16 de ago. de 2009

Coluna do Chimarrão

Bom Retiro do Sul, 17, 08, 2009
Gilmar da Silva

Objetivo atingido
Destaco da sessão do legislativo as referências feitas pelos vereadores que junto com dezenas de voluntários se envolveram na votação da Consulta Popular realizada no dia 04 deste mês, quando o número de votos chegou próximo dos quatro mil e Bom Retiro do Sul figurou entre os mais votados do Vale do Taquari, superando municípios maiores como, por exemplo, Estrela. Pois os elogios dos vereadores Silvio Portz, Carlos Cardoso (Carlinhos), Sérgio Gregory, Betinho Quadros, Eder Cíceri e Edson Garcia, têm um sentido muito positivo, uma vez que a mobilização de quem trabalhou no processo encontrou a vontade da população em apostar nas demandas, que foram: reforma da Escola Estadual Jacob Arnt, viaturas para as políticas militar e civil e cursos de capacitação. Em razão disso, ou seja, de um trabalho bem feito e que encontrou receptividade na comunidade bom retirense, todas as demandas foram aprovadas e os benefícios conquistados. Só resta parabenizar Bom Retiro que mostrou lutar pelo que deseja e assim é na vida, só se conquista metas estabelecidas com muita luta e perseverança.
Rengueando cusco
O mês de agosto tem oferecido um visual inusitado para quem curte essa época do ano. É claro que nem todos simpatizam com o clima frio, em especial os menos favorecidos, que têm sofrido com o rigor deste inverno, um dos que tem oferecido as mais baixas temperaturas dos últimos anos. E na fronteira, onde os campos têm amanhecido brancos, é comum a expressão “frio de renguear cusco”. Mas os últimos dias, após as chuvas torrenciais que trouxeram também a enchente, se bem que não grande como as ultimas, já tiveram uma temperatura mais alta e somente à noite tem esfriado, mas mantendo um clima menos frio. No entanto, como agosto ainda está em curso, a previsão é de que deverá retornar o frio para o deleite de quem gosta, entre os quais me incluo e por certo dará para apreciar um calorzinho próximo da lareira, regado a um bom vinho tannat, espero, mas com esse veranico dos últimos dias já estou em dúvida.
Cheque especial
Em julho, cheque especial registra os juros mais baixos da história, anuncia a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Houve uma redução de 1,33% na taxa, que baixou de 7,54% ao mês (139,24% ao ano) em junho para 7,44% ao mês (136,59% ao ano) em julho. A expectativa é que o consumidor brasileiro vai conviver com uma situação nova, qual sejam reduções dos juros das operações de crédito em patamares superiores às quedas da taxa básica de juros, ou seja, durante muito tempo conviveram com reduções das taxas em patamares inferiores às quedas ocorridas na Selic (em vários momentos inclusive houve quedas da Selic e aumento dos juros ao consumidor) e daqui para frente deverá ter reduções das taxas de juros seja para produção (pessoa jurídica) como para consumo (pessoa física) em patamares superiores ás quedas da Selic. Haverá inclusive períodos em que a Selic vai ficar inalterada e as taxas de juros das operações de crédito vão ser reduzidas, informou a Anefac, em nota.
Assunto encerrado
Levantado pelo presidente do legislativo bom retirense, que circula pela rua o famoso telefone sem fio, ou seja, boatos de que lá naquela sessão solene no CTG Querência da Amizade, por ocasião dos 50 anos de Bom Retiro, houve uma polêmica envolvendo a vereadora Regina Mallmann, Silvio Portz e Edson Garcia. Fato que não deveria acontecer, segundo consenso entre os vereadores, mas acabou ocorrendo e aí saiu farpas para todo lado, envolvendo esses edis. O fato é que Silvio atacou a vereadora e essa questionou sua função na área rural, assim como Farias, que disse não ter o colega a qualificação para desempenhar a atividade na área de veterinária. O caso já estava caindo no esquecimento, não fossem os boateiros que disseram estarem Farias e Regina movendo ação contra o colega Silvio. Ambos negaram e afirmaram que jamais farão isso e Silvio foi taxativo, “eu já tinha colocado uma pedra sobre o assunto”. Resumo da história, eles consideraram o fato irrelevante e deram por encerrada a questão, o que é uma medida correta, afinal eles têm muitos assuntos de interesse da comunidade e não deve se ligar a questões levantadas verbalmente, sem fundamento e por certo, como disse Regina, é ato de quem “quer ver o circo pegar fogo”. É gente, o telefone sem fio é como navalha e o seu único ponto positivo, para quem o liga, é que não tem como gravar e não aparece o autor, aquele fantasminha covarde que todos conhecem.
Invasões do MST
O país está assistindo mais uma aberração promovida pelo Movimento dos Sem Terra, MST, que informalmente tem sido desde sua fundação apoiado pelo PT e partidos de esquerda no país. Há poucos dias mais uma invasão previamente programada aconteceu em doze estados da federação, onde os invasores, numa clara afronta a Carta Magna do País, além desse ato que a sociedade repudia, também impediram aos trabalhadores o acesso à suas atividades. Isso tudo para pressionar o governo, que lhes apóia, a destinar recursos na ordem de R$ 800 milhões do orçamento do Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA, para desapropriação de terras à distribuição aos sem terra. Até quando isso continuará acontecendo? Quem apoia os sem terra, uns baderneiros que para mim possuem imunidade não oficializada e atentam contra os direitos individuais dos cidadãos, deveriam também fazer com que o governo faça o seu papel social na distribuição de terras, conforme desejam seus protegidos. Não, isso não pode acontecer na integralidade, pois assim o movimento perderia a razão de existir. E para quem viu as fotos das invasões promovidas, por certo deve ter observado que apareceram muitos agricultores da era atual não é mesmo? Os famosos contratados para inchar as fileiras do movimento em invasões."Uma vergonha", como bem diria a respeito o âncora Boris Casoy.
Liga de combate ao câncer
A iniciativa mostra que essas mulheres valorosas e disponíveis para uma causa importante no contexto social e de saúde pública conseguiram formar no município de Bom Retiro a Liga Feminina de Combate ao Câncer e em visita ao legislativo para expor seu trabalho voluntário em favor da mulher no combate ao câncer, a entidade foi muito elogiada pelos vereadores que usaram a tribuna. A liga tem uma função de alertar, apoiar e prevenir a doença em sua precocidade e também dar o seu aval e conduzir aquelas que já estão em estado avançado da doença, para um tratamento que possibilite trazer a mulher novamente para o meio em que vive curada dessa doença que acomete tantas pessoas. Também muito oportuna a colocação dos vereadores em se dispor a auxiliar a entidade e também da presidência em deixar a Casa disponível para ajudar nas iniciativas da liga, que dentre suas atividades voltadas diretamente ao tema, também tem realizado outras de cunho comunitário, como o mocotó do último final de semana, totalmente voltado em favor do apoio a essa patologia. Sem dúvida uma louvável iniciativa que merece todo o apoio da comunidade.
Lajeado contra a Gripe A
Em virtude d a epidemia da Gripe A (H1N1), a prefeita Carmen Regina Cardoso assinou o decreto municipal que regulamenta medidas de controle e prevenção da gripe Influenza no município. A necessidade de mais um decreto e de ampliar medidas preventivas para evitar que mais pessoas venham a contrair, propagar e serem vítimas deste novo vírus foi decidida através de reuniões do Comitê Municipal de Prevenção à Gripe A (Influenza H1N1). Seguindo orientações da Secretaria da Saúde do Estado, o decreto não irá possuir medidas mais severas, como a suspensão temporária de alvarás de estabelecimentos que reúnam número significativo de pessoas e suspensão de eventos, e sim, apenas de orientação e recomendação para não se propagar o vírus. A orientação é que as pessoas evitem locais de aglomeração de grande público em ambientes fechados.
Alexandre Postal
Em recente visita a Bom Retiro, o deputado Alexandre Postal foi recebido pelas lideranças locais e manteve contatos políticos com os peemedebistas do município, segundo o vereador Carlinhos Cardoso, o qual disse ter ficado satisfeito também com o contato do deputado com o magistério da rede estadual, que recentemente esteve presente ao legislativo reclamando do governo sobre o projeto do quadro de carreira da categoria. “Postal deixou os professores mais tranquilos, afirmando que o projeto não irá trazer prejuízos ao magistério e isso eu considero muito positivo”, disse o parlamentar, confiando em que realmente o que Postal repassou para os educadores vá realmente ocorrer com a matéria enviada pelo governo Yeda e que se encontra em tramitação na Assembléia Legislativa e deve ser votado pelos deputados. Essa a expectativa do vereador Carlinhos e especialmente dos professores, que lutam a décadas pela manutenção de suas conquistas históricas.
Reclamações ao setor viário
As últimas chuvas trouxeram problemas em estradas e ruas da cidade e em conseqüência também reclamação dos atingidos, que buscaram solução nos vereadores e a tribuna foi usada para apelar ao setor de obras que os reparos ocorram logo, dado a urgência de cada caso. Como Tarez que citou o sistema de esgoto do bairro Imigrante e reclamou não estar sendo atendido em seu pleito em favor da população que pede providências. E lembrou que a câmara aprovou R$ 1.150 mil para compra de novas máquinas, que vieram, mas ele se sente discriminado, pois pede e não é atendido, mesmo sendo da situação. “Porque o colega Carlinhos é atendido e eu não”, questionou. Para as estradas pede material melhor do que o colocado e que com as chuvas virou barro. Também Gilberto Quadros colocou proposições para reparos em ruas que ficam alagadas com as chuvas e pediu em definitivo, obras que acabem com essa situação, sendo endossado pelos colegas Eder Cíceri (líder do governo e que também se diz não atendido em seus pleitos) e Edson Garcia. Aliás, Garcia pede para que acabem os discursos em cima de máquinas e que essas sejam usadas para resolver as situações, afinal foram compradas para isso. São os vereadores defendendo seus eleitores e entregando ao setor de obras os pedidos formulados pela comunidade. No final de semana passei por algumss vias do interior e vi que trabalhos já foram feitos pelo setor de obras e por certo continuarão, aproveitando os dias de sol que têm feito. Mas quem está realizando um bom trabalho de recuperação da RS-129 - Bom Retiro/Mariante, é o Daer, com levantamento do leito da rodovia, colocação de material e compactação, que se feito em sua integralidade deve oferecer um bom trecho aos usuários, que vêm sofrendo com a precariedade da RS até então.
Prevenção da Insuficiência Renal
O deputado Marquinho Lang (Democratas) protocolou Projeto de Lei que acrescenta a contagem do nível de creatinina, para investigação da função renal, ao exame de hemograma realizado através da rede conveniada e SUS no RS. O Projeto de Lei recebeu o nº 159/2009 e iniciou tramitação na Assembleia Legislativa. Lang justifica em seu Projeto que do ponto de vista de “impacto financeiro”, uma simples amostragem feita no mercado demonstra que tal exame tem o custo médio de R$ 7,98, ao passo que o paciente acometido de Insuficiência Renal não detectada precocemente tem um custo médio de R$ 13.031,83 mensais - por paciente - sendo tal gasto de absorção total do Estado através da Farmácia de Medicamentos Especiais com os medicamentos Eritropoetina, Noripurum, Renagel e Calcitriol, “sem levarmos em conta os medicamentos da Rede Básica, de distribuição municipal”, concluiu o deputado que representa o Vale do Taquari no parlamento gaúcho e assim como as autoridades do setor, está preocupado com essa situação que gera substancial impacto financeiro para quem necessita de tratamento dessa patologia.
Com direção certa
Com tantas reclamações de pedidos feitos e alguns atendidos e outros sem atendimento, por sugestão do vereador Eder Cíceri, a Mesa Diretora determinou que todas as proposições sejam feitas em três vias e que a secretaria da câmara levará em mãos para a Secretaria de Administração e para a pasta de destino, cópias dos pedidos que serão devidamente protocolados na prefeitura, a fim de não haver dúvidas a respeito para que todos sejam atendidos sem discriminação. Na verdade é uma velha reclamação, ao longo das décadas, de vereadores que pedem e não levam, enquanto seus colegas são beneficiados. Uma certeza é que a diplomacia ainda é a via mais fácil para o entendimento que pode redundar num futuro atendimento e aí cai por terra a discriminação. Isso é um dos detalhes do envolvimento que trás a vida político partidária, mas como estanque somente está o final da vida, quem sabe conversando as pessoas se entendam, não é pessoal?
Maior divulgação
Recentemente foi promovida uma conferência pela assistência social, que conforme o vereador Sérgio Gregory, teve como objetivo o esclarecimento sobre a funcionalidade do Sistema Único de Saúde – SUS. Como ex-secretário da saúde de Bom Retiro, o vereador disse que o público alvo não foi atingido, referindo-se a população que é diretamente interessada no assunto, aos próprios vereadores, que são formadores de opinião e outras entidades diretamente interessados no tema que julga importante, por envolver saúde pública. Diante do ocorrido e no sentido de colaborar para que em próximo encontro, que considera muito relevante, sugeriu que tenha maior divulgação na mídia escrita e falada, para que muito mais pessoas participem e tenham os esclarecimentos sobre esse tema e dessa forma os objetivos do evento sejam efetivamente alcançados.
O dia seguinte
Famílias voltam para suas residências em Estrela, após a enchente do Rio Taquari. As 15 famílias removidas de suas residências em função da enchente do rio Taquari tiveram um dia agitado quando da enchente em Estrela. Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) providenciou no transporte dessas famílias de volta para suas casas. Os desabrigados aproveitaram a tarde ensolarada para reorganizar seus bens. Foi o que fez, por exemplo, a família de Paulo Antunes do Nascimento, 27 anos de idade. Morador da Rua Santo Antônio, no bairro Marmitt, a qual voltou a reorganizar seus pertences. Sua esposa Luciana Johann, 26 anos, ao retornar disse: “Tenho quatro filhos e moro aqui há dois anos. Essa foi a terceira enchente. Menos mal que dessa vez a água não chegou aqui”, observou. Durante a cheia do rio Taquari, as famílias ficaram abrigadas no Ginásio Ito Snel, no Colégio Martin Luther. Vários servidores da SMDU atuaram na remoção dos desabrigados e consideraram o trabalho mais fácil porque houve cooperação das famílias.
Prefeito visita indústria Latvida
O prefeito de Estrela Celso Brönstrup esteve visitando a Latvida, localizada na Linha Santa Rita em Estrela. No encontro, Rui Sulzbach recepcionou o prefeito apresentando os últimos investimentos da Latvida no ramo de laticínios e as projeções de produção para os próximos meses. Para o prefeito, a empresa que iniciou como uma pequena agroindústria familiar e hoje se projeta entre as maiores do município é um exemplo de investimento e de trabalho. “A Latvida é um excelente exemplo de trabalho, competência e determinação, princípios fundamentais para o sucesso”, lembrou. A empresa iniciou atividade no ano de 2000 e investe cada vez mais no seu desenvolvimento atuando na área de produção e comercialização de leites, queijos, iogurtes, doce de leite e creme de leite. É uma empresa familiar que foi estruturada pelos irmãos Rui e Valdir Sulzbach. Conta com o efetivo de dezenas de funcionários, produtores e colaboradores indiretos. Atualmente sua planta industrial no município de Estrela, recebe milhares de litros de leite por dia, sendo que a maior comercialização de seus produtos é realizada na região do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, além da grande Porto Alegre, região de Santa Maria e Passo Fundo.
A farra continua
BRASÍLIA - No meio do turbilhão da crise no Senado, o Presidente Lula encaminhou ao Congresso o processo para aprovação de uma concessão de rádio FM para a família de Renan Calheiros, líder do PMDB e um dos comandantes da tropa de choque para a manutenção de José Sarney na presidência da Casa. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”. A concessão, em nome da empresa JR Radiodifusão, é para o município de Água Branca, uma cidade de 20 mil habitantes no sertão de Alagoas. Lula enviou a mensagem ao Congresso na sexta-feira, um dia após violento bate-boca, no plenário, entre Renan e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Renan nega ter influenciado a tramitação. A rádio não tem como acionista o senador Renan Calheiros, mas sim seu filho, José Renan Calheiros Filho, prefeito de Murici (AL). O principal proprietário de ações da empresa, Carlos Ricardo Santa Ritta, foi assessor de Calheiros no Senado. Essa notícia mostra o que acontece no centro do poder do País, onde nosso guia maior permanece distribuindo benesses aos aliados, que naturalmente estão defendendo a permanência de Sarney. Essa imoralidade não tem mais tamanho, mas tem nome, a manutenção no poder dos antigos coronéis alagoanos, maranhenses etc.. e tal, tudo em nome da governabilidade do país. Até quando esse povo pacífico ou se preferem dizer, passivo, vai continuar ouvindo, vendo e suportando calado o que fazem com nossos impostos? Sabem quando? Com esse conformismo nunca e daí o poder continuará nas mãos desses aí. Só uma pergunta de leigo. É a isso que chamam de distribuição de renda? Não precisam responder, mas reflitam, enquanto isso continua nesse rico país, a pobreza, que não é pouca, continuará aumentando e com ela as várias “bolsas” distribuídas em nome da "diminuição da pobreza" ou das "diferenças sociais". Não é para rir e sim chorar.
Micael Quadros com Lang
O presidente do Legislativo de Teutônia, vereador Micael Quadros (DEM), visitou o deputado Marquinhos Lang na AL, quando discutiram questões de Teutônia. Micael quer nova Vara Judicial, justificando que cerca de 12 mil processos tramitam naquela jurisdição, que engloba Teutônia, Poço das Antas, Paverama, Westfália e Imigrante. Lang disse estar acompanhando esse pleito da comunidade e relata que o TJ já aprovou mais uma Vara e projeto deve ir à apreciação na AL. Lang também destacou a luta por um preço justo do leite ao produtor e consumidor. “A maior preocupação dos parlamentares é a diferença entre o que é pago ao produtor primário - R$ 0,77 por litro, em média - e o que é cobrado do consumidor final (R$ 2, 20, em média, segundo a Confederação Nacional da Agricultura)". Preocupação nesse sentido também manifestada pelo presidente do Legislativo teutoniense que ainda elogia o empenho do deputado Marquinho, autor do projeto que obriga as Empresas de Laticínios a pagar aos produtores de leite nunca menos que o Valor de Referência fixado para os negócios do leite no Estado do Rio Grande do Sul. Diz que conforme dados do IBGE, no município de Teutônia, em 2007, havia 8.000 vacas ordenhadas com uma produção 25.371.000 litros de leite. No Vale do Taquari, que produziu 2.943.684.000 litros, Teutônia ocupou a segunda posição em produção, totalizando 9,64% da região.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Reflita:

Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem.

::::::::::::::::::

Nenhum comentário:

Postar um comentário