Postado por Gilmar da Silva, em 22/08/2010
=======================
LDO dá entrada
O Poder Executivo enviou na sessão dessa semana o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que foi apenas apresentado ao plenário e baixado para as comissões de estudo do Legislativo. Considerou Gilberto Martins de Quadros, no exercício da presidência daquela sessão, que a matéria requer um profundo estudo diante de sua complexidade e importância.
Espaço das lideranças
Em nome da bancada do PDT, disse que teve a honra de ter presente ao legislativo, em visita, Claudio Janta, que está licenciado, mas é presidente da Força sindical e candidato a deputado estadual pelo PDT na coligação Fogaça/Pompeu de Mattos. Ensejou que logrando êxito ou não na campanha, retorne a Casa no próximo ano, pois como representante sindical tem boas propostas e poderá colaborar num trabalho de qualificação da mão-de-obra local, para que o trabalhador possa assim ter uma melhor ascensão profissional. Disse que há recursos federais disponíveis para essa qualificação, no entanto, não são requisitados pelo poder público e assim passa essa qualificação que pode ser tanto na área urbana quanto rural.
Explicações pessoais
Edson Farias Garcia (PDT) pediu limpeza na rua da creche do bairro São João e na Rua Enio Klock. Solicitou à mesa diretora que todos pedidos sejam enviados com fotografia para o secretário de obras e que seja protocolado no setor. Voltou a ressaltar a falta de organização e planejamento no Executivo no tocante ao envio de convites para eventos oficiais. “Sempre chega atrasado ou em cima da hora. O vereador Eder e Valmor são testemunhas. Um pouco de empenho pode mudar essa situação”. Voltou a cumprimentar o colega Silvio Portz pela dedicação e visão no local para perfurar o poço para a comunidade de Beira do Rio. Se tudo ocorrer conforme o previsto, deseja que a comunidade se organize para que a situação se normalize.
Silvio Roberto Portz (PMDB) continuando o tema água, disse que o trabalho de perfuração foi um sucesso, tendo dado uma boa vazão de água, não tendo apresentado na análise a presença de material pesado, como ferro e manganês e somente deu um pouco alto o teor de flúor. “Mas acredito que trabalhando mais essa água deve baixar o teor de flúor e ainda nesta semana sai outra análise e espero que se tenha êxito. Também consegui outra máquina para perfurar e revestir poço para a comunidade de Faxinal, conforme havia prometido”. Lembrou que há quase uma década foi muito criticado por ter separado a comunidade de Faxinal e disse que hoje alguma documentação de Beira do Rio fez por Faxinal, cuja associação está bem, com saldo em caixa, prestação regular das contas. Reiterou que o poço não tem custo nenhum para a comunidade e em contato com o prefeito já tratou do revestimento do poço perfurado. Para Faxinal disse que o protocolo feito junto da Certaja para se conseguir uma rede trifásica deve virar realidade. Comunicou encontro com a direção da cooperativa de energia para colocar essa rede que deve também atingir uma parte de Beira do Rio.
Juarez Cardoso – Tarez (PMDB) reiterou que o prefeito envie a relação dos secretários das escolas, justificando que está havendo desvio de função e existe cobrança dos servidores desde o ano passado. Agradeceu ao setor de obras por haver atendido um de seus pedidos, fazendo reparos na Rua Marino Almiro Köhler. Parabenizou o colega Silvio Portz pela iniciativa de se perfurar outro poço e agora espera que a comunidade coloque alguém que saiba administrar aquele sistema. Elogiou a capatazia local do Daer pelos reparos feitos na RS-129, acesso à BR-386 e também pela poda que realizam no acesso do município. Fez fortes reclamações sobre a atuação da Polícia Rodoviária Estadual no município. Quer que o prefeito procure audiência com a governadora e se defina até que ponto a PRE pode atuar e vistoriar veículos. Denunciou que empresário foi multado em frente de seu estabelecimento comercial. “Pelo que sei, a zona urbana vai até o Frigorífico Sulcoop”. Em aparte a vereadora Regina disse que a PRE multou, na época em que ela era secretária municipal de educação, um ônibus escolar nas proximidades da brigada militar e ela foi atrás para saber dos policiais e teve informação de que a RS 128 atravessa a cidade, eles estavam em seu direito de atuar nesse trecho. Diante disso Tarez conclamou aos comerciantes que fechem suas portas e vão para outro município. “Não tragam mais retorno para Bom Retiro”, desabafou. Diz que a polícia estadual só pode atuar depois do frigorífico e multou dentro da cidade e colocou km 5 e isso fica lá na localidade de Cupido e garante que quem foi multado pode recorrer que ganha. Desafiou a PRE a lhe mostrar que ele está errado. Edinho sugeriu que o prefeito deveria assumir a conservação até o frigorífico. Considerou que está havendo abuso dos policiais, pois o tratamento da mesma corporação em Cruzeiro e Venâncio Aires, segundo o vereador há muita diferença no mesmo órgão nas abordagens. Lembrou também que numa certa época a PRE estava ameaçando multar da cidade até o frigorífico, pois era considerado acostamento. “Mas houve um movimento dos empresários e a coisa ficou por isso mesmo”.
Eder Eduardo Cíceri (PSB) iniciou agradecendo pelos reparos nos bueiros, recuperação do calçamento em determinadas ruas e elogiou o trabalho feito nas ruas do bairro Laranjeiras pelo setor de obras, mas pede que seja concluído, em especial na Rua Augusto Fiegenbaum com colocação de material. Intercedeu pela pavimentação da Rua Bento Labres, pedindo especial atenção do prefeito nesse sentido. Cumprimentou Silvio Portz quanto a perfuração do poço e lamentou que não o tivesse ouvido antes e tenham colocado tanto dinheiro fora. “Tanto a administração quanto as pessoas que induziram a perfurar o poço naquele local, colocando R$ 18 mil fora e hoje está sendo perfurado de graça. Aí se vê a ma fé do presidente daquela associação comunitária, pois quando denunciamos que a água não prestava, ele nos contestava com laudos falsos”. Disse que se o colega conseguisse antes o pessoal não precisaria estar tomando essa água podre. Ao mesmo tempo lamentou que a comunidade de Cruz das Almas, que vendeu para Beira do Rio, vai ficar com a dívida. “Mas há poucos dias chegou as nossas mãos documento onde o presidente da Ascodefaber assume a dívida. O pessoal de Beira do Rio pagou a água consumida e sabe lá onde esse presidente colocou o dinheiro”. Em aparte Edson Farias disse que segundo a promotoria de Estrela, desde o ano de 2005 não existe mais juridicamente a Ascodefaber. Diante disso Eder disse: “Ele reconheceu a dívida de 14,4 mil metros cúbicos de água e como fica Cruz das Almas, no prejuízo? Isso é lamentável, nos entristece e muito”. Ensejou que a comunidade se mobilize e constitua nova diretoria para gerir a associação, mas soube que o então presidente fez uma ata com alguns simpatizantes seus e pretende estender seu mandato por mais dois anos. Diante do que Eder salientou que quem manda é a comunidade, que é maioria e não o presidente e mais alguns. A polêmica persistiu, com Tarez afirmando que o novo poço não precisa ser integrado e sim gerido por outra diretoria. E Regina considerou que a saída é a interferência do colega Silvio que terá a tarefa de coordenar o sistema para um fim de interesse comum naquela região do município, constituindo uma sociedade de água. Também elogiou o trabalho feito nas estradas do interior e pediu para não deixá-las como trilhos, alargando onde ocorreram os reparos.
É época de campanha
Voltou a comentar o grande número de candidatos que estão chegando ao município em busca de apoio do eleitor. “Mas apesar das constantes visitas de postulantes a cargos nas eleições de outubro, não estou vendo ninguém falar ou procurar uma alternativa para a situação da nossa RS-128, onde falta uma conservação geral e especialmente a pintura geral da sinalização na pista de rolamento e colocação dos dispositivos no meio da via – os olhos de gato – que dão uma melhor orientação à noite”. O vereador questiona posicionamento dos políticos que querem representar o município e foi taxativo: “será que vai precisar morrer gente para haver uma devida conservação dessa rodovia de acesso que é de responsabilidade do Estado? E aí a PRE se acha no direito de vir aqui dentro da cidade multar. Nós que pagamos impostos e eles vêm molestar nossos comerciantes” A propósito das colocações duas ironias partiram do plenário. Edson Farias considera que estão arrecadando para fazer caixa e depois realizar os reparos necessários, enquanto Tarez foi mais forte afirmando que a governadora está arrecadando em multas para fazer sua campanha na grande Porto Alegre. “Ela está tirando nossos investimentos daqui, em multas, mandando um ‘tributozinho’ bem pequeno para o nosso município e o resto vai para sua campanha lá” denunciou. Eder lamentou essa situação de multas para recuperar a RS. “Por isso temos que analisar pensar bem em quem votar. É hora de mudança porque essa governadora não tem condições de manter nosso Estado”.
Pesqueiro do Vale
Eder também disse que não vê nenhum deputado ou candidatos lembrarem-se do acesso ao Rio Taquari. “Isso que nossa cidade tem o nome de Pesqueiro do Vale”. Segundo o parlamentar, se hoje vier um turista e quiser colocar um barco no rio para a pesca esportiva não tem condições porque os acessos que existem estão interditados. Em aparte Edson Farias disse que não vinha em defesa dos candidatos que concorrem em outubro e debitou a culpa ao Executivo. “Nós somos um ponto turístico, um pesqueiro e como vamos deixar trancados os acessos de barco ao rio? Se sabe que isso ocorreu em outra administração, mas deve ser corrigido agora”. Eder, insatisfeito com a situação até ironizou, afirmando que para largar uma embarcação no rio para a pesca, somente contando com auxílio de um helicóptero. Foi sugerido por Farias que o Executivo tenha coragem e como é uma área turística deve ter recursos orçamentários e sua proposta é que seja desapropriada uma área para criação de um acesso ao rio. “Ficar de braços cruzados é que não vai resolver situação alguma”, concluiu Farias.
Gilberto Martins de Quadros (PP) Se referindo a requerimento à AES-SUL, disse ser vergonhoso se ver da maneira em que se encontram as redes de energia elétrica
Polícia Rodoviária Estadual
Sobre as contestações a atuação da PRE, Betinho disse que a situação é muito complicada, pois a corporação questiona que o município é cortado pela RS e por isso comunicam que podem multar até lá na localidade de Beira do Rio. Para o vereador, esse órgão deveria usar mais o bom senso e lembra que em Estrela existe o mesmo problema, pois é falado seguidamente na tribuna sobre a atuação da PRE, que também para na frente das empresas para multar e prejudicar os empresários.
Obs: As fotos publicadas são ilustrativas, apenas sugeridas pela postagem do texto.
#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#
Nenhum comentário:
Postar um comentário