13 de jun. de 2010

Degravação da Câmara de Vereadores em 07/06/2010

==========================
Postado por Gilmar da Silva, em 13/06/2010
=====================

Em sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, na noite da última segunda feira, sob a presidência de Gilberto Martins de Quadros, apesar de pequeno o expediente teve certos momentos quentes de parte de alguns oradores.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Juarez Gilberto Cardoso – Tarez (PMDB) apelou para o secretário da agricultura para que faça mais visitas aos agricultores e determine a recuperação dos acessos de suas propriedades. Justifica ter recebido muitos pedidos de produtores insatisfeitos pelo secretário não estar destinando o apoio necessário para possibilitar o escoamento da produção do setor primário. “Espero que o secretário ouça o nosso apelo e comece a dar a devida atenção para esse setor, que é retorno certo ano a ano para nosso município”. De outra parte agradeceu ao capataz local do DAER que está realizando um ótimo trabalho de recapeamento das laterais do acesso ao município, com colocação de brita e posteriormente uma camada asfáltica. Também informou que entrou em contato com o engenheiro geral do órgão para que seja feita a pintura geral da sinalização na pista de rolamento do acesso asfaltado ao município, cuja situação está bastante precária e a falta de atenção até o momento tem feito com que não seja possível uma boa visão por parte dos usuários dessa rodovia, em especial à noite e com neblina e por isso o pedido do parlamentar. Garantiu que o trabalho deverá ser iniciado em no máximo um mês e dará um novo visual par a rodovia 128 e também proporcionará maior segurança para os motoristas que a utilizam.

.

Eder Eduardo Cíceri (PSB) iniciou colocando pedido verbal no sentido de que se coloque placa sinalizando a escola na Rua Hildo Jacob Thomas, pois os motoristas que não possuem bom senso têm passado pelo local imprudentemente acima da velocidade colocando em risco a integridade dos alunos Aproveitou, como sendo membro do Conselho Municipal de Trânsito, para pedir que as ruas sejam sinalizadas com placas indicativas, pois a reclamação tem sido constante de parte da comunidade e de quem precisa localizar endereços. Diz que empresas de fora reclamam dificuldade em efetuar entregas no município, pela falta de sinalização das ruas, o que motiva um transtorno tanto para quem entrega, quanto para quem deseja receber os produtos adquiridos. Argumentou que o custo é baixo e que se houver um esforço e boa vontade da secretaria de obras e do próprio organismo de trânsito, essa situação se resolverá com muita facilidade.

.

Conclusão das laterais da via principal

Cíceri trouxe boa notícia depois de contatar com o prefeito Pazuch, de quem teve informação de mais uma emenda no valor de R$ 150 mil, do deputado Beto Albuquerque, que deverá possibilitar a conclusão das laterais da rua principal da cidade. O convênio já foi firmado e já começou a tramitação da licitação para se dar início as obras. Disse que não tem previsão de início, mas garantiu que se não for executado o trabalho neste ano e elogiou a atenção que esse parlamentar vem dando ao município. Também anunciou emenda do deputado Paulo Pimenta no montante de R$ 100 mil para revitalização da escadaria da Rua Alberto Pasqualini, que já há vários anos não vem merecendo a devida atenção e é um dos pontos turísticos do município que leva a centenária Igreja do Morro e com esses recursos poderá ser um bom referencial turístico. Diante disso disse que esses deputados, como outros de outras siglas, não tem vindo somente garimpar votos, mas deixam sua marca em favor dos interesses da comunidade.

.

Reunião do programa habitacional

Relatando sua participação no encontro visando a construção de mais um núcleo habitacional no município, Cíceri destacou que vê a importância de projetos dessa natureza, pois socialmente são fundamentais para a qualidade de vida de segmentos da comunidade. Disse ser uma conquista a aquisição da área para a construção das casas populares e considera que apesar de ser apenas ainda um projeto o programa “Minha Casa Minha Vida” irá trazer os benefícios para quem ainda não possui casa própria. No entanto denunciou ter havido reclamações de que algumas pessoas que participaram do encontro não eram do município. “Diante disso falei com a vice-prefeita e a fiz ver que é necessário rigor na fiscalização e isso deve ser feito por todos nós, em especial quem está cadastrado para ser beneficiado, pois primeiro para quem é daqui e se houver alguma sobra pode se estudar estender para quem deseja vir morar no município”, disse.

.

Área industrial para expansão

A respeito do projeto 44/2010 que destina área industrial para empresa de embutidos, que acabou sendo aprovado, o líder do governo municipal disse que não votaria contra, pois foi autor da indicação de o município possuir uma área industrial. É uma empresa que irá aumentar a oferta de mão de obra. De outra parte deixou bem claro que os próximos projetos que venham nesse sentido sejam beneficiando empresas locais, pois essa é de fora. Justificou sua colocação em função das empresas que estão sendo subsidiadas pelo município com locação de imóvel. “Então, se vier projeto buscando beneficiar com imóvel empresa de fora, deverá ficar retido nas comissões até que o município regularize a situação dessas empresas que somente tem auxílio locação”. Conforme Eder, tem que ser visto o lado do investidor local que passou pelas piores crises recentemente e foi ele o pequeno empresário que ajudou a segurar o emprego e a economia local. “A atenção especial deve ser para esse empresário e se houver espaço e área para estender para investidores de fora, então a gente vai acolher com muita satisfação”, argumentou.

.

Edson Farias Garcia (PDT) disse que deve haver um critério rigoroso na questão envolvendo esse programa habitacional, pois o que o poder público que está à frente desse projeto deve fazer é se cercar de toda a segurança, exigindo, por exemplo, o atestado de residência no interessado no imóvel, visto que é muito prático se ter como comprovação as contas de luz ou água, buscando ainda o atestado de que essa família resida um determinado tempo no município. Pediu que tivesse uma carência, ou seja, não beneficiar quem está residindo há pouco tempo em detrimento de quem já mora no município por muito mais tempo e realmente precisa da casa própria. “Deve existir muita coerência e eu já pedi para as pessoas trazerem o que julgarem não estarem regulares para nós vereadores nos posicionarmos na tribuna e buscar a solução mais justa”. Aproveitou para cumprimentar a Rádio Eclusa FM pelos 6 anos de fundação e pela bela festa realizada no Parque Por do Sol, com a presença de quase uma dezena de bandas e um expressivo público.

.

Gilberto Martins de Quadros (PP) com relação à reclamação de alguns vereadores com relação a convites de eventos que têm chegado com certo atraso e também com ponderação de se adotar a prática de levar essas discussões para a reunião da mesa das comissões, o vereador Quadros pediu ao secretário Executivo que a partir de então esse procedimento seja adotado e que se dê ciência a todos daquilo que deles for de interesse, para evitar problemas de agenda especialmente, no tocante a eventos. Com relação a programações desenvolvidas pela UVERGS o parlamentar disse que a câmara, apesar de associada à entidade, tem participado pouco dos eventos. Também disse que para estar mais próximo dos encontros de vereadores, o Legislativo também se associou a AVAT. E no tocante a programação da Uvergs em Porto Alegre, como era uma homenagem, ponderou que seria ideal a participação de um bom número de vereadores. Sobre o projeto de auxilio a empresa Derfi Indústria Alimentícia, disse que foi muito boa a discussão, o que possibilitou a aprovação da matéria após contato com o empresário, o qual se comprometeu em vir ao legislativo para contatar com os vereadores, conforme solicitado por esses.

Falta de sintonia no Comtran

Depois de invocar a necessidade da manutenção de união entre os vereadores, o presidente da Câmara disse que não pode discordar de Edson Farias quando reclama convites feitos em cima da hora e se referiu a reunião do Conselho Municipal de Trânsito – Comtran, do qual faz parte como membro e disse que não foi convidado à participar e somente soube da realização da reunião por ter sido avisado pelo vereador Eder. “Mas eu lhe disse que se não fosse convidado não participaria. Parece-me que acabamos enchendo muito a bola do coordenador de trânsito e ocorre isso”. Considerou uma falta de respeito, pois além de ser membro do conselho, representando a empresa em que trabalha, também é presidente da Câmara de Vereadores e representa todos os colegas. Em aparte o vereador Tarez, indicado pelo legislativo para membro do Comtran, da mesma forma disse que não recebeu convite e sim foi comunicado pelo colega vereador Eder. Aproveitou para criticar a falta de controle naquele organismo que por várias vezes enviou projeto com o nome errado do conselho e ao invés de COMTRAN, escreviam CONTRAN e a matéria era devolvida para ser acertado o erro. Também Edson Farias lembrou que na visita feita pelo coordenador aos vereadores, prometeu que na semana seguinte iniciaria a fazer o estacionamento para idosos e deficientes. “Quantas semanas fazem que ele veio aqui?”, questionou. Sérgio Gregory propôs adotar o procedimento de não se elogiar mais o organismo. “Se os próprios membros do órgão não foram convidados para a reunião o que vai se esperar desse departamento do município?”

Projeto habitacional do governo federal e município

“Reunião minha casa minha vida’, achei muito interessante o projeto e a nossa parte como vereador nós fizemos, aprovando a área de terras para a idealização e realização desse antigo sonho de quem ainda não possui casa própria”. Disse que falou na oportunidade e parabenizou quem está à frente desse empreendimento social e espera que tudo saia conforme o planejado e que ocorra a justiça social e que seja contemplado com a destinação de imóveis, quem realmente tenha o perfil de quem precise da casa própria. Também colocou a preocupação do colega Eder, em se cadastrar quem tenha já uma vida no município e reclamou ter visto também muita gente que não conhece, dando a entender que possa - como dito por Eder - ser pessoa de outros municípios, que podem vir a se beneficiar em detrimento de quem realmente precisa e aguarda há anos um imóvel pelo sistema da habitação, hoje administrado pela Caixa Federal. “Então espero que a seleção seja muito bem feita para que não aconteça injustiça”. Por fim também teceu elogios a festividade que marcou os 6 anos de fundação da Rádio Eclusa FM e cumprimentou os organizadores e toda a família eclusa.

Obs: Algumas fotos postadas são ilustrativas, de acordo com o texto postado

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário