29 de out. de 2012

COLUNA DO CHIMARRÃO - O Informativo do Vale - Lajeado/29-10-2012



 ##############################
O clima esquentou
Para quem já está habituado com a morna temperatura que antecedeu a recente eleição e para aqueles que pouco comparecem às sessões da câmara, por certo alguns estão estranhando o comportamento até então pacífico, para não dizer quase que imperceptível de alguns vereadores. Pois passado a eleição os ânimos subiram o tom comportamental e na última sessão a imprensa que cobre as sessões do legislativo pensou que as coisas iriam para as via de fato. Mas tudo não passou do que já se conhece. Isso é normal quando a razão dá lugar à emoção. Chega de encenação gente, a população quer trabalho, atitude e sempre.

Cofre raspado
É de não acreditar, mas jornal local explorou uma situação no mínimo inusitada, pois em reparos no setor de iluminação pública, foi repercutido que não tendo como adquirir peças de reposição, o setor passou para a criatividade, ou seja, começou a desmanchar a decoração natalina para retirar peças para a iluminação pública. Fosse só criatividade, mas o reflexo é dos gastos desmedidos que agora refletem a carência dos recursos. Isso foi longamente divulgado e aí está, realidade pura não somente nesse setor.

Exploração do turismo
Depois de visita que efetuei no último final de semana recebi correspondência de pessoa ligada a projeto regional de turismo, demonstrando interesse em parceria para que nosso município também faça parte dessa grande indústria sem poluição – o turismo - que tem trazido para a região muita gente de longe para ver as nossas belezas naturais e o potencial do vale. Repassei esse contato ao prefeito eleito e sua intenção já foi até mais longe, ou seja, já tem contato em nível de Estado para incrementar esse setor no município. E essa parceria também deve acontecer em nível regional. Uma visão diferenciada, sem dúvida alguma.

Pior que ele tinha razão
Nessa semana um pronunciamento inesperado na tribuna da câmara de vereadores. O vereador Tarez resolveu abrir suas baterias contra o prefeito e justamente com relação a pedidos seus não atendidos. Ele pediu por reiteradas oportunidades a substituição de secretários e um deles era justamente o de obras (sogro do prefeito). Pedido não atendido. Pois agora o vereador disse com todas as letras que o resultado da eleição passou por essas ações, ou seja, em não serem ouvidos e atendidos os pedidos dos vereadores da base do governo. Para Tarez, a resposta nas urnas passa também pelas medidas não tomadas pelo seu próprio governo. E não é somente esse que reclama de ações erradas e que prejudicaram na campanha. Nessa semana outra voz clamava pela ineficiência da campanha, em especial no campo da saúde pública. Começam a surgir vozes da própria base de governo apontando as falhas, ou seja, eles próprios apontam motivos da derrota nas urnas.

Novidades para amanhã?
Nunca nessas minhas mais de três décadas de cobertura dos trabalhos da câmara, tenho assistido seção depois de uma eleição, onde mesmo os vereadores que não lograram êxito nas urnas, se acomodaram em suas posições. As baterias estão abertas de lado a lado, com situação se aproveitando da derrota do adversário para tripudiar e a situação não tem se defendido. Assim está o clima.

Reflita: 
 As coisas ruins machucam, as boas cicatrizam as feridas e, juntas, aceleram nossa evolução.
+++++++++++++++++++++++++++++
******************** 

2 comentários:

  1. Mais um showzinho dessa câmara deprimente, não foi a toa que somente 2 se reelegeram.
    Quero que apontem um projeto, apenas um projeto de grande valia que este grupo de 9 eleitos fez nos últimos 4 anos?
    Espero que os próximo honrem os votos recebidos.

    ResponderExcluir
  2. Não estou aki para defender vereadores, mesmo prque eles podem fazê-lo sozinhos, mas existem alguns projetos feitos pelos vereadores dessa gestão, alguns dos quais sancionados pelo Executivo, mas concordo contigo, poderia ser feito mais pelo período de quatro anos. Vamos ver o próximo grupo, o que apresentará em termos de melhorias. Agora, os shows apresentados ultimamente, também corroboro com o leitor, são no mínimo deprimente e se transfromados em mais trabalho renderia muito mais resultado que os ataques entre si e a perda da razão que tem sido uma constante, onde a emoção toma lugar e é vexatório....abraços!...

    ResponderExcluir