=============================
Post p/ Chimarrão, em 27/08/2011
==================
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
Os ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que estiveram reunidos em Estrela e tiveram como principal assunto o Vale dos Lactos – ou seja, a produção de leite no Vale do Taquari. A preocupação deles é grande, tanto que na próxima reunião, dia 28 de setembro, em Lajeado, será convidado o assessor da Reitoria da Univates. É que os ex-secretários gostariam de saber por que o Laboratório de Análise de Leite da Univates não foi ainda crede
nciado. Todo o leite produzido em nossa Região tem que ser analisado ou em Passo Fundo ou em Pelotas, apesar de termos aqui um dos mais modernos laboratórios do mundo, com técnicos que tiraram especialização na Europa. Segundo Hilário Eidelwein, de Estrela, agora é o momento, pois “o novo Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, foi um dos autores da emenda que trouxe este Laboratório para a Univates. Por que ele não foi credenciado ainda?” – querem saber.
O objetivo do laboratório, é que o Vale do Taquari venha a melhorar a qualidade do leite aqui produzido, vindo ao encontro da Instrução Normativa 51 que obriga a análise mensal do leite. “Isso é fundamental para o desenvolvimento da bacia leiteira da Região”, disse Arly Varken, de Roca Sales. Círio Schneider, vereador de Lajeado, vai encaminhar na Câmara um pedido de informações para a Prefeitura e para a Univates para saber mais detalhes pois todos querem entrar na luta para o credenciamento do laboratório. “Para analisar o Leite em Passo Fundo ou Pelotas, os resultados demoram de 15 a 20 dias e se fosse analisado aqui o resultado viria no outro dia, possibilitando um melhor trabalho dos técnicos junto ao rebanho”. Na reunião de setembro, além do leite, também será assunto a Piscicultura Regional.
Matéria e fotos: Luiz Carlos Freitag
%%%%%%%%%%%%%%%
Nenhum comentário:
Postar um comentário