1 de mai. de 2015

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO



Uame - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela terá sua próxima assembléia mensal, dia 14 de maio, na sede da Associação de Moradores do Bairro Boa União. Foi convidado e confirmou a presença, o novo Secretário de Obras, Jorge Both. Os presentes terão um ótimo bate-papo, sem dúvida.

Quem diria, estamos já no final do mês de abril. Cada vez o ano passa mais depressa, não é mesmo? Mas vamos em frente porque de hora em hora a coisa melhora. E maio sem dúvida será o grande mês de Estrela, com o 50º Festival do Chucrute. E com o destaque também para a Maifest. Será um mês maravilhoso, sem dúvida.

Destaque, semana passada, foi à interiorização do Governo Municipal de Estrela. Ouvi muitos elogios do que foi realizado pelo Prefeito Rafael Mallmann, seu vice e vários secretários. Lembrei-me da primeira interiorização desde que estou em Estrela. Foi em 1973, também no hoje Distrito de Delfina. Quem a realizou? O então Prefeito Gabriel Mallmann. Casualmente pai do atual prefeito.

O Deputado Estadual Maurício Dziedricki (PTB) fez uma bela visita a Estrela e vários municípios do Vale. Como Secretário da Economia Solidária, já destinou R$ 12,6 milhões para a Região - destes, R$ 700 mil vieram para Estrela, via Programa Gaúcho de Microcrédito. E vai abrir junto com o Deputado Federal Luiz Carlos Busato, um Escritório Regional em Estrela, cuja coordenação ficará a cargo de Fabiano Diehl e a orientação com Dirceu Francisco. Os dois parlamentares virão na reunião da AMVAT de 22 de maio para abrir oficialmente este escritório, na Rua Fernando Abott 582, 4º andar sala 402.

Fiquei impressionado com a venda de ingressos para os dois Bailes do Chucrute que teremos em maio. Parece que a procura nunca foi tão acentuada como nesta grande festa dos 50 anos do evento. E pelo que o Andreas Hamester me falou, os integrantes dos Grupos de Danças Folclóricas de Danças Alemãs estão aguardando ansiosamente o evento para mostrar o que já foi dançado, nestes 50 anos. Danças realizadas em Estrela, outros Estados do Brasil e outros Países, tanto aqui da América como da Europa. Que loucura! Quem quiser aproveitar para se divertir bastante, deve ir o quanto antes até a Secretaria da Comunidade Evangélica e comprar seu ingresso.

Pois é. Dia 24 foi o Dia Gaúcho do Chimarrão. E do Churrasco, claro. Bom, prá mim e prá maioria, sem dúvida, todo o dia é Dia do Chimarrão. Dia do Churrasco é nos domingos, na maior parte das vezes. Nós, lá de casa, quando viajamos para o nordeste de passeio, sempre levamos a nossa erva preferida, a Ximango, conosco. Mas o que a maioria do pessoal de lá estranha é a gente com a cuia na mão e água quente na térmica - e isso é muito interessante, pois muitas vezes temos de explicar o que estamos fazendo. Ah, e agora Estrela tem um local novo e é ideal para tomar o chimarrão: Na restaurada escadaria junto à ex-Polar. Muita gente está usando.

Interessante. Estive conversando com alguns políticos nos últimos dias, tendo como principal assunto como está indo o trabalho do Governador José Ivo Sartori. E a opinião da maioria, é de que Sartori será o primeiro Governador reeleito do Rio Grande do Sul. Pensando bem, acho que isso realmente vai acabar acontecendo.

A propósito sobre aumentos no Brasil: Não é só a luz e a gasolina que está machucando nossos bolsos. O cheque especial, quando utilizado além do que a gente tem depositado, agora tem juros de 220% ao ano. É a maior taxa desde 1995 quando chego aos 245%. E vamos nos preparar que deve ter aumento em tudo de novo. Menos nos salários, claro.

Está chegando o dia. Vai ser domingo, dia dois de maio o IX Encontro da Família Mallmann, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. Segundo o organizador, Aloisio Mallmann, se terá um público fora de série no evento. Inicia de manhã e vai durante o dia todo. Ainda dá para confirmar presença pelo telefone 9995 8354.

Estive no lançamento das novas embalagens do Leite Languiru, segunda-feira e o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer fez um destaque: Disse que eles fabricam diariamente 1.450.000 quilos de ração e uma boa parte é vendida no Estado e fora dele. Por isso, é importante a reabertura do Porto de Estrela, facilita tudo.

A Fruki vai abrir nova fábrica de sucos e cervejaria na Região. Mas pela informação do diretor-presidente Nelson Egger, foi descartado, além de Lajeado, 20 municípios para sediarem a nova fábrica. Por que? É que o local tem que ser ao longo da BR 386 e o terreno deve ter no mínimo 100 hectares. Quem ficou muito satisfeito foi o Prefeito de Estrela, Rafael Mallmann. Disse-me que temos vários locais disponíveis, todos com mais de 100 hectares.

Paulão Scheeren (PPS) disse ter visto na TV que no Nordeste Brasileiro, temos os vereadores mais bem pagos do País. “E lá o aumento da energia elétrica foi de 5% e aqui, para nós, já foi mais de 50% e ninguém se manifesta contra”. Afirmou que temos aqui no Brasil a energia elétrica mais cara do Mundo. E também o combustível, claro.
****************
FRASE: “Maio está chegando, com muitas novidades principalmente para nós, estrelenses” (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário