===================
Edson Farias Garcia (PDT), acentuou que após haver assumido o novo secretário, não partiu mais nenhuma crítica da tribuna do legislativo. “Isso demonstra que se podem resolver as questões conjuntamente, ainda mais com a parceria que o secretário Sérgio Schmidt tem demonstrado para com os vereadores, quando procurado para resolução de questões relativas à sua pasta, que é muito importante para a comunidade”, destacou. Depois de tanto reclamar dos convites que têm vindo em cima da hora ou até atrasados ao legislativo, acentuou que até que um dia houve organização de parte do Poder Público Municipal e foi enviado com um bom prazo o convite para participação no Desfile Cívico da Pátria, que acontece em 7 de setembro próximo. “Tomara que essa mudança seja contínua, pois já houve caso de convite verbal uma hora antes do evento, como aconteceu com o colega Eder”. Disse que tem que se falar de boas coisas e apesar de não saber quem é o secretário de obras, pois com as férias do titular a câmara não foi comunicada de quem seria seu substituto, o sistema está funcionando e citou que fez um pedido de limpeza de vias públicas na sessão anterior e no dia seguinte já foi feito o trabalho, pelo que agradeceu em. Aproveitou para pedir a pintura da RS-128 – que já foi bem conservada - cujo trabalho de recuperação da pista está em andamento, fizeram a poda das árvores das laterais e agora falta somente a sinalização da pista de rolamento com a devida pintura e colocação dos tachões. Também pediu o recolhimento do material resultante da poda das árvores, que oferecem perigo aos que ali transitam. Disse que já pediu reparos nas bocas-de-lobo, que oferecem perigo e existe muita reclamação da comunidade. “Se fizessem a limpeza já iriam detectar o problema existente em cada um desses locais de escoamento de água. A reclamação mostra que o trabalho não está sendo executado e causa transtornos à população”.
Juarez Gilberto Cardoso – Tarez (PMDB) disse que em duas semanas mudou a cara da secretaria de obras. Ratificou suas declarações de incompetência do titular. “Depois que o prefeito assumiu, melhorou as condições das vias públicas nas regiões de Pinhal, Faxinal, na Vila Barragem, na Vila Cohab. Quando estava otitular de obras a gente pedia providências que nunca ocorriam e agora a situação mudou. Então podemos dizer que era incompetência mesmo”, destacou. Em aparte Edson Farias disse que foi vereador junto com o atual prefeito. “Por isso julgo que ele sabe que é a população que reclama da situação quando merece maior atenção”. Tarez disse que pede até direito ao prefeito e ele está atendendo e por isso quer lhe prestar publicamente agradecimento em nome da comunidade que pede providências através do vereador. Em tom de brincadeira Edson Farias perguntou se deveria ficar o substituto e Tarez não titubeou. “Eu acho. Penso que ele vai pedir a demissão como prefeito e ficar comosecretário de obras”.
Melhorias no sistema ambiental
O vereador fez dois pedidos e disse esperar atendimento por parte do prefeito, pois se relacionou ao meio ambiente. Alertou que se aproxima o verão e está começando a se formar focos de mosquitos. Disse que sempre tem lutado para melhoria no sistema ambiental, em especial em esgotos que correm a céu aberto e citou dois casos mais recentes que percebeu e recebeu solicitação da comunidade que são os esgotos no loteamento Legalito e outro no Bairro Getúlio Vargas. Diz ser insuportável o cheiro desses esgotos e quer que o prefeito determine em sua canalização. Em aparte Edson Farias, disse que é momento de se pensar no “borrachudo”, que vai começar a aparecer novamente, pois com o começo de temperaturas mais altas seria conveniente o combate antecipado, “pois deixar para a última hora é dar oportunidade para que a população venha a reclamar como ocorre sempre”. Tarez aproveitou a presença do secretário da saúde municipal, Sérgio Schmidt, para que dê início a esse trabalho para que se consiga combater o inseto nessa próxima temporada de verão.
Atuação da polícia estadual
Tarez voltou a falar do sistema de abordagem da Polícia Rodoviária Estadual. Agora disse que é um direito deles em atacar dentro da cidade, “mas o pessoal do comércio ficou muito sentido com essa atitude da polícia rodoviária”. Agora veio dar os parabéns à corporação, pois os encontrou fazendo abordagem. “Agora realmente estão atacando e multando, quando for preciso, no quilômetro cinco, que nós consideramos o local adequado para que a PRE faça a abordagem e se multar alguém é com toda a razão, mas não como faziam antes, atacavam dentro da cidade, multavam e colocavam como se fosse no quilômetro cinco, que é após o frigorífico”. Também agradeceu a Aes-Sul, pois depois de tanta luta a empresa atendeu seus pedidos, a empresa trouxe postes de concreto para substituir os de madeira que apresentavam problema e segundo o vereador foram quase duas dezenas de postes trocados. “Temos que reconhecer o atendimento da empresa após vários pedidos feitos, pois vieram com quatro caminhões e mais de vinte funcionários efetuando esse serviço, muito importante”, destacou.
Eder Eduardo Cíceri (PSB) falou de seus pedidos com relação aos bueiros sem proteção e oferecem perigo tanto aos pedestres, ciclistas e também aos próprios motoristas de veículos que passarem por perto, pois estão abertos. Pediu a recolocação da proteção, mas não com lajes, como estão fazendo e sim como sugeriu o vereador Edson Farias, com grades de proteção. Ponderou que a laje não possibilita ver se entrou alguma sacola plástica ou outro entulho, enquanto que a grade oferece essa possibilidade e fica mais fácil a manutenção do sistema de esgoto, cuja manutenção está deixando a desejar. Citou os locais onde existe esse problema, como Arlindo da Silva e Henrique Schmidt, entre outras, aonde solicita providências.
Retorno das podas
O vereador também votou a solicitar para a secretaria da agricultura que dê novo andamento ao trabalho de podas de árvores. Lembrou que primeiro não podavam porque era período de verão e o setor de meio ambiente não permitia porque prejudicava as árvores. “E agora não estão realizando esse trabalho por quê?”. Voltou a lembrar dos veículos grandes, como ônibus e caminhões, que acabam sendo arranhados em sua pintura pelos galhos não podados das árvores. “Danificam lonas de caminhões e quem trabalha com transporte, tendo uma lona furada, se estiver chovendo, por exemplo, molha a mercadoria e quando da entrega o comprador não irá aceitar esse produto”. Também citou casos de multas aplicadas pela brigada, porque os motoristas não conseguem estacionar de forma regular, motivados pelas árvores não podadas e reforça seu pedido no sentido de que ocorra atendimento. Acentuou que o prefeito vem fazendo um bom trabalhe frente à secretaria de obras, que acumula e mesmo tendo todo o despacho em seu gabinete, encontra tempo para atender as demandas da comunidade e por isso espera que atenda também essas postulações encaminhadas, visto que o vereador é o pára choque da comunidade e houve diariamente pedidos e os repassa.
Apoio para o setor primário
Disse ter ficado contente com a entrega da nova máquina para o setor da agricultura e ainda mais por ouvir do prefeito e de sua vice, que lembraram do que foi falado em campanha, em dar andamento aos trabalhos do que mais precisam os produtores, até então sem a assistência do poder público local, pois o equipamento que havia era muito ruim e agora espera que o secretário da agricultura consiga dar andamento ao trabalho e cumpra com seus afazeres, dando suporte para o agricultor.
Melhoria geral no sistema de energia
Eder manifestou contentamento pela troca de vários postes que apresentavam problema no sistema de energia elétrica, mas disse que a Aes-Sul não pode se esquecer dos transformadores como no bairro Imigrantes, São Francisco e Getúlio Vargas têm problemas. Tem morador com laudo que o transformador é fraco e não dá nem para ligar um chuveiro que cai a chave e por isso não somente os postes merecem atenção, mas transformadores em condições de atender a demanda local, que continua deixando a desejar e trazendo prejuízos para a comunidade usuária.
Gilberto Martins de Quadros (PP) pegando um gancho de Eder, agradeceu a troca dos postes pela Aes-Sul, após apelo feito para atenção especial para Bom Retiro. Lembrou as colocações feitas pelos colegas Tarez e Eder, mas ressaltou que a localidade de Fazenda Barros ainda espera providências, como também Cruz das Almas, cujos produtores de leite continuam cobrando a deficiência do sistema, por não conseguir nem tocar os seus resfriadores de leite. ”Por isso acho que eles têm muito trabalho para deixar o sistema totalmente em dia e vamos continuar cobrando, pois estamos sendo solicitados pela comunidade para fazer esse trabalho”.
Semana da Pátria
Agradeceu o convite para a Parada da Pátria, pois a câmara não teve contive no ano passado e dessa forma os vereadores não subiram no palanque, ficando reunidos em frente ao colégio Jacob Arnt. Em aparte Edson Farias disse que na época era presidente da casa e lembrou que quando não se é convidado, parece que não se é bem vindo, mas como agora fizeram o convite, se percebe agora que somos bem vindo e tendo reconhecido seu erro por fazermos parte da comunidade, neste ano vamos prestigiar a festividade. Além de mandar o convite, foi com tempo para que possamos nos agendar para o evento. Gilberto agradeceu o secretário de educação, Malcos Kuhn, pela lembrança e também pela reunião para auxiliar a associação dos estudantes do ensino superior, que há muitos anos o vereador vem lutando para que o repasse oficial do município ocorra. “Parece que agora está se solucionando uma grande luta junto com alguns estudantes e graças a Deus conseguimos e chamaram os estudantes e informaram que nos primeiros dias virá projeto par a câmara”, ressaltou.
OBS: As fotos são ilustrativas, conforme sugerido pela postagem.
################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário