21 de abr. de 2016

Estrela começa dia 25 campanha de vacinação contra a gripe H1N1


ESTRELA
Serão imunizadas pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como idosos e grávidas
O município de Estrela, através da Secretaria da Saúde, começa no próximo dia 25 de abril a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, ou Influenza tipo A, para as pessoas que pertençam a grupos de risco. Elas podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina, conforme calendário definido pela secretaria, com exceção das crianças menores de 5 anos, que serão imunizadas somente na Unidade Básica de Saúde Central, localizada na Rua Coronel Brito. Em 30 de abril (sábado) será o Dia D de vacinação, quando a Unidade Central estará aberta das 8h às 17h para atender a população em geral.

Serão imunizadas grávidas em qualquer idade gestacional e puérperas até 45 dias após o parto (incluindo as que tiveram aborto e perda fetal); idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de cinco anos, profissionais da saúde que atuam em hospital ou unidades de saúde, população indígena aldeada, menores de 19 anos de idade com uso prolongado de ácidoacetilsalicílico (risco de síndrome de Reye), e pessoas que apresentem penumopatias (incluindo asma), pacientes com tuberculose de todas as formas, cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento que podem comprometer a função respiratória, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasia, HIV ou outros.

Grupos de idosos
Haverá também um calendário para imunizar os idosos dos grupos existentes no município (Gracie), sempre no turno da tarde. Em abril será na Pinguela (dia 25), Glória (dia 26) e Delfina (dia 27). No mês de maio o cronograma é o seguinte: dia 2 em Costão; 3 em Arroio do Ouro; 6 em Linha Geraldo Alta; 9 em São Luiz/Santa Rita; 11 em Linha Lenz; 12 em Linha São José; 13 em Linha Wink; 16 em São Jacó; 17 em Novo Paraíso e 18 em Linha Geraldo Baixa.

A gripe H1N1 ou Influenza tipo A é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro. Os sintomas são semelhantes aos de estado gripal, mas de uma forma mais grave: febre alta, tosse, calafrios, doer de cabeça, dor de garganta, diarréia, congestão. As complicações são relacionas às crises de insuficiência respiratória, desde uma pneumonia até o óbito do paciente.
Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário