16 de mai. de 2016

Paverama competirá com cidade paranaense no Dia do Desafio 2016


PAVERAMA
Esta será  a 7ª participação do município no evento. Diversas atividades já estão sendo preparadas para vencer o adversário, o sedentarismo.

Em 2016, ocorrerá a 22ª edição do Dia do Desafio. Paverama esta confirmada na competição, sendo esta a 7ª participação do município. A ação promovida pelo SESC tem como objetivo despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição amigável entre cidades.

Neste ano, Paverama estará concorrendo com a cidade paranaense Nova América da Colina. O evento há 21 anos é realizado na última quarta-feira do mês de maio, ou seja, em 2016 na quarta-feira dia 25. No ano passado o “adversário” foi à cidade de Carmén de Carupa, da Colômbia. Paverama mobilizou 2460 pessoas, totalizando 30,58% da população, contra 14,07 % da cidade concorrente.

Através da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Paverama estará desenvolvendo ações durante todo o dia. Nas escolas do município serão desenvolvidas atividades lúdicas e de recreação. Uma equipe visitará os comércios e empresas da cidade, incentivando a prática esportiva e realizando alongamento compensatório.

A proposta do evento é de mudança de atitude em nome de uma vida mais saudável. As pessoas são incentivadas a utilizar este dia para interromper suas tarefas e praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A disputa saudável se dá entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes.

 “Nosso objetivo é conseguir mobilizar mais pessoas a fazerem uma atividade física, e conscientizar nossa gente de que o sedentarismo é um dos grandes males causadores de inúmeras mortes evitáveis pelo mundo” destacou a Secretária Municipal de Educação e Cultura Rosicler Flach.

Mobilização de pessoas nas participações de Paverama no Dia do Desafio:
2006: 1827 participantes
2012: 2045 participantes
2013: 2595 participantes
2014: 3645 participantes


2015: 2460 participantes

Sobre o Dia do Desafio:
Criado no ano de 1980, no Canadá, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (Tafisa), empresa que promove o esporte para todos. No Brasil, desde 1995, o movimento comunitário é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país. Paverama vai participar do Dia do Desafio pela sétima vez, à quinta consecutiva. A campanha é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio.

A ação ocorre em forma de competição entre as cidades de mesmo porte, sendo que os municípios que mobilizarem o maior número de pessoas são os vencedores. A premiação, por sua vez, é apenas simbólica, pois visa mobilizar a comunidade e incentivar a prática de atividades físicas.
Jêison Lauri da Rosa - AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário