Post p/Chimarrão, em 25/01/2011
======================
Cadeia produtiva do calçado gera 1 milhão de postos de trabalho
Renato Molling, deputado federal pelo PP, reafirmou esta semana, durante participação na Couromoda, em São Paulo, o comprometimento em defender no Congresso Nacional medidas de incentivo ao setor produtivo. O parlamentar gaúcho relatou quais serão as reivindicações prioritárias para este ano em defesa da indústria calçadista, entre elas a necessidade de uma minirreforma tributária e ainda uma maior fiscalização na importação dos calçados chineses. Renato Molling,
presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Setores Coureiro-Calçadista e Moveleiro na Câmara dos Deputados comemora os números da indústria de calçado, porém, segundo o deputado, medidas políticas e econômicas podem melhorar o cenário e garantir um crescimento maior em 2011. “Em comparação a 2009, no ano que passou a produção da indústria calçadista cresceu 5,5%. Mas o aumento da produção pode ser ainda maior se algumas medidas forem adotadas. Defendo prioritariamente que haja uma minirreforma tributária urgente e que tenha impacto na redução dos impostos que incidem na folha de pagamento. O governo precisa desonerar os custos de quem gera emprego e renda”, argumentou.
A elevação do número das importações de calçados é um alerta, destacou o deputado. “Após a conquista da tarifa antidumping, que taxa em US$ 13,83 cada par de calçado procedente da China, está sendo comum a prática da triangulação, ou seja, os produtos são fabricados na China, mas são exportados para o Brasil através de outros países asiáticos. Não queremos privilégios: apenas a oportunidade de concorrer de forma justa e igualitária
no mercado. Por isso, o governo precisa impedir as práticas de concorrência desigual”, disse. Durante a 38ª edição da Couromoda - Feira internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, o deputado também defendeu que haja atenção especial da equipe econômica do governo para a defasagem cambial. “A baixa do dólar prejudica as exportações. Desde 2008, o setor perdeu quase US$1 bilhão nas vendas externas.”
Os números da indústria de Calçados
Empregos gerados pela cadeia produtiva direta e indiretamente: 1 milhão; Produção 2010: 858 milhões de pares; Importação: 2010: 29 milhões de pares; 2009: 30 milhões de pares (- 5,5%); Exportação, 2010: 143 milhões de pares; Consumo aparente, 2010: 744 milhões de pares; Consumo per capita: 2010: 3,9 pares.
Assessoria de Imprensa – Taís Mendes
@@@@@@@@@@@@@@@
Nenhum comentário:
Postar um comentário