23 de nov. de 2009

Processo ameaça volta de Heloísa Helena

========================
Postado por Gilmar da Silva, em 23, 11, 2009
===================

MACEIÓ - Considerada a candidata mais forte para enfrentar Renan Calheiros (PMDB) na disputa por uma vaga no Senado em 2010, a vereadora Heloísa Helena (PSOL) responde, há cinco meses, a um processo de cassação de mandato que pode atrapalhar seus planos de voltar a Brasília. Heloísa é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter chamado a vereadora Tereza Nelma (PSB) de “porca trapaceira” e de “ladra de prótese de criancinhas”.

O relator do processo contra Heloísa Helena, vereador Galba Novaes (PRB), disse que aguarda a cópia das gravações em áudio das duas sessões em que ocorreram os xingamentos. Heloísa acusou Nelma de desviar R$ 162 mil de verba de gabinete para o próprio bolso. Após a chegada das provas, os vereadores terão cinco sessões para avaliar as acusações e pôr o assunto em plenário, e decidir se Heloísa terá o mandato cassado ou não. Esse é o primeiro processo de quebra de decoro contra um vereador de Maceió. É também o único que pede a perda de mandato.

Na Câmara, há vereadores respondendo na Justiça por compra de votos e assassinato. “Vereador pode roubar cofres públicos, mas não pode chamar o outro de porco”, disse Heloísa, numa das poucas vezes em que falou do assunto após o episódio. “Não houve pedido nem de Collor, nem de Renan, nem do governador nem de ninguém para não levar o processo adiante ou para pedir a cassação. O caso será analisado sob a ótica jurídica”, disse Novaes
(Odilon Rios).
=============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário