Lenda viva
Se existe uma forma de resgatar a história é você remexer em antigos baús. Mas caso você tiver hoje rara oportunidade de conversar com quem fez a história de sua comunidade esse é um momento imperdível. Há poucos dias, com outra intenção visitei nosso primeiro prefeito do município de Bom Retiro, senhor Edgar Silvestre Drehmer, que sempre com a costumeira
educação e disponibilidade me falou de retalhos da história local. Uma delas: Quando prefeito, junto com outras lideranças do vale, foram até o então governador Leonel Brizola afim de gestionar mais recursos para a continuidade das obras da barragem eclusada de Bom Retiro do Sul. O governador ponderou que como era uma obra que estava sendo realizada com recursos federais não poderia lhes ajudar nessa empreitada. No entanto o governador não lhes deixou frustrados, pois conseguiu uma audiência com o então Presidente da República, Jucelino Kubichek. Assim, uma comitiva com 36 líderes de vários municípios, inclusive de Nova Prata (vejam a mobilização em torno da barragem) foram para Brasília em avião cedido pelo governo do Rio Grande do Sul, sendo recebidos por Kubichek no Palácio do Planalto. Aproveitando a preciosa oportunidade que lhes fora oferecida, colocaram sobre a urgente necessidade da suplementação de recursos, para que a empresa construtora dessa grande obra regional, Brasília Obras Públicas, não parasse as obras. O Presidente Jucelino então conduziu a comitiva para o Ministério de Minas e Energia, deixando-os com o Ministro Amaral Peixoto, de quem receberam a boa notícia de que os recursos não só estavam liberados, como já teriam chegado à capital gaúcha para garantir a continuidade e conclusão da barragem. Lembra Drehmer que em todo esse processo a comitiva foi sempre acompanhada pelo então deputado Lino Braun. E outro retalho importante citado pelo primeiro prefeito municipal foi de que quando de sua estada no Vale do Taquari, o Presidente João Goulart encontrou um tempo para uma parada em Bom Retiro, onde visitou o gabinete do Executivo e após efetuou visita ao canteiro de obras da barragem eclusada. “Sinto orgulho de ter administrado o município quando da visita do Presidente João Goulart, que foi o único presidente que esteve em nossa terra”, comemorou Edgar Drehmer, a quem costumo denominar de “bandeirante”, por ter tido a coragem de iniciar uma gestão em um novo município com as mínimas condições e realizar seu sonho e de sua comunidade de ser um povo independente administrativamente. Imagine você leitor, quantos retalhos da história esse homem poderia trazer ao acervo histórico local, pois mesmo com seus mais de 80 anos bem vividos ao lado da esposa Sibila, faz questão de falar sobre o presente e passado dessa comunidade que ajudou a construir e a amar como parte integrante de sua vida. E, se tempo eu conseguir disponibilizar, vou trazer em breve outras narrativas desse homem, que sem dúvida alguma é uma lenda viva da recente história deste município e tenho certeza de que muitos leitores gostarão de saber, pois em mentes como essa ainda existem fatos interessantes que ainda desconhecemos antes da história de independência de Bom Retiro, como também de sua vida administrativa e política ao longo de seus 50 anos de existência, comemorados em 1º de junho passado, tenho plena convicção.
Outra passagem marcante de sua vida como mandatário do município, foi justamente por ocasião da instalação do primeiro governo, onde Edgar Silvestre Drehmer assumiu como o primeiro prefeito eleito do município após a emancipação Político Administrativa, pois até então (1959), Bom Retiro do Sul era uma vila e um Distrito do Município de Taquari. Na instalação do governo, Drehmer conta que lhe emocionou quando a cidadã Maria D'Amico veio até o local onde se realizava essa solenidade de instalação do primeiro governo bom-retirense e lhe entregou uma bandeira nova do Brasil e ao efetivar o presente para o prefeito Drehmer somente lhe solicitou para que ele honrasse o lema da nossa bandeira "ordem e progresso". Instante esse que lhe tocou bastante e em seu governo, disse, sempre procurou levar consigo esse lema para defender os interesses da comunidade que buscou representar sempre com o cuidado em realizar suas ações voltadas ao interesse comum. Esse outro retalho da vida politica de Edgar Silvestre Drehmer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário