PAVERAMA
Projeto vem sendo
ministrado por atletas com vasto currículo na modalidade.
Assim como outros
esportes, as artes marciais têm muito a ensinar, despertam a consciência sobre
o próprio corpo, o desenvolvimento não é apenas físico, pode-se dizer que toda
arte marcial está fundamentada em princípios filosóficos e espirituais muito
fortes, que buscam o desenvolvimento do intelecto e do caráter, ou seja,
desenvolver o indivíduo em sua totalidade.
Com esse pensamento a
Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá, do Morro Azul, iniciou
o projeto de Hapkido na escola. O projeto foi idealizado pelo professor e
diretor Eber Jung, que teve o apoio do Mestre Jayme Quint, atleta e proprietário
da escola de arte marcial Dojo Alliance, que depois de uma viagem à Colômbia,
em julho deste ano, presenciou um projeto idêntico em um educandário de lá.
Todos os alunos da
escola participam. São 10 alunos, do 1º ao 5º ano, na faixa etária dos 6 aos 11
anos. Os treinamentos ocorrem todas as quartas-feiras, das 16 às 17 horas, no
Ginásio da Comunidade Evangélica de Morro Azul, e são ministrados pelos
instrutores Gilberto Borges da Costa e José Augusto Kochem, alunos na Academia
Dojo Alliance de Teutônia, ambos graduados no grau Verde na modalidade Hapkido.
Atualmente campeão e vice-campeão brasileiros. O projeto não tem custo para os
alunos, e é desenvolvido de forma voluntária pela Dojô Alliance e Federação
Esportiva Cristã de Artes Marciais – FECAM.
Segundo Jung, o
propósito do projeto é difundir as Artes Marciais, proporcionando conhecimento
e prática aos alunos. “Também objetiva proporcionar uma atividade diferenciada
dentro da grade curricular, proporcionando o desenvolvimento da concentração,
atenção, ampliação do desenvolvimento físico e autocontrole” destacou.
Jung também pratica
artes marciais, mas na modalidade Muay Thay e durante os treinos dos alunos,
participa como auxiliar dos instrutores, e observa a postura dos alunos perante
as atividades desenvolvidas.
“Como professor,
percebo que quanto mais conhecimento proporcionado aos alunos, melhor.
Principalmente quando existe o contato com outros professores, que trazem suas
experiências e vivências aos alunos. Mesmo que eu conheça a modalidade, o mais
importante que percebo, é a interação com os professores de Hapkido e também o
conhecimento por uma Arte Marcial até então desconhecida. Os alunos esperam
ansiosos pelos treinos, realizam os movimentos durante a semana, demonstram interesse
pela prática do Hapkido. Esse projeto veio para auxiliar os alunos no seu
crescimento pessoal e social” enfatizou.
Jêison Lauri da
Rosa – AI
Prefeitura
Municipal de Paverama.
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