17 de mar. de 2016

Evento encerra festividades do Centenário e celebra entrada do município em mais um século de história


ENCANTADO
            Para fechar com chave de ouro os Festejos do Centenário de Encantado e comemorar os 101 anos de emancipação político-administrativa do município, a Administração Municipal realiza na noite do dia 31 de março, data do aniversário da cidade, uma programação especial. A solenidade será realizada na Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude a partir das 19h30min.

            Será oficializada a doação à Casa de Cultura da réplica restaurada do moinho em miniatura, movido à água, construído em madeira por Astelido Ângelo Zanini “Tito”, em 1965, para as comemorações do Cinquentenário de Encantado e exposto nas festividades da época. Na oportunidade também será inaugurada e apresentada à comunidade a Sala do Centenário que abrigará documentos, fotos, vídeos e materiais diversos dos 100 anos de Encantado. O ex-jogador de basquete Evandro Saraiva, que por muitos anos residiu em Encantado e divulgou o município em suas atividades esportivas, também será homenageado na noite. Saraiva foi jogador da Seleção Brasileira de Basquete e eleito por diversas vezes melhor jogador, dentre outros prêmios e conquistas ao longo de sua trajetória exitosa. Outra homenagem que ocorrerá na noite, será a denominação de Sala Jorge Moreira ao novo espaço do Memorial Canto da Lagoa. Jorge Moreira possuiu um vasto currículo como representante de Encantado em Festivais pelo Estado. É ainda escritor, tradicionalista, compositor, advogado, dentre outras atividades que o tornam conhecido e admirado pelo seu amor ao Rio Grande do Sul e a cidade de Encantado.

            O coordenador municipal de Cultura, Airto Francisco Gomes, fala das homenagens. “São pessoas merecedoras da distinção, pois mesmo não sendo nascidas aqui, sempre levaram consigo Encantado no coração, divulgando e orgulhando esta terra  por seus feitos. Merecem, portanto, o nosso reconhecimento e por isso, são homenageadas”, comenta.

            Conforme a secretária municipal da Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, “é com muita satisfação que encontraremos novos espaços dentro da Casa de Cultura: a Sala do Centenário; o Memorial Canto da Lagoa, agora com a denominação Sala Jorge Moreira e a remodelação do Museu Municipal, com todos os objetos e peças catalogadas e agrupadas em setores afins. Esperamos que a comunidade visite este local que foi, cuidadosamente, organizado pela equipe que trabalha na Casa de Cultura esperando a visitação”.

Saiba mais sobre Evandro Luis Saraiva
Filho de Dimorvan e Lígia Saraiva, Evandro Luis Saraiva, nasceu no dia 24 de agosto de 1964, no município de Arroio do Meio. Ainda criança (1971) veio morar em Encantado com seus pais. Iniciou no basquete praticando cestas nas antigas quadras que por aqui existiam: na de piche da Prefeitura Municipal (onde atualmente está o Centro Administrativo) e na de chão batido, contornada por tijolos, próxima ao ex-Clube Recreativo (atualmente o prédio do IPÊ). Evandro é formado em Educação Física e possui vários cursos de especialização na área. Atualmente é personal trainer em uma academia de sua propriedade em Porto Alegre.     

Sala dos Festivais: Jorge Moreira
O espaço foi projetado em 2005, atualizado ao longo dos anos e readequado em 2016, com o principal objetivo de contribuir com a memória dos festivais do Canto da Lagoa, considerado um dos maiores festivais do Rio Grande do Sul. Seu novo espaço foi adequado para projetar sua divulgação junto ao Museu Municipal nos “Caminhos da Nossa História” (anteriormente se localizava no andar térreo da Casa de Cultura).

Encantado sempre esteve bem representado dentro e fora do município por seus artistas, instrumentistas, músicos e organizadores. Homenagear Jorge Moreira, em 31/03/2016, nos 101 anos do município, com o nome deste espaço cultural, é destacar e homenagear a todos os outros expoentes da música encantadense e, igualmente, uma forma de agradecer por tudo o que Moreira representa e representou: a sua história pessoal como tradicionalista, escritor, poeta e autor de muitas músicas premiadas e destacadas em diferentes festivais pelo Estado, além de sua participação comunitária e por já ter recebido do Poder Legislativo a indicação de “Cidadão Honorário de Encantado”.
Fotos: Retrarte Fotografia e Eliane Fachinetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário