13 de set. de 2011

A visão do leitor sobre a questão previdenciária no país, com relação a aposentadoria

===============================
Post p/ Chimarrão, em 13/09/2011
======================

A propósito da matéria postada na manhã de hoje, 13/09, recebi do leitor JORGE MOACYR, quatro comentários, os quais li atentamente e pela forma como o leitor abordou o tema que é um dos mais relevantes no atual momento, visto que a matéria está para ser discutida em âmbito nacional, resolvi pela postagem dos comentários como eles foram feitos e desde já agradeço ao leitor pela abordagem feita e pela seriedade com que tratou o assunto que realmente é relevante e de interesse de milhares de brasileiros.

Jorge Moacyr disse...

DEZ RAZÕES PARA REVER O FATOR PREVIDENCIÁRIO.

O Fator Previdenciário incide somente sobre as aposentadorias dos trabalhadores do Regime Geral

O Fator Previdenciário faz com que os mais pobres que iniciam cedo no mercado de trabalho tenham que contribuir por mais tempo.

O Fator Previdenciário reduz indevidamente as aposentadorias dos que completam 35 anos de contribuição aos 60 de idade.

O Fator Previdenciário leva em conta a expectativa de vida das mulheres ao calcular a aposentadoria dos homens.

O Fator Previdenciário diminui mais as aposentadorias das mulheres.

O Fator Previdenciário faz com que as trabalhadoras que se aposentam com 30 anos de contribuição recebam menos do que as que se aposentam por idade com 15 de contribuição.

Não há transparência no Fator Previdenciário.

O Fator Previdenciário já foi julgado inconstitucional por apresentar enorme complexidade.

O Fator Previdenciário não estimula as pessoas a se aposentarem com idade adequada.

O Fator Previdenciário diminui ainda mais as aposentadorias dos que completam o tempo de contribuição exigido e por motivo de emprego, renda e/ou saúde debilitada não possuem mais a capacidade contributiva.

13 de setembro de 2011 13:54

Jorge Moacyr disse...

ALTERNATIVAS AO FATOR PREVIDENCIÁRIO/OPINIÃO.

A adoção de Idade Mínima para aposentadoria infelizmente faz com que as pessoas deixem para se preocupar com a previdência com idade mais avançada, o que não é bom para o sistema. A proposta da soma da idade com o tempo de cotribuição (Fator 85/95) é razoável, no entanto não extingue o Fator Previdenciário e não apresenta nenhum estímulo aos que gostariam de trabalhar por mais algum tempo depois de completar os pré-requisitos.

13 de setembro de 2011 14:00

Jorge Moacyr disse...

ALTERNATIVAS AO FATOR PREVIDENCIÁRIO.
O ideal seria substituir o Fator Previdenciário pelo *Fator Incentivo. *facultativo aos que completam o tempo de contribuição e desejarem postergar a aposentadoria, recebendo por isto um bônus para cada ano a mais de contribuição. Atende as necessidades da previdência sem ferir as expectativas dos segurados e oferece aos contribuintes do INSS a possibilidade de melhorar a aposentadoria.

13 de setembro de 2011 14:05

Jorge Moacyr disse...

Enquanto não chegam a um consenso, poderiam amenizar a fórmula do Fator Previdenciário e conceder aumento real aos aposentados na mesma proporção.

(((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((

3 comentários:

  1. Agradeço ao Blog do Chimarrão pela divulgação dos comentários e sugestões elaboradas no intuito de melhorar a vida dos aposentados do Brasil.

    Muito obrigado Abs, Jorge Moacyr
    Schommer/Florianópolis.
    E-mail: jorgejurere@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o Brasil precisa de uma previdência mais simples, transparente e eficaz. Fica cada dia mais difícil administrar e conviver com um sistema que vem acumulando milhares de processos judiciais.

    Mesmo assim, desejamos ao conterrâneo Mauro Hauschild, um bom trabalho a frente do Instituito Nacional de Seguridade Social.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de lembrar que a Aposentadoria por Tempo de Contribuição é um importante sistema de concessão de aposentadorias, ela poderia estipular a idade mínima de ingresso (18 anos por exemplo) e o tempo mínimo de contribuição (30 anos para as mulheres e 35 para os homens por exemplo), oferecer uma alíquota de contribuição menor para todas as pessoas que necessitam, e premiar aqueles que ultrapassarem o tempo mínimo de contribuição.

    ResponderExcluir