23 de jan. de 2011

O Vale do Taquari destaca-se em vários setores

============================
Post p / Chimarrão, em 23/01/2011
===================

Setor leiteiro em pleno crescimento

Muçum Uma área plana, repleta de diferentes pastagens e com um rebanho leiteiro de dar inveja. Assim se caracteriza a propriedade de Jair Antônio Canal (52), em Linha Santa Lúcia, distante sete quilômetros da sede. Depois de amargar os baixos preços pagos pelas safras de fumo e de soja, o agricultor optou em atuar com gado de leite visando incrementar a renda. São 38 cabeças da raça holandesa, sendo dez novilhas e 25 vacas em lactação. A produção média de leite ao dia chega aos 500 litros. Apesar do grande volume, Canal revela que pretende ampliar a atividade em um curto espaço de tempo.

Uva: Da parreira para o garrafão

Nova Bréscia - Mais do que uma opção para a diversificação e um incremento na renda, os 1,5 hectares de uva distribuídos em dois parreirais na propriedade de Martinho Valer (48), em Linha Tigrinho Baixo, são matéria-prima para a confecção do mais puro vinho tinto e branco. Há cinco anos, o produtor atua com a vitivinicultura, transformando parte da fruta coletada nos pomares em bebida. Nesta safra, segundo ele, a estimativa é colher em torno de dez mil quilos de uva das variedades Bordo e Francês. Parte da produção será comercializada a outra transformada em vinho.

Êxodo rural: Jovem aposta na vida do campo

Anta Gorda - O agricultor Samuel Rigoni (19) é o oposto de muitos jovens. Enquanto a maioria não vê a hora de deixar a propriedade da família e morar na cidade, Samuel foi atrás de conhecimento. Formou-se em técnico agrícola em 2007 e voltou para casa, na comunidade de Linha Dossena. Sua escolha foi aplicar o conhecimento na propriedade da família. “Desde pequeno ajudo meus pais, gosto de trabalhar no campo e fazer o técnico foi a oportunidade de aprender mais para que a propriedade possa ir bem”, comentou.

Maça: Aos poucos cultura ganha espaço

Arvorezinha - A maça é considerada uma fruta popular, porém a produção na região é considerada pequena. Mesmo com apenas dois produtores investindo na fruta, Arvorezinha mostra que pode ser um excelente local para a produção, conforme aponta o técnico em fruticultura, Alberto Guarda, que também cultiva a fruta. “O município está provando que recebe bem a maça. Com o nosso clima podemos investir em duas variedades: gala, tradicional e mais aceita no mercado, devido seu sabor e aparência. Ela produz bem em regiões frias e tem sua colheita mais tarde, no final de janeiro. A outra é a eva, colhida mais cedo e que precisa de regiões mais quentes para se desenvolver, pois é sensível a geada”, explicou.

Irmãos financiaram terra e colhem os frutos da iniciativa

Roca Sales – O espírito empreendedor e também desafiador de dois irmãos de Linha Parobé garantiu o êxito na atividade agrícola da família Carletto. Em 2001, Almir (34) e Alcindo (35) decidiram que queriam aumentar a área de terras da família e sair da monocultura exercida com o fumo. No entanto, não havia dinheiro para adquirir uma extensão de terra através do pagamento à vista. A solução mais cabível na época foi recorrer ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), extinto Banco da Terra, que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.

Granizo destrói lavouras de fumo

Vale do Taquari - As chuvas dos últimos dias amenizaram as preocupações referentes à estiagem na região. Mas também vieram granizos e destruíram plantações no interior de Sério e Forquetinha. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Nilo Cortez, a quantidade de chuva registrada durante esta semana foi fundamental para as plantações de verão e pastagens. Ele diz que é necessário que chova mais e periodicamente para o desenvolvimento das lavouras. Por se tratar de chuvas típicas de verão, decorrentes do fenômeno La Niña, as pancadas ocorrem de forma localizada e irregular. Na região alta do Vale, em Encantado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo e Roca Sales, foram registrados nesta semana só cinco milímetros de chuva e o total do mês não passa da média de 35.

Modelo de produção de Leite será um dos temas debatidos na tarde de campo

Arroio do Meio - A Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) realizará neste mês uma tarde de campo para os produtores, os técnicos, os representantes de secretarias de Agriculturas e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de toda a região de abrangência da Cooperativa. O evento acontecerá na terça-feira, dia 25, em Linha Palmas, município de Arroio do Meio, junto à indústria de leite em pó Cosuel. Na programação da tarde estão os temas “Produção de silagem de alta qualidade com demonstração de equipamentos”; “Visitação aos híbridos indicados para silagem e pastagens permanentes” e “Apresentação do modelo de produção de leite Cosuel”.

Doutor Ricardo promove o curso de elaboração de Vinho Colonial

Doutor Ricardo - A Administração de Doutor Ricardo e a Emater/RS-Ascar promoveram um curso especial sobre a elaboração de vinho colonial. A qualificação aconteceu nessa terça-feira, dia 18, das 13h30min às 16h30min, no auditório da Prefeitura daquele município. O treinamento foi ministrado pelo instrutor da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné. Os interessados podem obter mais informações na Secretaria da Agricultura ou na Emater/RS-Ascar de Doutor Ricardo. O telefone é o (51) 3612 2010.

Comercialização de plantas ornamentais: um trabalho pioneiro na região

Ilópolis - A família de Hélio Postal, residente na localidade de São Francisco, interior de Ilópolis, atua a oito anos na comercialização de plantas ornamentais. O gosto pelo trabalho com as plantas é tão grande que hoje, dos 70 hectares de terras da família, 25 conta com mata nativa e o restante foi totalmente reflorestado. "Trocamos o cultivo de erva-mate pelo reflorestamento e tenho certeza que esse será o futuro das famílias que não contam com muita mão de obra", ressaltou Postal. Enquanto a família aguarda as árvores atingirem o porte ideal para o corte, a dedicação de Hélio e sua esposa acontece no cultivo de extensa variedade de plantas ornamentais e nativas para comercialização. O carro-chefe são as palmeiras, e foi através delas que a família iniciou a atividade.

Melancia: Menos área e mais produtividade

Taquari - O município de Taquari tem como importante atividade econômica a produção de melancia. A área plantada este ano é menor que a da safra passada. Baixou de 150 hectares cultivados com a fruta para 120. Conforme o secretário da Agricultura de Taquari, Genis Muxfeldt, os agricultores estão em pleno período de safra. “A produção está muito boa e percebemos que estão bastante satisfeitos”, afirma. Se de um lado o tamanho da lavoura foi reduzido, a produtividade aumentou em quase 30%. Em 2010 não chegou a 20 toneladas por hectare, e este ano deve passar de 25 toneladas. A qualidade em 2011 é bastante superior.

Novos secretários assumem as Secretarias de Obras e da Agricultura

Fazenda Vilanova - Durante o mês de janeiro, a Administração Municipal conta com dois novos secretários. Na pasta das Obras e Serviços Urbanos, assumiu Marcos Roberto Souza no lugar de Paulo Renato Wermann, que está de férias. A Agricultura e Meio Ambiente passou a ser comandada por Vanderlei Schweitzer, substituindo Coraci Gravina, que também se encontra de férias. A preocupação com a prestação de serviços à população e conservação das estradas do município está entre as prioridades dos dois comandantes temporários. Eles são servidores de carreira da Prefeitura.

Certas espécies de taturanas podem até levar a vítima à morte

Teutônia - A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia lembra que é no período de verão que ocorre a presença da lagarta taturana, conhecida por habitar os troncos de árvores como ameixeira, araticum, cedro, figueira do mato, goiabeira, ipê, pereira, plátano e seringueira. Vivem em grupos na fase de lagarta e liberam toxinas que podem causar hemorragias e até a morte. Geralmente, os acidentes envolvendo taturanas ocorrem manuseando a vegetação: a pessoa toca a lagarta com as mãos ou a espreme entre os dedos. O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos "espinhos" seja injetado na pessoa. A dor na maioria dos casos é violenta, espalhando-se do local da "queimadura" para outras áreas do corpo.

Secretário Afonso Motta deve participar de assembleia da Amvat

A primeira assembleia Amvat deste ano deve contar com a presença do titular do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Governo Tarso Genro. O presidente da entidade, prefeito Sérgio Marasca (PT), pré-agendou o encontro para o próximo dia 8 de fevereiro, quando Afonso Motta (c) virá para falar sobre as propostas da nova pasta. A reunião será à tarde, em horário a ser definido, na sede da entidade, em Estrela. Marasca também teve encontro com o governador Tarso Genro, do qual participaram o deputado estadual Luis Fernando Schmidt (PT) e os vereadores de Westfália, Evanice Horst Grave (PDT) e Cristiano Ahlert (PT). Além de apresentar-se como presidente da associação, Marasca convidou o chefe do Executivo estadual para as festividades de aniversário de seu município. Ao secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, fez o convite à que venha participar de uma assembleia dos prefeitos este ano. Marasca considera importante estreitar as relações com o governo para a discussão de assuntos importantes e prioritários para as prefeituras.

Fonte: Portal do Vale do Taquari

(Clique na foto para ampliar)

@@@@@@

Nenhum comentário:

Postar um comentário