16 de ago. de 2013

Pesquisadores descobrem espécie de mamífero carnívoro da América do Sul



Olinguito é primeira nova espécie da ordem Carnivora encontrada nos últimos 35 anos

Tem carnívoro novo na América do Sul. Foi divulgada nesta quinta-feira, no jornal científico Zookeys, a descoberta do olinguito. O animal pertence a um gênero que vinha sendo estudado há anos por um grupo de cientistas do Instituto Smithsonian, de Washington – e é o primeiro mamífero da ordem Carnivora descoberto no Hemisfério Ocidental em 35 anos. 

– A descoberta do olinguito mostra que o mundo ainda não está completamente explorado e seus segredos ainda não foram revelados – afirma Kristofer Helgen, pesquisador à frente da pesquisa.

Ele e sua equipe pesquisavam o DNA dos olingos e perceberam indivíduos diferenciados, com crânio e dentes menores que os olingos e habitando áreas diferentes.

Encontrado na região dos Andes, na Colômbia e no Peru, o Bassaricyon neblina – nome científico da espécie – pertence à família dos guaxinins, olingos e quatis e parece um cruzamento de "gato doméstico com urso de pelúcia", segundo anotação dos pesquisadores.
Apesar de pertencer à ordem Carnivora, ele se alimenta principalmente de frutas. Em expedição após a conclusão do estudo, os pesquisadores encontraram olinguitos selvagens nas florestas nubladas, próximas aos Andes. O objetivo, agora, é descobrir detalhes do comportamento e do habitat do animal, já que a espécie ainda é pouco conhecida.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário