30 de ago de 2015

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, do Jornal NOVA GERAÇÃO



MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as  “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
---------------------
PAULO BIRCK (PTB): “Eu queria perguntar duas perguntas”.
LUIZ FERNANDO (PMDB): “Eles me xingam, mas na verdade, me gostam”.
ADRIANO (PSB): “Alguns querem ir prá Alemanha e ficar lá sem saber de nada”.
**************
Alterações no início da Rota do Sol, entre os bairros Pinheiros e Boa União. Foram retiradas as duas torres dos “pardais” que ali estavam. Em breve deveremos ter no local novos radares para regularizar a velocidade. Devido a curva, logo no início da rodovia, o local é perigoso e muitos acidentes já ocorreram, por isso acho que deve ser urgente a reinstalação dos “pardais”.

O vereador Nelson Tilwtiz (PMDB) está muito satisfeito com o que teremos em breve no bairro Marmitt. Ele me disse que em breve será estendida a Avenida Frederico Markus, a partir da Escola Leo Joas no bairro das Indústrias, até a Rua dos Marinheiros. “Vai favorecer os moradores dos bairros Marmit e Moinhos, que hoje ficam ilhados quando acontecem enchentes”. Ele disse que levou os proprietários de terrenos no local para uma reunião com o executivo e tudo ficou acertado. “Uma promessa de vários prefeitos que já vem de 28 anos e o nosso atual prefeito, Rafael Mallmann,  sem prometer nada, vai fazer. As obras devem iniciar em breve”, exultou o vereador.

O Secretário de Obras Jorge Ademar Both está satisfeito com o andamento dos trabalhos que estão sendo realizados no Porto de Estrela, local que vai abrigar a Multifeira. “Tem muito serviço mas tudo está andando muito bem”, afirmou. A limpeza já está concluída, bem como a preparação do stands e o pátio também está em dia. Todo o pavilhão foi pintado e está praticamente pronto o local que vai abrigar a exposição de animais. 

Quanto aos shows, realmente a Multifeira vai ser um espetáculo para o Vale do Taquari. O Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann disse que o espaço ali existente realmente é ótimo “e o pessoal tem lugar para levar suas cadeiras e sentar, sem problemas”. Disse que a Prefeitura vai ter um stand para abrigar todas as Secretarias que vão trabalhar no evento para um melhor atendimento a quem tiver necessidade de alguma coisa.

Já o Secretário da Saúde Elmar Schneider disse que sua pasta vai participar do evento com toda a estrutura que está disponível para as pessoas que visitarão a Multifeira. “Vamos ter atendimento permanente”.

O Secretário da Agricultura José Adão Braun me informou que hoje termina a entrega do milho do troca-troca, para todos os agricultores que se inscreveram. Tudo preparado para a safra de 2015, são em torno de 800 sacos de milho tradicional e transgênico. Mais para o final do ano será a vez do atendimento para a safrinha.

Vale a pena dar uma olhada de perto: A estátua de Menna Barreto, na Praça de Estrela, está restaurada. Ficou como nova. O Secretário de Cultura Rudimar Hagemann disse que realmente Guilherme Blume fez um excelente trabalho. “E ele restaurou também as estátuas de Adão e Eva - ou seja, da Indústria e Comércio na escadaria revitalizada junto a ex-Polar”, informou.

O Secretário da Educação Marcelo Mallmann disse que na Multifeira, teremos a realização do encontro das Secretarias de Educação do Vale do Taquari. “E também dos Conselhos Municipais de Educação da Região, virá muita gente de fora”, afirmou.

Por outro lado, Marcelo Mallmann disse ainda que a quadra esportiva da Escola Cônego Hugo Volkmer logo será inaugurada, “faltam os últimos detalhes para que tudo fique pronto”. A inauguração deve ocorrer ainda no mes de setembro “e logo depois inciam as obras do Ginásio Esportivo da EMEF Leo Joas”, afirmou o secretário.

Dia 24 de setembro acontece o lançamento oficial da Quermesse da Vovolândia São Pedro, vai ser no Salão da Oase as 20h - informou Hélio Musskopf. Deverão se fazer presentes os Grupos Folclóricos e a Banda Municipal. A festa da Quermesse acontece dia 29 de setembro, no Centro Comunitário Cristo Rei.

A Alemanha espera os estrelenses. Do dia primeiro a 16 de setembro, um grupo de 26 pessoas, sob coordenação de Andreas Hamester, visitará a Alemanha e Áustria. Além de Andreas, mais dois vereadores irão, Paulo Scheeren e Paulo Birck, mas os três irão com recursos próprios e pediram licença do legislativo. No grupo tem estrelenses de várias áreas e o objetivo obter conhecimentos e estudos em vários setores. Segundo Andreas, visitarão Hospitais, Faculdades, Prefeituras, duas propriedades rurais, sistema de transporte público que Munique, uma fábrica e a preservação do meio ambiente. “É a primeira de uma série de visitas com estes aspectos”, afirmou.

Paulão Scheeren (PPS) destacou o dia 24 - segunda feira - no uso de Tribuna. Disse que era o dia da morte do ex-Presidente Getúlio Varas, “que instituiu no Brasil o Salário Mínimo”. Luiz Fernando Schneider (PMDB) lembrou que Getúlio Vargas também fez mais algo importante: “Naquela época mulheres não tinham o direito de votar, então ele criou esta lei instituindo sua participação nas eleições”. Realmente duas coisas muito importantes que valerão para sempre.

O vereador Felipe Schossler (PPS) pediu que o departamento de Trânsito troque urgentemente as lâmpadas queimadas na faixa dos pedestres na sinaleira da avenida Rio Branco, junto ao Posto da Dani. Aproveitou para solicitar a troca de lâmpadas queimadas em vários postes, no bairro Auxiliadora. A propósito, acho que isso deveria ser verificado, temos muitas lâmpadas queimadas em Estrela. Paulão Scheeren (PPS) agradeceu ao Secretário de Obras Jorge Both e seu auxiliar João Luft pelo  trabalho que estão realizando. Disse que quando algo lhes é solicitado,  o atendimento acontece o mais rápido possível, “e a comunidade fica muito agradecida com isso pois tudo está fluindo muito bem no setor de obras”.

FRASE: “No Dia do Soldado devemos ter um grande respeito pelo que eles representam para a sociedade” (Paulão Scheeren, vereador do PPS).
Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário:

Postar um comentário