12 de jul. de 2015

COLUNA DO LUCA – PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração




Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
ELIO (PTB): “Não adianta passar mel na boca dos interessados”.
LUIZ FERNANDO (PMDB): “Diariamente em Estrela ocorrem 2,3 acidentes por dia”.
FELIPE (PPS): “A semana do Bombeiros foi dia três”.
ADRIANO (PMDB): “A vida com satisfação e qualidade de vida”
*******************
A Secretaria do Meio Ambiente de Estrela apresentou à Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado o Plano de Zoneamento Ambiental Urbano. Segundo o Secretário Hilário Eidelwein ele foi elogiado por todos, pois torna viável construção e reformas na APP - Área de Preservação Permanente. “Estrela é cercada pelo Rio Taquari e pelos Arroios Estrela e Boa Vista, por isso 10 técnicos nossos elaboraram o Projeto”. O próximo passo é passar pelo Codure e Meio Ambiente para depois a Câmara fazer audiências públicas.

A Construtora A. de Oliveira, de Lajeado, que está construindo o Posto de Saúde do Bairro Boa União, foi contratada também para obras de acessabilidade ao futuro Posto Central, do Bairro Oriental. Será feita a escada de emergência e a nova rampa de acesso num investimento de R$ 200 mil. E o próximo passo é fechar a parte de baixo do prédio para ali instalar a Secretaria da Saúde e na área superior o Posto Central.

Rogério Heemann, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela disse que está tudo praticamente definido, para a Festa do Colono, no próximo dia 25. A carreata de veículos e máquinas inicia as 9h30min em frente ao Corpo de Bombeiros e em frente a Parque Princesa do Vale novamente acontece a benção por parte do padre e do pastor. O almoço será novamente no Centro Comunitário do Bairro Cristo Rei e de tarde tem o baile com a Banda Horus.

Boa notícia para o Bairro Imigrantes: Segunda-feira as 16 será assinada a Ordem de Serviço para as obras de ampliação e reforma do Posto de Saúde pela construtora Liesenfeld Ltda de Capitão. Dia 20 iniciam as obras sendo que nos dias 16 e 17 o Posto será transferido para o prédio logo em frente.

As obras de colocação de canos de escoamento de água na rua João Fell, que ligará a Rota do Sol com a BR 386 está praticamente concluida. Daí iniciam as obras de asfaltamento. Segundo informação de trabalhadores no local, “quando iniciar, fica pronto em menos de dois meses”. Ótima notícia. Ah, e fui conferir: A largura é realmente igual a da Rota do Sol. Tinha dois carros estacionados, um de cada lado e dois caminhões passaram ao mesmo tempo sem problemas.

Prefeito Rafael Mallmann, muito satisfeito: É grande o número de estrelenses - e também de visitantes - que diariamente vai tomar um chimarrão junto a reinaugurada escadaria até o Rio Taquari, junto a Ex-Polar. E segunda feira inicia a segunda etapa da recuperação da escadaria. Quem já viu o Projeto já está com um sorriso estampado no rosto, vai ficar cada vez mais lindo o local.

Deveremos ter novidades em breve, no que diz respeito a obra do Centro Cultural que ainda tem muito o que fazer para ser concluido. Segundo o vice prefeito Valmor Griebeler, o município não tem recursos para aplicar - faltam uns R$ 3 milhões. Por isso a obra está sendo reestruturada. O arquiteto da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Frederico Bierkholz está formando uma equipe técnica para fazer uma nova avaliação dos bens que precisam ser aqduiridos. “Temos de buscar alternativas”, afirmou. Um dos setores mais caros, seria o de climatização do local.

O vereador Paulo Birck (PTB) destacou que a  Câmara Técnica aprovou o apoio a jovens empreendedores rurais. Afirmou que dois projetos se enquadraram nas regras. Isso significa que a cada dia que passa, Estrela conta com mais jovens que preferem o trabalho no setor agrícola do município.

Já Felipe Schossler novamente disse na Tribuna, que uma rua do Bairro Auxiliadora não está sendo atendida pelo Correio. Ele disse que foi conversar com o Gerente, mas o problema é a falta de efetivo para atender todas as ruas da cidade. “A demanda é grande, mas os moradores pagam impostos e as contas em dia, tem que ser atendidos também”, afirmou.

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari e amigos, se reune novamente hoje a noite. Vai ser em Capitão e vários assuntos deverão ser novamente debatidos. E em todas as reuniões que fui a esta cidade, sempre em julho, foram as noites mais frias. Sempre a lareira do local estava acesa e com muita lenha!

 Cleto Werle, Técnico da Defesa Civil de Estrela lembrando que devemos ter muita chuva até domingo. De 14 a 18 teremos o maior deste ano. Então vamos nos preparar. Do dia 18 a 27 não teremos chuva e o frio será médio, mas de 27 a 30, vem mais chuva. E o Cleto não erra.

Estão cada vez em maior número os pedidos de quebra-molas em várias ruas de Estrela. Ou “elevadas”, como são chamadas. E os estudos para sua aprovação estão sendo feitos cada vez com mais detalhes. Mas o Vereador Felipe Schossler (PPS) fez um pedido diferente, até comentou na Câmara, segunda feira. Pediu uma faixa de segurança em frente a EMEI São João, no Bairro Oriental. Acho que isso será comentado na próxima reunião do Comtran.

Adriano Scheeren (PSB) destacou o trabalho da Faculdade La Salle, no Planejamento Estratégico de Estrela para 2015 a 2035. “É o que se quer para Estrela, é um bom legado, um bom trabalho que sempre será lembrado positivamente”, afirmou.

FRASE: “O melhor município do Mundo, é Estrela” (Leonildo José Mariani, Coordenador Público de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário