11 de ago. de 2010

Tarso Genro: Por Um Novo Modelo De Gestão Das Estradas

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Postado por Gilmar da Silva, em 11/08/2011
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A população e os setores produtivos têm sofrido com o atual modelo de concessão de rodovias adotado no RS, através dos denominados Pólos de Concessão Rodoviária. Além de dificultar a livre mobilidade das pessoas e das mercadorias, pois possui uma das mais caras tarifas do país, e impedem que haja um controle social e a transparência necessários a uma correta fiscalização de seus custos e investimentos. É necessário terminar com o atual modelo de concessão de pólos de pedágios em vigor no Estado, tendo como diretriz um modelo público, com efetivo controle social, transparente, e os recursos advindos deste sistema devem ser destinados exclusivamente para qualificação da malha viária do Estado, prevendo a manutenção e conservação, bem como, a construção e ampliação das rodovias do Estado.

Conforme sua assessoria de imprensa, a candidatura "Tarso" compromete-se a não prorrogar os atuais contratos; implantar novo modelo, como os Pedágios Comunitários; extinguir pedágios em perímetro urbano a partir de 2013, final dos contratos; redefinir o funcionamento do DAER e garantir sua representação social; fornecer meios para que a AGERGS cumpra com suas funções institucionais e promove a efetiva representação dos usuários no seu Conselho Superior; buscar em conjunto com o Governo Federal uma revisão contratual que resolva a situação do Pólo de Concessão Federal de Pelotas; apoiar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que trata de concessões rodoviárias e pedagiamento de rodovias no Estado do Rio Grande do Sul. O documento foi firmado frente à várias entidades interessadas na questão “pedágios”.

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