17 de dez. de 2010

Governo estuda mudanças nas regras da poupança

===========================
Post p/ CHIMARRÃO, em 17/12/2010
===================

O governo está concluindo estudos para anunciar em breve mudanças nas regras do cálculo do rendimento da caderneta de poupança. Apesar de o anúncio da mexida estar sendo preparado para os próximos dias, a mudança, no entanto, só ocorrerá quando a Selic (a taxa básica de juros) atingir cerca de 8,5%. Hoje, a Selic está fixada em 10,75%. O governo está preparando uma tabela para fixar o rendimento da caderneta de poupança dependendo da taxa que for fixada a Selic. Se a taxa básica de juro atingir 8,5%, a poupança passa a render, por exemplo, 5%. E por aí vai. Hoje, da forma como está, a poupança é uma barreira para a queda da taxa básica de juros, a partir de um determinado ponto. Com um rendimento fixado em 6,17% mais a TR, se a poupança não for mexida, se a taxa real de juros ficar abaixo desse patamar, haverá uma migração maciça de recursos da renda fixa para a caderneta. Além disso, com a atual regra, torna-se difícil também baixar os juros do financiamento imobiliário. A ideia do governo é fazer o anúncio o quanto antes, ainda no governo Lula, até para poupar Dilma Rousseff de eventuais críticas pela mudança na poupança. Há possibilidade de o anúncio ser feito ainda hoje(Guilherme Barros – IG).

################

2 comentários:

  1. Se há um campo de conhecimento do qual eu não tenho nenhum domínio ainda, chama-se ECONOMIA. Não consigo compreender a vantagem ou desvantagem do governo em incentivar, ou não, a poupança. Pode me esclarecer? bjs,meu querido.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivana!! Pelo que o governo anuncia, seu desejo é tornar a poupança mais atrativa, mas ao mesmo tempo ele - governo - deve cuidar para que não haja migração exclusiva para a poupança, pois conforme explicam seus economistas, ela regula muitos instrumentos financeiros e a taxa selic é um desses. É o juro cobrado pela selic e o repassado para o poupador que merecem uma atenção especial, pois o descontrole pode complicar o equilíbrio financeiro. Nós já sentimos isso no bolso, quando o juro bate a nossa porta não é mesmo?? Não sei se me fiz entender minha amiga, mas basicamente é isso, mudar as regras e ainda nesse governo e evitar desgaste no início do próximo governo. Para mim a poupança, para os pq poupadores ainda é o melhor que há em termos de aplicações, pois apesar do pouco rendimento, não tem tributação. UM ABRAÇO APERTADO E O ENSEJO DE ÓTIMAS FESTAS DE FINAL DE ANO!!!!

    ResponderExcluir