26 de set. de 2010

Dilma tem 49% pela primeira vez; Serra sobe para 24% e Marina para 12%

===================================
Postado por Gilmar da Silva, em 26/09/2010
==========================

Pela primeira vez, desde o início da pesquisa Tracking Vox Populi/Band/iG no começo do mês, a candidata do PT, Dilma Rousseff, ficou abaixo da casa dos 50% nas intenções de voto. A presidenciável petista recuou de 50% para 49%, enquanto o candidato tucano, José Serra, subiu de 23% para 24% e a presidenciável do PV, Marina Silva, passou de 11% para 12%, chegando a essa pontuação pela primeira vez. Com isso, a diferença entre os votos em Dilma e a soma dos demais candidatos (contando com 1% atribuído a “outros”) caiu de 15 para 12 pontos percentuais, reduzindo a vantagem da petista de se eleger no primeiro turno. O Tracking Vox Populi/Band/iG também mostra que 11% estão indecisos e 3% votam em branco ou nulo. Na consulta espontânea, quando a lista com os nomes dos candidatos não é apresentada ao entrevistado, Dilma oscilou negativamente de 43% para 42%, Serra manteve-se estável em 20% e Marina avançou de 9% para 10%. O Tracking Vox Populi/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

@<@<@<@<@<@<@<@<@

2 comentários:

  1. Percebo com felicidade uma participação maior dos jovens discutindo sobre a política através da internet. Escrevi sobre isso no último post do meu Blog. Acho que tem muita gente reavaliando as decisões sobre em quem votar, por isso essa oscilação nas pesquisas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ IVANA!! ESTÁS ATENTA HEIN? POSTEI A POUCO ESTA MATÉRIA. CONCORDO E TAMBÉM VEJO MAIOR PARTICIPAÇÃO DELES NA VIDA POLITICA DA NAÇÃO. MUITOS CANDIDATOS NOVOS DÃO MOSTRA DISSO. ESPERO QUE OS QUE LOGRAREM ÊXITO TENHAM REALMENTE A INTENÇÃO DE MUDAR O QUE AÍ ESTÁ PARA MELHOR. QUE PENSEM NA NAÇÃO, EM SEU POVO E SUAS REAIS NECESSIDADES. UM POVO POLITIZADO É MAIS DIFÍCIL DE SER MANIPULADO. AS PESQUISAS SÃO UMA TENDÊNCIA E VEJO PERIGO NISSO, POIS MUITOS NÃO QUEREM PERDER E ACABAM INDO A REBOQUE. AINDA PENSO NO VOTO CONSTRUIDO PELA CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO ELEITOR, COM ANÁLISE DO QUE DESEJA PARA O FUTURO DO PAÍS E O QUE ESPERA QUE OS POLÍTICOS FAÇAM POR ELA E AÍ DECIDA PELO QUE CONSIDERAR MELHOR. MAS PENSO QUE INDEPENDENTE DO QUE VIER OCORRER, O BRASIL TENDE A CONTINUAR CRESCENDO, MESMO QUE SEU POVO CONTINUE AINDA NÃO TENDO SUAS NECESSIDADES BÁSICAS ATENDIDAS, COMO SE VE EM MUITAS REGIÕES DO PAÍS. MAS TENHO ESPERANÇA, AFINAL QUEM CONSTROI UMA NAÇÃO SOBERANA É SEU POVO E SOMENTE ENTRANDO NA VIDA E NAS DECISÕES É QUE SE ESTARÁ PARTICIPANDO EFETIVAMENTE DESSA ECONOMIA EMERGENTE QUE PROMETE. ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir