5 de jun de 2015

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de Estrela



 por Luiz Carlos Freitag
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
FELIPE (PPS): “O vovô desta casa esteve de aniversário... ué, o vovô sumiu”.
PAULOP BIRCK (PTB): “Não adianta deixar a peteca cair, temos de fazer nossa parte”.
**********************************
Secretário da Cultura e Turismo, Rudimar Hagemann disse que a Estátua de Menna Barreto, na Praça central de Estrela, vai ser restaurada. O trabalho inicia nos próximos meses e deverá estar tudo concluido até o Natal. O restaurador é o mesmo que fez a obra, Guilherme Blume de Novo Paraiso. Tem várias partes da estátua para serem restauradas. Para quem lembra a obra foi inaugurada no aniversário de Estrela, maio de l988 pelo então Prefeito Gabriel Mallmann e pelo Presidente da extinta AEPA-Associação dos Estrelenses de Porto Alegre, Álvaro Paes. Quem teve a iniciativa de fazer a estátua foi meu colega de Rádio, estrelense Antônio Carlos Porto, o saudoso Talo.

O Secretário de Obras Jorge Both confirmou os cuidados que serão colocados no trânsito sobre a ponte entre os Bairros Boa União e São José. Serão colocadas nos dois lados, duas “traves” para evitar o tráfego de caminhões pesados no local. O peso máximo admitido é de 20 toneladas. É uma pena que muitos motoristas não obedeçam sinalizações do trânsito, é só ficar olhando junto as sinaleiras ou junto as setas que tentam evitar tráfego em alguns locais, ou os que não ligam o pisca-pisca. 

Já tivemos muitos aumentos prejudicando nossos bolsos - luz, combustivel, etc - e agora chegou a vez da água aumentar o preço. A partir de agora está 7,66% mais cara. Ou seja, um aumento 1,66% maior que o de 2014.

O PP de Estrela tem nova executiva até 2017 foi reeleito o presidente Alfredo Ignácio Barth. Os vices são José Adão Braun e Adroaldo Brandão Nunes, secretários Paulo Ricardo Schneider e Miguel Kirchner, tesoureiros João Carlos Eckert e Sérgio Bruxel e o Lider da Bancada no Legislativo, Andreas Hamester.

A AESAVAT - Associação dos Ex Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, realiza amanhã sua Assembléia referente ao mes de junho. Será em Nova Bréscia, residência de Antônio Simonetti. Esta será ao meio dia -  e “apesar de ser em Nova Bréscia, isso não é mentira”, afirma o Coordenador Hilário Eidelwein.

Prefeito Rafael Mallmann, muito satisfeito, me confirmou que o processo licitatório para a compra das câmaras de vigilância de Estrela, está indo muito bem. “Em breve teremos datas para marcar a compra do equipamento”, afirmou. Realmente ficaremos com uma segurança bem maior, com 24 câmaras filmando vários pontos da cidade 24 horas por dia, ainda este ano.

Este ano acontece a maior e melhor Multifeira que Estrela já teve. Temos que agradecer ao Cristiano Nogueira da Rosa, que agora é o Diretor de Hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do RS, que apoiou muito a liberação do Porto de Estrela, pela primeira vez, para a realização da Multifeira. Ela será realizada de nove a 13 de setembro e os trabalhos de sua organização já estão bem adiantados.

Aliás, o Prefeito Rafael Mallmann me confirmou a efetivação de sua idéia de proporcionar aos visitantes de Estrela, passeios de barco pelo Rio Taquari. O trecho será entre a recém reinaugurada escadaria de acesso ao rio junto a ex-Polar, até o Porto. Sem dúvida vai ser algo sensacional, para quem não andou de barco ainda pelo Rio Taquari. Ah, claro, teremos também vários shows que estão sendo programados pelo Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann.

Quinta feira acontece a assembléia de junho da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Vai ser na Associação dos Moradores do Oriental. O Prefeito Rafael Mallmann confirmou que vai estar presente, contar das atividades deste ano e o que ainda temos previsto até dezembro.

Lorena Hauschild (PR) comentou a Pílula desta Coluna, sobre a breve concluida praça do Bairro Boa União, com pista de caminhada, academia ao ar livre, etc. Disse que esta vai ser a obra que irá deixar a comunidade da Boa União muito mais feliz. Elogiou também as obras do novo Posto de Saúde e asfaltamento de ruas: “O maior bairro de Estrela agradece muito ao Prefeito Rafael Mallmann e equipe”.

Paulão Scheeren (PPS) deu os parabéns a José Léo Diehl eleito novamente presidente da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias e seu vice Rui Grave. “93% dos que votaram aprovam o retorno do José ao cargo, isso quer dizer que ele está fazendo um ótimo trabalho”, acentuou.

Lorena Hauschild (PR) disse uma frase que realmente lembra coisas que a gente passou: “Quando se pensa que se viu e ouviu tudo, não se viu nem ouviu nada”. Ela se referiu ao abandono nas margens da BR 386 de uma criança de dois anos de idade. “Ainda bem que um motorista a viu e a levou até a Polícia”. Tem razão a vereadora. Ela comentou “a que ponto chegou o ser humano, que decadência estamos. Quando vejo um gato ou cachorro abandonado na estrada já ficou chocada, imagina uma criança. O que está acontecendo, quem são os pais do garoto?”

Ernani de Castro (PMDB) também comentou o assunto, dizendo que infelizmente temos muitas leis mas a maioria não é cumprida, “quem rouba uma galinha vai preso, quem rouba muito mais não ocorre nada”. 

Amanhã (sábado)  acontece, no Restaurante Baumbach em Porto Alegre jantar em comemoração ao cinquentenário da formação da turma da Faculdade de Direito da PUC de 1965. E com a presença do paraninfo, ex-Ministro do STF José Neri da Silveira. E o formando organizador é o estrelense DR Jorge Raul Ruschel. Que vai estar lá, claro!

FRASE:
 “Já estou com saudades do chucrute e eisbein, tomara que maio de 2016 chegue logo” (Filósofo ALEMON no salão do Hermes e do Leonardo).
 ======================

Nenhum comentário:

Postar um comentário