27 de abr. de 2015

COLUNA DO LUCA – 27.04.15



A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari se reuniu em Lajeado, na casa de Cirio Schneider. Como Coordenador da entidade, disse que era gratificante a presença dos companheiros (foto), pois há 14 anos a turma se reúne. “Os encontros não são por interesse, mas principalmente por amizade real e sincera. As discussões sempre são importantes porque os assuntos debatidos são de interesse de toda a Região”, acentuou. Disse que defender a classe dos agricultores é importante e o objetivo é de que os atuais Secretários da Agricultura voltem a se reunir, como anteriormente era feito, para discutir assuntos do Vale em conjunto. Hilário Eidelwein aproveitou e convidou a todos para o 50º Festival do Chucrute em Estrela bem como para a Maifest, afirmando ser esta a maior festa alemã fora da Alemanha.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O Prefeito Rafael Mallmann interiorizou o Governo Municipal de Estrela, no Distrito de Delfina. O Vereador Adriano Scheeren (PSB) ficou satisfeito com isso, destacando a presença do Prefeito, Vice e secretários que atenderam moradores e foram muito elogiados. “Isso melhora a qualidade de vida e a produção agrícola”. Afirmou o vereador que o Distrito e os arredores estão de parabéns, pois inclusive na parte da tarde várias propriedades rurais foram visitadas. E pelo que me recordo, a primeira interiorização em Estrela, no mesmo local, foi feita em 1973, pelo então Prefeito Gabriel Mallmann. Casualmente pai do atual prefeito.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Secretários e Dirigentes Municipais do Meio Ambiente se reuniram em Estrela para falar da definição das competências dos municípios para o licenciamento de empreendimentos e atividades que causem ou possam causar impacto ambiental em âmbito local. Segundo o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein, dia seis de maio acontece em Porto Alegre a reunião com o intuito de modificar a nova Resolução Nº 288 do Conselho Estadual do Meio Ambiente, sobre a competência de licenciamento dos municípios pois isso teria causado uma confusão porque eles  não tem condição de licenciar, nem estrutura para isso. “O Estado quer se livrar disso e empurrar tudo para os municípios”, afirmou Hilário e a solução seria definir as reais atribuições que os municípios tem, bem como o interesse e condições de resolver estes assuntos. “Nós não licenciamos o funcionamento de usinas de reciclagem nem liberação de suinocultura com produção acima de mil suínos e nem temos estrutura para licenciar lancherias, igrejas, escolas, etc”. Explicou que licenciar a produção de aves, por exemplo, está em excelente condições, sem problemas.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O Deputado Estadual Maurício Dziedricki (PTB),  como Secretário da Economia Solidária destinou R$ 12,6 milhões para o Vale do Taquari no Programa Gaúcho do Microcrédito - para Estrela foram R$ 700 mil. Agora como Deputado Estadual em parceria com o Deputado Federal Luiz Carlos Busato  vai abrir um Escritório Regional em Estrela para auxiliar na elaboração e captação de recursos para os municípios e entidades. A coordenação deste escritório ficará a cargo de Fabiano Diehl e a orientação será de Dirceu Francisco.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
A Assessoria e Consultoria Pública e Política realiza dia 22 de maio, no Estrela Palace Hotel palestras sobre a Política Regional na Prática. Inicia as 16h e 30min e palestram Renato Zanella sobre Planejamento e Estratégia, Fábio Gisch sobre Reforma Eleitoral e Adriano Mazzarino sobre Comunicação. Vale a pena participar, informações pelo 8622 7294.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
FRASE DA SEMANA:
 “Com licença, vou ter que ir até a reinaugurada escadaria junto a Ex-Polar, tá na hora de tomar chimarrão”
  (Filósofo Gaúcho no Salão do Hermes e do Leonardo).
 Luiz Carlos Freitag   
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário