13 de dez. de 2010

Bancada gaúcha faz reivindicações ao ministro dos Transportes

===============================
Post p/ Chimarrão, em 13/12/2010
=================

Em audiência agendada pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), deputados e senadores da bancada gaúcha estiveram com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, quando fizeram três reivindicações que consideram de extrema importância para o desenvolvimento do RS. A elaboração dos projetos de duplicação da BR-386 e de construção da Ponte do Mercosul sobre o Rio Uruguai, entre Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC), e a construção de um anel viário em Caxias do Sul para desafogar o trânsito da BR-116, que corta a cidade. Perondi conseguiu convencer a bancada gaúcha a lutar pela duplicação completa da BR-386, entre Lajeado e Iraí, com cerca de 400 quilômetros. Em mais de meio século de existência da estrada, apenas 32 quilômetros foram duplicados. “A estrada está saturada e nela vêm acontecendo muitos acidentes e mortes”, informou Perondi ao ministro Passos. A BR-386 liga o Norte do Estado à Região Metropolitana de Porto Alegre e tem grande importância econômica e turística. Paulo Sérgio Passos revelou que existem recursos no Orçamento e prometeu a elaboração do projeto de engenharia já em 2011.

Outra obra que os gaúchos consideram de extrema importância é a construção da Ponte do Mercosul. As obras de asfaltamento do trecho de 24,9 quilômetros da RS-163, entre os municípios de Tenente Portela e Barra do Guarita, já estão sendo executadas pelo Governo do Estado. “Vai faltar só a ponte, que terá um papel fundamental na integração entre o norte e o sul do Brasil, tornando mais fácil e barato o escoamento da produção agropecuária e industrial”, explicou Perondi. O ministro Paulo Sérgio Passos incumbiu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de elaborar o projeto.

Sobre o anel viário de Caxias do Sul, o ministro demonstrou preocupação, principalmente por ser aquela região um importante pólo industrial, de intenso tráfego de veículos. Paulo Sérgio prometeu estudar o caso com carinho. Na avaliação do deputado Darcísio Perondi, são três lutas pesadas no Ministério dos Transportes, mas que não deverão ser empreendidas apenas pela bancada gaúcha federal. Dessa campanha também devem participar as Associações Comerciais e Industriais, lideranças comunitárias das cidades e das regiões, os prefeitos e os vereadores. “Demos o chute inicial e pretendemos realizar reuniões nessas regiões para motivar as lideranças a fazer pressão e nos ajudar. Avançando nos projetos, nós, deputados e senadores, poderemos colocar, nos próximos anos, recursos através de emendas de bancada, ou tentar incluir essas obras no PAC”, esclareceu o deputado Darcísio Perondi. Participaram da audiência com o ministro Paulo Sérgio Passos, além de Darcísio Perondi, os deputados Osmar Terra (PMDB), Sérgio Moraes (PTB) e Ruy Pauletti (PSDB), o senador Sérgio Zambiasi (PTB) e o deputado estadual eleito Ronaldo Santini (PTB).

Assessoria de Imprensa de Perondi

##################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário