveria estar pronta em 2013 teve este grande atraso devido a aldeia de índios no local.  Se tudo correr bem, as obras da nova aldeia ficam prontas e a transferência acontece ainda este mês, daí as obras de duplicação reiniciam e terão fim em pouco tempo. Mas um detalhe: As obras reiniciam se for liberada a verba federal para concluir tudo.

O PSDB de Estrela tem novo Presidente, é o atual Secretário da Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann - e seu vice, é Guilherme Gewer. Henrique me informou que está sendo preparada a festa dos 26 anos do partido aqui em Estrela. Me lembro. Ele foi criado dia 24 de agosto de 1989 e seu primeiro presidente, foi o então Prefeito Gabriel Mallmann. E na campanha presidencial, ele espalhou em frente da minha casa dezenas de folhetos do então candidato a Presidente da República, Mário Covas, para me convencer a votar nele. E convenceu, claro. Conheci o Gabriel quando vim para Estrela, fim de agosto de 1972, ele concorria a prefeito pela primeira vez, vencendo tres adversários. Fomos grandes amigos.

O Secretário de Obras Jorge Both merece nossos parabéns, pela atitude tomada junto a ponte entre os Bairros Boa União e São José. É que a ponte tem limite de 20 toneladas de peso para o tráfego de veículos, mas infelizmente isso não era obedecido. Agora, com as duas “traves” colocadas, uma em cada lado, a limitação de altura vai impedir a passagem de caminhões pesados no local.

O Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, me passa a cada semana novas informações sobre o andamento da pavimentação de ruas em Estrela. E a cada dia vejo mais pessoas satisfeitas com o andamento das obras, via Conpasul. Semana passada foi feito recapeamento de boa parte da Rua Coronel Brito - realmente o PAC está dando muito bom resultado para nossa cidade.

Depois de muitos anos, reencontrei o Pastor Silvio Meinke, que é de Estrela e aqui já foi pastor e professor - agora está há um bom tempo trabalhando na Alemanha. Ele fez uma visita à sua terra semana passada e entregou alguns livros de sua autoria à Biblioteca Pública, junto com o Secretário da Cultura Rudimar Hagemann e Vereador Andreas Hamester. E conversou conosco sobre sua mais recente edição, o livro Ser Feliz. Foi realmente um prazer reencontrar um amigo depois de tanto tempo.

Sábado passado tivemos a reunião mensal dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, em Nova Bréscia. Como sempre, participei e tive tempo para visitar pelo menos dois dos quatro Shopping Center da cidade. Pena que não pude dar uma olhada no Aeroporto Internacional  de Nova Bréscia, que foi totalmente reformado. Fica para outra vez.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann disse que começaram as reuniões no interior dos municípios, com os agricultores. O assunto principal é o Movimento Sindical com o interesse dos associados em primeiro lugar. “Queremos ajudar a resolver problemas e sanar todas as dúvidas”.

O Prefeito Rafael Mallmann comentou a situação do Aeroporto de Estrela. Disse que continua na luta para sua liberação e a AES Sul já iniciou as obras de retirada dos postes que foram colocados no local e que atrapalham pousos e decolagens. “O Plano Diretor do  Aeroporto está em andamento, está tudo pronto para a marcação da pista e ela está sendo trabalhada. Logo depois a ANAC será chamada para fazer a vistoria e sua liberação”, afirmou.

Falando em Prefeito Rafael Mallmann: Ele disse que os 487 inscritos para as casas do Bairro Nova Morada continuam sendo avaliados pela Caixa Econômica Federal. “Estamos aguardando a confirmação dos nomes. E as obras prosseguem, tudo anda às mil maravilhas, dentro do cronograma”, acentuou.

Porto Alegre sediou, no Restaurante Baumbach sábado à noite o jantar do cinquentenário da formação da turma da Faculdade de Direito da PUC de 1965. Quem organizou o evento foi o advogado de Estrela, Dr Jorge Raul Ruschel, conhecido como Jotaerreaoquadrado quando foi Colunista aqui do NG. Ele disse que dos 27 estudantes que se formaram, compareceram 12 porque dois estão doentes e os demais já faleceram. Mas acentuou que, apesar de ter 83 anos, se fez presente o paraninfo, ex-Ministro do STF José Neri da Silveira. Informação que me passaram: Ano que vem será homenageado o Dr Jorge Raul Ruschel, que criou a festa e o jantar vai ser aqui em Estrela.

Adriano Scheeren (PSB) elogiou o trabalho do Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein, que promoveu várias palestras na Semana do Meio Ambiente. “Escolas visitaram a UTL e foram orientados a ajudar na preservação da água. Estrela tem água de excelente qualidade e nós temos que preservar isso”, acentuou o vereador. Realmente, Estrela é um dos poucos municípios que se utiliza de água mediante perfuração de poços artesianos e esta água tem ótima qualidade.

Felipe Schossler (PPS) elogiou o trabalho que Jorge Both, Secretário de Obras está realizando. E aproveito para pedir que ele faça alguns reparos na Praça do Bairro Auxiliadora. Disse que além das pessoas que vão ao local para “caminhar e tomar chimarrão”, também é a área usada pela escola para o uso dos alunos. Segundo o vereador os problemas surgiram com os períodos de mau tempo que tivemos.

FRASE: “Quem não foi ao Baile do Chucrute de Estrela este ano, perdeu uma grande aula de cultura” (Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário