13 de mai. de 2015

Secultur promove exposição de fotos da Casa de Cultura





Cultura

Secultur promove exposição de fotos da Casa de Cultura

Construído em 1925 por um engenheiro alemão, o prédio onde fica a sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela pode ser visto sob prismas diferentes na exposição dedicada a ele.
A Secretaria de Cultura de Estrela está com a exposição “90 anos da Casa de Cultura.” O prédio foi construído em 1925 por um engenheiro alemão e a arquitetura diferenciada chama atenção dos visitantes. Agora, ele pode ser visto sob novos ângulos. A mostra fotográfica reunida em 13 displays expõe momentos vividos dentro do que a população acostumou-se a chamar de Casa de Cultura. O nome oficial é, no entanto, Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann.
Organizada pela historiadora Letícia de Oliveira, a exposição evidencia o passado e o presente do prédio. Há retratos da casa em concursos fotográficos. “Em dois momentos a Casa serviu de inspiração para eles.” Há também, imagens de crianças na escadaria do prédio, indício de uma equipe que trabalha a questão patrimonial. O prédio, aliás, é fonte de visitação corriqueira de escolas. “Por sua torre e arquitetura, muitas crianças o consideram um castelinho”, informa Letícia. Para ela, a casa é patrimônio cultural da cidade. Além de sediar a Secultur, acolhe o Núcleo Cultural que disponibiliza aulas de música, teatro e desenho à população.
Por ter uma rica história, Letícia quer agora desbravar mais memórias do prédio. “Desejamos ter mais informações históricas da casa. Se alguém trabalhou aqui ou tiver alguma imagem em alguma época, pode entrar em contato. Nós tomaremos o depoimento.” O objetivo do acervo é preservar o passado de uma casa que é ponto de referência turística e cultural no município.


A exposição segue até o dia 29 de maio

Histórico
- O prédio foi construído em 1925 pelo engenheiro alemão Ernst Bodde para servir de moradia.
- Em 1994, na administração do prefeito Günther Wagner, foi adquirido por Arlindo Fischer
- Restaurado entre os anos 2000 e 2002, somente em 11 de abril de 2002 no governo de Geraldo Mânica foi inaugurado como Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann.
- Em setembro de 2009, foi criada a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela. Belkis Calsa foi a primeira secretária a assumir o cargo
- Em 2013, o prédio foi pintado, tornando-se rosa, causando um efeito muito bonito na cena estrelense.
Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário