21 de set. de 2010

Coluna do Chimarrão

====================================
Postado por Gilmar da Silva, em 21/09/2010
========================

Cinco Estados e o DF vão testar novo RG com chip

Os Estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal serão os primeiros a participarem do projeto-piloto da nova carteira de identidade, chamada de Registro de Identidade Civil (RIC). A escolha foi feita pelo Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça. A previsão é que sejam emitidos 2 milhões de cartões. O cartão substituirá gradualmente as cédulas de Registro Geral (RG) a partir de dezembro deste ano com um número único de registro de identidade civil - disponível por meio de um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico. Posteriormente, o RIC poderá agregar a função de outros documentos, como, por exemplo, o título de eleitor, CPF e PIS-Pasep. O novo cartão incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, o órgão emissor, local e data de expedição e de validade. A substituição do RG pelo RIC será feita ao longo de nove anos.

Rede parceria social contempla APAE da região

A Secretaria da Justiça e Desenvolvimento realizou no dia 14 de setembro de 2010 às 10hs no Auditório da AMRIGS em Porto Alegre a divulgação dos Projetos Classificados na 3ª Edição da Rede Parceria Social. Durante o evento a Conselheira Regional Rosemeri Fröhlich esteve presente e o 8º Conselho teve dois projetos contemplados sendo um da APAE de Bom Retiro do Sul e outro da APAE de Estrela. “Esta contemplação deixa nossa região de parabéns, pois concorremos com 72 projetos”, destacou Rosemeri. Durante a tarde na AMIRGS o presidente da APAE de Bom Retiro do Sul, Sr. Amir Vanderlei de Andrade assinou o convênio para receber os recursos oriundos do projeto que será desenvolvido para prestar auxilio as famílias com maior vulnerabilidade social atendidas na instituição.


Missa Crioula, um misto de religião e tradição gaúcha

Dentro da programação da Semana Farroupilha, o CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, numa demonstração do culto à tradição e também ao sentimento cristão do gaúcho, promoveu sua tradicional Missa Crioula, onde os participantes e mais especialmente quem organizou e realizou a celebração religiosa, estavam impecavelmente vestidos com a indumentária farroupilha,que o Rio Grande realiza e culmina no dia 20 de setembro, data maior do sentimento farroupilha no Estado e também em muitas regiões do país. Toda a celebração teve um misto de tradicionalismo e religiosidade, onde essa mescla de procedimentos é que mostrou a beleza que encerra a manifestação das tradições do Rio Grande do Sul. O celebrante deu um toque todo especial durante o desenvolvimento da missa crioula e trajado a rigor, mostrou sua grande habilidade na manifestação cristã e igualmente gaúcha e acompanhada por um grupo de canto/coral de uma afinação ímpar, o grupo conseguiu mexer com o emocional de muitos dos presentes. Realmente um evento fora dos padrões tradicionais, mas que tem um significado muito interessante.

Um gaúcho de verdade

Durante a Missa Crioula, ocorreu uma justa homenagem a quem já se habituamos a chamar de “um gaúcho de verdade”, seu “Tonico Cardoso”, como é conhecido ao longo das décadas no município e região, pela sua luta pelo tradicionalismo e também por sua efetiva participação na vida do CTG Querência da Amizade, cuja patronagem o homenageou por haver completado seus bem vividos 80 anos. Feliz e também rigorosamente trajado com sua indumentária gaúcha, juntamente com esposa e filho, Antônio Joaquim Cardoso - seu Tonico, agradeceu pela homenagem feita, ele que foi um dos principais responsáveis pela construção do CTG Querência da Amizade, um dos maiores do Estado. Esse e muitos outros tradicionalistas, como os cavalarianos que trouxeram a “Chama Crioula”, no início da Semana Farroupilha, são exemplos e garantia da continuidade desse sentimento que corre nas veias dos riograndenses.

Marquinho participa da homenagem às APAES

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marquinho Lang (Democratas), em homenageou os 49 anos da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no Rio Grande do Sul e os 55 anos do movimento apaeano no Brasil. A homenagem foi nesta terça-feira, dia 14, em aparte ao Grande Expediente Especial proposto pelo deputado Paulo Brum (PSDB). Lang destacou que quando assumiu como parlamentar na Assembleia Legislativa em 2005 de imediato fez uma Subcomissão das Escolas Especiais Subcomissão das Escolas Especiais e do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência para debater justamente para debater a cartilha "O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular", publicada em 2004 pela Procuradoria Regional do Direitos do Cidadão de São Paulo, com apoio do MEC. Percorreu todas as regiões do Estado, aprovou um relatório e entregou as Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A cartilha destacava que a APAE excluía, mas, Marquinho demonstrou nesta subcomissão a importância das APAES na inclusão das pessoas com deficiência. “Vamos continuar a luta pelas pessoas com deficiência. Vamos trabalhar para podermos um dia aprovar o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Congresso Nacional.

Carajás e Tapajós podem ser os novos Estados do Brasil

A Câmara está na iminência de permitir a criação de mais dois Estados no País. Carajás e Tapajós podem surgir retirando a região sul e sudeste do Pará e a divisa do Estado com o Amazonas. Se o resultado da consulta popular for positivo, um projeto de lei complementar terá de ser votado para disciplinar a forma de criação dos Estados. O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) classificou de "aberração" a proposta de criação dos novos Estados. "Estamos criando mais gastos públicos", protestou. "Os Estados não são viáveis economicamente e quem vai bancar será a União." Ele apontou como aumento de despesas a necessidade de montar as estruturas como o palácio do governo, tribunais de contas e assembleias legislativas. O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) contestou o tucano, apresentando tabela comparativas do IBGE. O desmembramento de Goiás para dar lugar ao Tocantins resultou, segundo o levantamento, em crescimento de 155% do PIB no período de 1988 a 2006, para os dois Estados, enquanto o crescimento registrado no País foi de 58% do PIB. Crescimento também foi registrado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, após a divisão. A área de Tapajós ocupa 58% do Estado do Pará. Menos extenso, mas com a maior reserva de minério e a represa de Tucuruí em seu território, a região conhecida por Carajás tem tamanho semelhante ao Equador e um pouco maior do que a Inglaterra. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O direito à compensação fiscal pela propaganda política gratuita

A Constituição da República elege expressamente a radiodifusão como um serviço público cuja finalidade é promover o acesso à informação, ao lazer e à cultura nas remotas regiões do país, além do suprimento parcial das necessidades de comunicação nas localidades não atendidas pelo serviço postal ou pelo sistema telefônico. Estes serviços, em regra, são prestados mediante autorização, concessão ou permissão, onde os titulares são retribuídos através do direito à exploração da publicidade e obrigados à contraprestação pecuniária pela outorga dos serviços, além do dever constitucional de exibir e produzir, preferencialmente, programas educativos, artísticos, culturais, informativos e regionais, respeitando os valores éticos e sociais da pessoa e da família. Intrínseco ao dever de informação, arraiga-se a imposição legal de transmitir a propaganda política gratuita com o escopo de apresentar, em igualdade de condições, os candidatos e suas propostas. Algumas emissoras, em razão deste ônus social, pleitearam judicialmente a compensação fiscal pelas despesas operacionais e pela ausência de receita publicitária no horário de transmissão.

"Quando a gente está na máquina pública, não tem direito de errar",

A menos de meia hora da reunião que decidiu o destino da então chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva foi taxativo: "Quando a gente está na máquina pública, não tem o direito de errar", disse. "E se errar, a gente tem de pagar". Lula, no entanto, ressaltou os grandes serviços que ela prestou ao governo e ao País e lembrou da sua importância na elaboração do marco regulatório da energia elétrica. O presidente também disse que no seu governo a única forma de alguém não ser investigado é não cometer nenhum erro. Mas frisou que em casos de denúncias, como o que levou ao pedido de demissão da ministra, procura fazer a distinção entre o que é fato e o que é ilação das manchetes de jornais.

Esperança da Coxilha promove sua Semana Farroupilha

Dentro da programação alusiva a Semana Farroupilha, a patronagem do CTG Esperança do Coxilha desenvolveu sua programação e o patrão, Manoel Locatelli se mostrou muito satisfeito com a participação da comunidade, como no 3º Jantar Farroupilha, à base de ovelha, cabrito e rês, com demais acompanhamentos, o qual foi realizado na noite da última 3ª feira. O casal Elário e Sueli Wermann aprovou o cardápio a programação. E encerrando as atividades deste ano, o Esperança da Coxilha promoveu seu tradicional fandango no sábado, com a animação do Grupo Balanço Campeiro, que a exemplo de anos anteriores, foi sucesso de público e Locatelli deseja manter essas programações que exaltam o tradicionalismo gaúcho, pois sente que a cada ano tem aumentado o público e a demonstração do culto à tradição.

Como ajudar seu filho a conviver com as diferenças?

No Brasil, há mais de 385 mil alunos com necessidades especiais em escolas do ensino público. Mesmo em minoria, eles apresentam um mundo diferente para os outros alunos, abrem espaços para novos tipos de interação e de relacionamento. Mas a questão é: será que apenas inserir as crianças com necessidades especiais em escolas comuns – um conceito chamado de educação inclusiva – faz com que as outras crianças consigam aceitá-los? “A escola é o segundo modelo de sociedade com que a criança tem contato”, diz o professor William Sanches, autor do livro Mais Respeito! “O primeiro modelo de sociedade vem da família”, completa. Sanches explica que as crianças mais novas tendem a tomar tudo que seus pais falam como verdades. Por isso, quando os pais demonstram preconceito, os filhos têm mais propensão a seguir este pensamento. No final das contas, diz Sanches, ensinar uma criança a aceitar alguém com necessidades especiais não é diferente de ensiná-la a tratar pessoas fora dos padrões estabelecidos. Como educadora Luciana ressalta que, para as crianças, esta é uma relação muito benéfica. “A diversidade amplia o repertório das relações. Certamente, no futuro, estas crianças serão pessoas que não sentirão necessidades de seguir os padrões”, completa.

EUA tem o maior número de pobres em mais de 50 anos

A taxa de pobreza no país passou de 13,2% em 2008 para 14,3% em 2009, a maior desde 1994. Isso significa que, no ano passado, um em cada sete americanos vive na pobreza. O escritório do censo considera pobre uma pessoa sozinha que ganhe até US$ 11,2 mil (cerca de R$ 19,2 mil) por ano. No caso de famílias com dois adultos e duas crianças, são consideradas pobres as que têm renda anual de até US$ 21,8 mil (cerca de R$ 37,5 mil). Os dados divulgados são referentes ao primeiro ano de governo do presidente Barack Obama, durante a crise global. A lenta recuperação da economia americana após a crise é um dos principais problemas enfrentados pelo presidente. A taxa de desemprego no país chegou a 10% e atualmente está em 9,6%, sem perspectivas de baixa no curto prazo. Entre a população jovem (abaixo de 18 anos) a taxa de pobreza é ainda maior, passando de 19% em 2009 para 20,7% no ano passado. O aumento na pobreza infantil em 2009 é um duro golpe para os EUA. Os custos da pobreza infantil permanecerão por muitos anos na forma de baixo desempenho escolar, trabalhadores menos produtivos e maiores gastos com saúde. O senso mostra que o número de pessoas sem plano de saúde aumentou de 46,3 milhões em 2008 para 50,7 milhões em 2009.

HCSA abre suas portas para escolas

Acompanhei um dos momentos em que alunos recebiam informações da extensionista do escritório local da Emater, sobre os cuidados que se deve ter com a saúde pública. Vi o interesse dos adolescentes que tiveram oportunidade de efetuar visitação às principais instalações do Hospital Sant’Ana, o trabalho que lá é realizado pelos profissionais de saúde e principalmente também os cuidados que se tem com os pacientes lá internados, para que tenham sua recuperação da melhor forma e sanidade possíveis. A casa hospitalar estará completando neste ano seus 60 anos de fundação e portanto possui uma história de vida a serviço da comunidade e uma comissão está preparando a festividade que se dará em sua homenagem. E, numa iniciativa de sua direção, foi decidido abrir as portas para que as escolas conheçam mais de perto quem é e o que faz a sua casa de saúde.

Salão 2010: na Ferrari, apenas 458 e 599 GTO

Com cinco unidades no estande, marca italiana terá apenas versão esportiva da 599 GTB como novidade. A Ferrari confirma que terá cinco carros expostos no seu estande no Anhembi. Um deles será a 458 Italia, já lançada por aqui. O outro, esse sim um lançamento, é a GTO, versão esportiva da GTB. E os outros? Variantes dos mesmos modelos, pintados em outra cor. A 458 Italia é o último lançamento da Ferrari. Chegou ao Brasil no ano passado, por preços que variam de R$ 1.400.000 a R$ 1.600.000. Com motor V8 de 4.5 litros e 570 cv, faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 325 km/h. A 599 GTO é o maior representante da marca de potência e exclusividade, a 599 GTO deve desembarcar no Brasil esbarrando nos R$ 3.000.000, já a 599 GTB sai por R$ 2.500.000. Com produção limitada a 599 unidades, a GTO tem motor 6.0 V12, de 670 cv – contra 620 cv da GTB.

*******************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário