12 de dez. de 2010

Bom Retiro desenvolve campanha de prevenção da Dengue

================================
Post p/ Gilmar da Silva, em 12/12/2010
=================

Depois de receber a visita do Coordenador Regional de Saúde, Auran Terra, o qual fez o alerta de que o Estado está em situação de pré- epidemia, o Secretário Municipal da Saúde, Sérgio Luiz Schmidt ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para esclarecimentos sobre a campanha que Bom Retiro está desenvolvendo e destacou de que neste ano já houve 3495 casos de dengue, sendo que destes, 3367 ocorridos aqui e 128 importados. O secretário disse que municípios próximos, como alvorada, São Leopoldo, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha e Porto Alegre já estão infestados pelo mosquito Aedes.

A campanha no município atacará pontos estratégicos, tais como cemitérios, borracharias e junto da estação rodoviária. Conforme Schmidt as ações a ser desenvolvidas seguirão o seguinte roteiro: visitas domiciliares com entrega de folders e orientações em toda a área urbana do município; carro de som com informações para a população e também divulgação da campanha na mídia; visitação em todas as residências onde há armazenamento de lixo reciclável, onde haverá orientação de parte das agentes de saúde; aos clubes de mães e outros grupos de atividades do município também será levado informação sobre os perigos da dengue; a visitação e inspeção dos cemitérios e borracharias também deve ser uma constante, assim como a colocação de armadilhas semanais para pegar o mosquito transmissor da dengue.

O secretário alertou para que em caso de suspeita de dengue a pessoa não deve utilizar analgésico, uma vez que ao invés de combater, irá piorar ainda mais a situação, podendo inclusive ir a óbito, tal a maior velocidade da proliferação da doença. Também informou que no próximo dia 18 ocorrerá um pedágio educativo na rua principal da cidade e por fim acentuou que a cada R$ 1 gasto com a prevenção se estará economizando R$ 4 em medicamentos e concluiu solicitando a conscientização de todos para essa situação que em não sendo combatido tende a aumentar a situação de risco.

###################

Nenhum comentário:

Postar um comentário