7 de ago. de 2013

Apaes de todo o Brasil em mobilização nesta quarta



Nesta quarta-feira (07), acontece em todo o Brasil a Mobilização em defesa das políticas públicas para as Apaes. A mobilização do Rio Grande do Sul acontece, às 14h, em frente à Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Todas as Federações Estaduais das Apaes, as Apaes e as entidades que prestam serviços para as pessoas com deficiência no Brasil irão promover uma manifestação em frente às Assembleias Legislativas de cada estado. 

De acordo com a assessoria das Apaes, o Ministério da Educação (MEC) quer acabar com as escolas especiais, inclusive das escolas que são mantidas pelas Apaes e prestam um serviço exclusivo e de excelência para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A intenção do MEC é matricular todas as pessoas com necessidades especiais nas escolas públicas da rede regular de ensino até 2016.

Uma comissão de representantes das Apaes irá entregar um documento com as reivindicações: Convênios com o governo estadual e municipal: bolsas de estudo e cedência de profissionais; Inclusão com a coexistência entre escola comum e escola especial; A manutenção das escolas especiais no Plano Nacional de Educação; Fundeb- valor para educação especial;  Planilhas do AEE da educação especial, do Fundeb de 2012 que não foram publicadas; Salas de recursos para as escolas das Apaes;  Projetos Pedagógicos do MEC para as escolas especiais de instituições filantrópicas; Nota técnica nº 2 do MEC: 50% dos alunos do censo escolar para o estado e 50% para a prefeitura;  Aquisição de transporte escolar financiado pelo MEC; e manter o texto original da Meta 4 no Plano Nacional da Educação.

De Bom Retiro do Sul também partiu uma comitiva com dezenas de pessoas que irão engrossar as fileiras que lutam pela manutenção das Apaes como um organismo de apoio e de fundamental importância na vida das pessoas portadoras de necessidades especiais. O assunto também esteve em pauta ontem na tribuna da Câmara de Vereadores, quando todos se manifestaram contrários a extinção das Apaes no território nacional e até repúdio foi manifestado ao governo federal pela iniciativa que irá deixar, no entendimento dos vereadores, muitas pessoas deficientes, seu o acompanhamento necessário para suas necessidades.
O Jornal do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário