6 de out. de 2015

COLUNA DO LUCA

ESTRELA
Está em pleno andamento a segunda etapa daquilo que será um ponto turístico de primeira linha, em Estrela. É junto a reativada escadaria de acesso ao Rio Taquari, na rua Coronel Flores, junto a ex-Polar. Neste local em obras, será instalada uma cafeteria (foto). A terceira etapa, logo ao lado, vai iniciar assim que esta estiver pronta e o local será transformado em uma ampla e espaçosa praça. Vai até o atual belvedere. E depois será a vez de construir o local que vai abritar o restaurante panorâmico. Depois teremos também passeios de barco pelo rio, com saída no local. Todos aguardam ansiosos!
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Novidade boa da Certelnet divulgada pelo Jornal Informativo do Vale: Já existe em Teutônia internet com fibra ótica e agora teremos também em Estrela, Lajeado e Arroio do Meio, sendo que sua implantação já iniciou dia 10 de agosto. Além de mais velocidade os clientes residenciais terão também mais estabilidade com pouca interferência. A previsão da conclusão da rede em Estrela é metade de dezembro. O foco inicial é empresas, mas serão avaliadas as demandas residenciais de acordo com os serviços contratados. Pois eu tenho a Certelnet já há muitos anos, sem problemas, mas sem dúvida irei “incorporar” o sistema da fibra ótica.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Foi realmente uma grande comemoração os 26 anos do PSDB de Estrela, semana passada na Lupus Land. Grande público presente, vários políticos - inclusive o Prefeito Rafael Mallmann. Não só políticos de Estrela, também de Cruzeiro do Sul, Colinas, Teutônia, Mato Leitão e Roca Sales. Foi relembrado inclusive, o ex-Prefeito Gabriel Mallmann, que fundou o partido aqui em Estrela. Bons tempos. Quando cheguei em Estrela, fim de agosto de 1972 conheci o Gabriel, que logo depois foi eleito pela primeira vez Prefeito de Estrela, que com ele, cresceu muito. O mesmo ocorre agora com seu filho, Rafael Mallmann. Depois das homenagens ao PSDB foi servida uma janta esplêndida, que ocasionou muito elogios ao presidente do partido, Henrique Lagemann.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
A programação de Natal para este ano em Estrela já começou. Segundo o Secretário da Cultura Rudimar Hagemann, tudo está sendo estudado. “Serão no mínimo cinco noites com grandes shows”. O lançamento será em novembro, provavelmente dia 27, num evento na Praça Menna Barreto. E nesta semana, inicia o trabalho dos preparativos de enfeitar Estrela para o Natal. A comunidade está sendo convidada para novamente participar a fazer a ornamentação de ruas, no prédio da ex-Polar. A decoração deverá estar nos mesmos lugares do ano passado, tanto no centro como nos bairros. E a partir do próximo dia 19 os voluntários podem se dirigir ao “Barracão” para auxiliar a fazer os enfeites. E a Praça Menna Barreto deverá ter uma inovação: Em 2014 já foi um espetáculo e este ano teremos algo inovador, que ninguém apresentou ainda na Região. Aliás, isso não aconteceu ainda nem no Brasil – mas aqui, vai ser feito. Aguardem.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente apresentou um projeto envolvendo os 129 municípios da Região dos Rios Taquari e Antas. Ele sugeriu que no próximo ano, todos os municípios participem de uma ação, em conjunto, para recolher todo o lixo encontrado nas margens dos rios e também que sejam plantadas árvores nas margens. A proposta foi feita em reunião em Caxias do Sul e dia 29, na próxima reunião, Hilário vai levantar novamente o assunto em pauta para conseguir uma confirmação de todos e a data.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O recém criado PRB de Estrela elegeu sua executiva: Presidente Nardir Steffens, o Gardel, ex PPS. A executiva conta com Guilherme Grave como vice presidente e Marino Werle como segundo vice, secretário Marco Antônio Barth e vice Patrícia Inês Link, tesoureiro Jeferson Schneider e vice Ricardo Sacks. Os suplentes são Juliane Wermann, Elio Zimmermann e Antenor Wermann. Presentes na posse, o deputado federal Carlos Gomes e estadual Sérgio Peres III, além do ex-deputado Marquinho Lang.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
FRASE DA SEMANA:
“A partir de amanhã teremos um Plano de Mobilidade, para discutir toda a questão de mobilidade de Estrela nos próximos 20 anos.”
(Marco Wermann - Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Luiz Carlos Freitag  

Nenhum comentário:

Postar um comentário