13 de ago. de 2013

Ao vivo: emoção e protesto marcam a reabertura do Mercado



Na manhã desta terça-feira, os porto-alegrenses recebem o Mercado Público de volta. A reabertura ao público ocorre 38 dias depois de um incêndio ter consumido cerca de 10% do prédio, que há mais de 140 anos está cravado no coração da de Porto Alegre.


Por volta das 10h30min autoridades e representantes começaram a se posicionar no palco montado no centro do mercado. Ali será realizada a cerimônia de reabertura, com discursos do vice-governador, do prefeito e do vice-prefeito, dos presidentes da câmara de vereadores e da associação de permissionários, e homenagens aos bombeiros e à CEEE.


Um dos últimos a falar no pequeno palanque foi o prefeito José Fortunati, que relembrou a "na noite trágica, a nítida impressão que tínhamos era que o mercado estava completamente destruído". Fortunati salientou que a devolução do mercado foi realizada em tempo recorde:

— A vida voltou ao mercado. Temos consciência de que há uma longa e árdua tarefa pela frente. Queremos devolver muito melhor, com mais equipamentos e vida


Ao final da fala do prefeito, um grupo de manifestantes começou a agritar "somos do povo! Lei do passe-livre, os ricos vão pagar!", o que atrasou um pouco o pronunciamento do vice-governador gaúcho, Beto Grill.


— Foram 40 dias de saudade, período em que curamos as feridas de mais um sinistro em nossa casa. Longa vida ao mercado! — afirmou o presidente da Associação dos Permissionários, Ivan könig, o primeiro a falar.


Na sequência, aos gritos de "fora, fora!", o presidente da câmara de vereadores Thiago Duarte se pronuncioupelo, antes do vice-prefeito Sebastião Melo assumir o microfone e, após uma longa lista de agradecimentos, ressaltar a atução dos bombeiros e da CEEE.


— Felizes são as cidades qu epreservam o patrimônio histórico — afirmou Melo.

Manifestantes aproveitam a solenidade para protestar. Há diversos cartazes reivindicando passe-live, com  e a nomeação de aprovados em concurso para a Guarda Municipal desde 2009.


clicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário