Postado por Gilmar da Silva, em 03/08/2010
====================
No Brasil já são mais de 80% de moradores em áreas urbanas. Mostra que o futuro de nosso país passa por soluções que terão de ser adotadas nas cidades. Devemos preservar os nossos ecossistemas, pois hoje olha-se para Amazônia (pulmão do mundo), mas esquecemos dos outros órgãos. Ecologia urbana é a urgência na relação do homem com o meio urbano, e toda esfera que o cerca em uma cidade. Para isso é preciso verificar os sistemas naturais ainda existentes nas áreas urbanas e com suas conseqüências na qualidade de vida dos seres vivos. Estamos nos autodestruindo. Energias alternativas, como eólica, por ondas ou solar, podem ser a solução para obtenção de energia.
Hoje parece pouco provável que se tenha uma preocupação ou conscientização da velocidade impressionante dos acontecimentos. A urgência com a preservação do meio ambiente nas cidades, justamente o lugar onde mais se consome insumos e energias e mais se produz resíduos sendo, portanto, as maiores poluidoras de nossos recursos naturais. Mas pode ser possível sim! A saída está na verdadeira vontade dos líderes empresariais, políticos e comunitários, para que a sociedade se envolva de forma planejada, despertando uma nova consciência coletiva para a necessidade e urgência da mudança em nossos hábitos e costumes.
A referência não deve-se somente ao salvamento das árvores dos canteiros das ruas ou das praças, ou mesmo à melhora da qualidade do ar que se respira. Fala-se em buscar um equilíbrio pleno entre o progresso necessário para nossa sociedade moderna poder se desenvolver e a preservação do meio ambiente. O uso racional da água e de energia elétrica e dos recursos naturais, bem como o despejo de resíduos no meio ambiente deve fazer parte da pauta de discussão em reuniões de condomínio, de vereadores, em salas de aula, conversas de bares, enfim, no dia-a-dia.
#################################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário