16 de mai. de 2015

Prevenção de acidentes com a rede elétrica motiva encontro



Mais de uma centena de pessoas participaram de palestra realizada na noite desta quinta-feira, numa ação pioneira do Governo Municipal

O Governo de Estrela e a AES Sul se uniram para promover o projeto Parceiros da Segurança. Realizado na quinta-feira (14) à noite, na sede do Legislativo, o encontro reuniu mais de uma centena de pessoas – estudantes, autoridades municipais, profissionais e representantes de entidades – que receberam noções básicas de cuidados com a energia elétrica, a fim de evitar acidentes e preservar a integridade física dos cidadãos.O palestrante, coordenador de Segurança do Trabalho da AES Sul, Mateus Alves da Silva, enfatizou que um dos maiores problemas é a dificuldade que as pessoas têm em perceber os riscos, pois cada um os percebe de uma forma. 

Foram duas horas de palestra educativa com apresentação de vídeos, quando o público pôde tirar suas dúvidas a respeito de várias situações envolvendo acidentes com a rede elétrica. O técnico da concessionária apresentou várias situações, como colisões que atingem os postes de energia, transformadores, procedimentos a serem adotados quando uma pessoa sofre uma descarga, entre outros. Em relação aos profissionais que atuam na área, frisou que para cada situação é preciso um equipamento diferente, para garantir a segurança e integridade dos trabalhadores.

A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler; do presidente do Legislativo, vereador Ernani de Castro, e do coordenador regional de atendimento corporativo e poder público da AES Sul, Cristiano Guedes da Silva. Griebeler destacou a importância do tema, lembrando situações graves que ocorreram no município envolvendo acidentes com a rede elétrica e a preocupação do Governo em colaborar para que a população tenha informações para prevenir acidentes e saber agir nessas situações. Frisou ainda o pioneirismo de Estrela nesta parceria com a concessionária.
Dicas de segurança
- Não instalar antenas perto da rede elétrica
- Não empinar pipas perto da rede elétrica, não usar fios metálicos ou cerol e não tentar desprender pipas dos fios de energia
- Não construir ou reformar perto da rede elétrica
- Não deixar materiais metálicos perto da rede
- Cuidar ao usar máquinas agrícolas perto da rede elétrica
- Não fazer queimadas e não deixar a vegetação chegar perto dos fios e postes
- Não fazer ligações clandestinas
- Ficar longe de fios partidos
- Não subir em postes de rede elétrica
- Não podar árvores próximas à rede elétrica
(Fonte: AES Sul)
Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider


Nenhum comentário:

Postar um comentário