4 de dez. de 2009

Vale reabre fábricas e volta a contratar

==============================
Postado por Gilmar da Silva, em 04, 12, 2009
========================


Duas fábricas de pelotas da Vale, a do Norte, de São Luís, no Maranhão, e a usina de Fábrica, de Minas, serão reabertas. Para colocar em funcionamento as últimas plantas que estavam paradas em razão do ajuste feito em 2008, a companhia irá contratar 1.028 pessoas até o final deste ano. No auge da crise, a Vale havia fechado oito das dez fábricas que produzem pelota, um minério bem fino, que tem maior valor agregado por permitir aumento da produtividade de alto-fornos das siderúrgicas.

Carla Grasso, diretora de Recursos Humanos e Serviços Corporativos, diz que não houve demissão naquela época, apenas transferência de funcionários que não se aposentaram. A empresa ficou seis meses com 6.000 pessoas paradas. "As coisas estão melhorando. A reabertura das fábricas é sinal de que o minério de ferro está se recuperando, permitindo que retomemos a operação com novas contratações", diz.

A pelotizadora de São Luís, que é a maior do mundo, pode produzir 7 milhões de toneladas por ano, e a de Minas, 5 milhões de toneladas por ano. Marcos Assunção, da Itaú Corretora, diz que a reabertura das plantas indica que a demanda por pelota, um produto caro, "voltou a ficar firme".

"Os europeus, que são os que mais compram da Vale, estão reacendendo os alto-fornos. A produção de aço do mundo retoma um ritmo próximo ao do período pré-crise." A reabertura das plantas não terá, porém, segundo ele, grande efeito sobre o resultado financeiro da Vale por representar apenas cerca de 15% de sua produção.
"A reabertura das fábricas é sinal de que o minério de ferro está se recuperando, permitindo que retomemos a operação com novas contratações".
Folha de São Paulo
=============================================================

2 comentários:

  1. A cara de pau da Sra.Carala Grasso é a coisa mais berrante que já vi em todo meu tempo de 20 anos na justiça trabalhista. Esta cria de FHC é um cancer de corte de beneficios historicamente da previdencia nacional e dos empregados da Vale. Mais de 70% dos empregados não podem nem ouvir falar em nome ddela. A empresa corta beneficios escolares,lanches de quem acorda 4 h para trabalhar, implanta sistema eletronico que não funciona em sua diretoria e culpam as outras, pela força que tem com o presidente Agnelli, dificulta fornicimento de documentos, forjam documentos em benefício da empresa e nocivos ao trabalhador e mais; fala mentira abertamente e tem vergonha de divulgar as pesquisas de clima organizacional da Vale. É uma praga ou a BRASS ENCOBERTA, eu diria a MASCARA ABSURDA DA VALE.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário. Postei uma informação, mas não tenho conhecimento dos meandros da empresa, que se for conforme a leitora discorreu, deveria receber uma visita dos organismos ambientais, ainda mais em momento em que nações estarão se reunindo para discutir o futuro do clima mundial. É de se formalizar denúncia nesse sentido, pois empresa, grandes ou pequenas ou qualquer ente do país que atentar contra o meio ambiente, o estará fazendo contra a população mundial e é passível sim do rigor da lei, é claro, se as autoridades cumprirem a lei que foi criada para tal controle de excesso.

    ResponderExcluir