19 de jul. de 2011

Trecho pode causar atraso em obra da BR-386

==============================
Post p/ Chimarrão, em 19/07/2011
========================

Até o momento, três quilômetros da obra já receberam a terraplenagem e a primeira base com britas. Os outros 21 quilômetros estão em fase de terraplenagem

A duplicação da rodovia BR-386, no Vale do Taquari, em apenas dois anos pode se tornar apenas um sonho se parte do trecho não for liberado até a metade de julho. Apesar de o edital prever o prazo de três anos para as empresas concluírem a construção, a meta desde o início da obra é entregar a rodovia duplicada em 24 meses. No entanto, nove quilômetros, dos 33,8 a serem duplicados, ainda dependem de um acordo entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Para dar início aos trabalhos entre os kms 351 e 360, 25 famílias de índios caingangues, que vivem próximo ao limite de Estrela e Bom Retiro do Sul, precisam ser removidas. Os indígenas devem receber uma nova área, próxima da atual, mas mais distante das margens da estrada. No local, deverá ser construída uma aldeia, com escola e um local para venda de artesanato. Além dos índios, 18 famílias instaladas próximas do trevo de acesso ao distrito de Santa Rita, em Estrela, precisam ser realojadas. Somente depois que o Dnit atender esses requisitos o trecho será liberado. Conforme o órgão, a negociação está sendo realizada com a Funai, mas ainda não existem prazos definidos.

O diretor da Conpasul (uma das empresas responsáveis pelo trecho), Nilto Scapin, garante que sem a liberação dos nove quilômetros até o dia 15 de julho - cuja data já se emcpmtra expirada - o prazo começará a ser estendido para, pelo menos, 30 meses. Segundo ele, é necessário aproveitar o período com menos incidência de chuvas para agilizar as obras. "A terraplenagem, principalmente, precisa ser realizada com tempo seco. Se a liberação não acontecer logo, infelizmente não teremos mais como cumprir essa meta", analisa. A Comissão Pró-Duplicação da estrada pretende conseguir ao menos a liberação das obras em uma ponte no km 353, sobre o Arroio Estrela.

"Assim pelo menos essa parte poderia ser agilizada, mas precisamos da liberação de todo o trecho. A conclusão em dois anos representa para a região, além do desenvolvimento, muitos acidentes que poderão ser evitados", avalia José Cenci, prefeito de Fazenda Vilanova, integrante da comissão. Até o momento, três quilômetros da obra já receberam a terraplenagem e a primeira base com britas. Os outros 21 quilômetros estão em fase de terraplenagem.

Fonte: ClicRBS Lajeado

Foto: Caco Konzen/Arquivo

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

2 comentários:

  1. Sugiro que chamem o ex-Deputado (tampão) Daniel Fontana para resolver o problema. Lembra que em Janeiro o Parlamentar Temporário posava em fotos ao lado das maquinas na BR 386 ? O Doutor Fontana se perguntado deve ter solução, afinal .... a rapida passada dele pela Câmara Federal deve ter rendido muitos contatos na Esplanada dos Ministérios.

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe....o eleitor não perde tempo e está atento aos acertos e desacertos dos nossos representantes. É, mostrou-se pai da criança, agora deve criá-la também!!

    ResponderExcluir