16 de dez. de 2016

Festival de Cinema de Lajeado firma parceria com Associação dos Críticos de Cinema do RS

L A J E A D O

Uma parceria importante para a produção de obras audiovisuais gaúchas foi firmada esta semana. O Festival de Cinema de Lajeado e a Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) estão juntos na tarefa de difundir e fomentar a cultura cinematográfica e tudo acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017, quando ocorrerá o Festival no teatro da Univates. A Accirs organizará um grupo de pessoas para estar presente ao evento a fim de conferir a programação, avaliar os curtas e dar o parecer, apontando as melhores obras de forma independente, sem a influência da organização. O juri que a Accirs trará a Lajeado será formado por críticos de cinema, profissionais gabaritados que analisarão com viés crítico os filmes. Além da premiação do juri técnico, a associação dos críticos vai premiar os melhores curtas da crítica. A Accirs analisará critérios como obras com propostas inovadoras que investem em um linguajar fotográfico e julgará fatores que tenham realmente a acrescentar na experiência cinematográfica. "Nossa ideia é levar para a cidade um juri formado por um grupo de três a cinco pessoas. Serão críticos de cinema com trabalho comprovado na área da crítica cinematográfica", explica Robledo Milani, presidente da Accirs e editor-chefe do site Papo de Cinema.  Milani diz que a Accirs faz questão de estar diretamente envolvida com o Festival de Cinema de Lajeado por este ser um projeto que fomentará a sétima arte no interior do Estado.   "Estamos felizes com a parceria e vamos torcer para que esta primeira edição tenha um impacto tão positivo que repercuta realmente em todo o Brasil e que venham outras edições."


A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul existe há dez anos. Está consolidada como uma das mais importantes associações do gênero no país e sua influência é cada vez maior. A Associação engloba os principais nomes do jornalismo cultural do Estado e tem uma parceria forte com o Festival de Cinema de Gramado e outros festivais que ocorrem no interior do Estado.

Milani acredita que um evento como o Festival de Cinema de Lajeado abre oportunidades para que cidadãos, cinéfilos e curiosos possam conferir as diversas vozes e narrativas do cinema nacional. "É uma oportunidade privilegiada que deve ser vista com ótimos olhos."
O juri da Accirs atuará paralelo ao corpo de jurados convidado pela comissão organizadora do Festival. "São críticos que terão autonomia para ponderar sobre as diversas facetas dos curtas-metragens e julgar de forma livre e independente", explica Monique Mendes, integrante da comissão organizadora do evento.

O Festival de Cinema de Lajeado recebeu mais de 300 obras inscritas de todo o país. Cinquenta delas serão selecionadas para serem exibidas nos três dias do evento. A tarefa de escolher os 50 melhores filmes cabe a cinco selecionadores. Desta "leva" de filmes, sairão os vencedores que serão julgados pelo juri técnico.  Além das mostras competitivas e não competitivas, o evento terá debates com os realizadores e sessões para escolas. Serão três dias de intensa programação com o objetivo de incentivar o cinema e o turismo no Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS
O que: Festival de Cinema de Lajeado
Quando: 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017
Onde: teatro da Univates


Nenhum comentário:

Postar um comentário