14 de ago. de 2010

Degravação da câmara de Bom Retiro do Sul - 10/08/2010

==============================
Postado por Gilmar da Silva, em 14/08/2010
===================


Na sessão do Porder Legislativo, realizada no último dia 10 de agosto de 2010, sob a presidênciaz do vereador Gilberto Martins de Quadros, (PP) usaram da tribuna os seguintes oradores:

Espaço das Lideranças

Edson Farias Garcia (PDT)

Comentou o lançamento da candidatura a deputado, do vereador de Venâncio Aires, Telmo Kist, estando presentes os candidatos ao governo pela coligação PMDB/PDT, José Fogaça e Pompeu de Mattos, assim como o candidato ao Senado, Germano Rigotto. Falou da importância dessa coligação, citando a participação dos vereadores peemedebistas na semana anterior, em Estrela, onde foi inaugurado o comitê regional da campanha Fogaça/Rigotto, co o lançamento a deputado federal de Elmar Schneider. “Agora é trabalhar, temos que colocar o pé na rua e buscar os eleitores. De casa em casa procurando tornar popular a candidatura da coligação, porque a recompensa somente surgirá com o trabalho e o resultado somente ocorre depois”, destacou Edinho.

Explicações Pessoais

Juarez Gilberto Cardoso – Tarez (PMDB) disse que a via pública solicitada por Silvio Portz, já foi objeto de pedido seu em 2009 ao secretário de obras, devido a insistentes pedidos de um servidor do município que reside nessa região. “Não fui atendido e espero que o colega tenha mais sorte e o prefeito ou o secretário façam esses reparos. Ao colega Eder disse esperar que também mereça atendimento no conserto da pavimentação da subida do bairro Goiabeira, já solicitado por ele e pelo colega Carlinhos. Considerou um absurdo o município ter uma secretaria de obras e os moradores da continuidade da Rua Mathias Vicente Diedrich (hoje Marino Almiro Köhler) ter que ficar fazendo conserto nas valetas que existem na rua. “Eu vi, ninguém me falou. Espero que o município faça agora que o secretário entrou em férias e que seu substituto seja mais competente, ou incompetente também, pois colocou uma placa no relógio ponto da secretaria proibindo colega bater o cartão de outro colega. Concordo, pois cada um tem que bater seu cartão. Agora, não CC passando meia dúzia de cartão de outros funcionários. Se uns podem porque outros não?”questionou. Também reclamou do serviço de assistência social, que há quatro meses prometeu fazer um banheiro para uma família de papeleiros, que não tem condições financeiras. “Será que terão que deixar de comer, ou de pagar luz ou água, para pagar mão de obra. Apelou para que a secretária Adriana peça para o setor de obras fazer o trabalho, pois todo material foi doado por uma moradora local. “Sei da dificuldade dessa família, pois há 15 anos fui catador e passei por dificuldades. A gente não deve ter vergonha do que é e não tenho assim como penso ele também não, mas o prefeito deve olhar para esse caso, que é de extrema necessidade”, finalizou.

Edson Farias Garcia (PDT)

Em pedido verbal solicitou à Mesa Diretora que encaminhe pedido de limpeza dos galhos resultantes das podas e também reparos em vários bueiros que tem gerado reclamação dos moradores. Considera que como turno único está ficando mais difícil atender a demanda. “Antes disso, em turno integral já não era feito esse trabalho e agora então piorou. Se for preciso que se tire o turno único do setor de obras, pois não aceito a justificativa que se está economizando. Na verdade a economia é de tempo, pois se diminuiu duas horas de trabalho”. Quanto à máquina e pessoal estar atuando no interior, não vê problema e afirma que o pessoal de lá faz questão que eles fiquem lá e até oferecem almoço para que retornem só no final da jornada. “Por isso acho que tem que se repensar esse turno único para a secretaria de obras”.

Falta material de seguraa

O vereador disse que em contato com os servidores do setor de obras soube que está faltando o material básico. Referiu-se aos EPI (Equipamentos de Proteção Individual), que são obrigatórios por lei e têm muitos funcionários atuando sem esse material e correndo o risco de acidente. Citou o material como óculos, a bota, avental, luva, etc... Disse que tem tanto CC nos quadros do município e ponderou que se poderia contratar um técnico de segurança no trabalho como CC para atuar justamente nessa área. “Querer economizar à custa de um acidente de uma pessoa é complicado”.

Secretaria da Saúde

Cumprimentou o titular da saúde, que enfrenta os vereadores de “cara a cara”. Lembrou afirmativa do colega Tarez que disse “Idosos e crianças têm prioridade no atendimento”. Mas para Edinho o que deve ser usado em Bom Retiro é enfermidade não tem idade. “Se você tem um familiar que adoece, leva até o hospital e não tem um médico para atender é complicado. Doença não tem idade. Ninguém quer perder um ente querido, pode ter um mês ou 99 anos e por isso solicito ao secretário para rever alguns pontos, contatando com a direção do hospital, porque sempre está havendo alguma reclamação e não podemos esquecer que é repassado mensalmente recursos na ordem de R$ 57 mil para o hospital, que foi aprovado aqui no legislativo”. Ensejou que o secretário desenvolva um trabalho no sentido de que o atendimento seja o que a população necessita e espera e que os recursos repassados pelo município estejam sendo bem aplicados.

Silvio Roberto Portz (PMDB)

Falando de sua proposição de reparos na estrada Antonio Pacheco que tem uma entrada e mais três acessos laterais, e a situação está precária, o vereador disse que lá tem vários idosos e se ficarem doentes vai ser difícil de chegar até suas residências para levá-los para atendimento, devido ao mau estado em virtude das chuvas que arrancaram o material existente na estrada. Em virtude da necessidade apela ao prefeito e secretário de obras para que procurem recuperar a estrada e os acessos, pois é um pequeno trecho a ser feito. Também informou que começou a ser perfurado o poço artesiano na estrada da Mendonça. “Foi no local aonde eu sempre quis abrir, pois penso que é onde tem água e espero que tenhamos sorte de encontrar boa água e na próxima sessão se espera anunciar o resultado. A perfuração será bem profunda e com isso estimo que tenhamos uma água que irá atender aquela comunidade de Beira do Rio, que sofre há anos com a falta de uma água de qualidade”.

Eder Eduardo Cíceri (PSB)

Reforçou sua indicação no morro da Goiabeira, no reparo de borrachudo que solicitou e acentuou que os veículos têm que desviar, ao contrário há o risco de bater o fundo do carro e nesse ponto a rua é estreita e vai acabar causando problema. O pedido é feito pelos moradores da rua e também quem freqüenta a igreja em frente desse borrachudo. Elogiou o trabalho na saúde local, pelo secretário, que tem resolvido muitas questões envolvendo a demora no atendimento no hospital. “É como disse o vereador Edinho, com saúde não se brinca, pois quando chega alguém que merece um tratamento de urgência o pronto atendimento é fundamental”. Voltou a falar no incentivo às empresas, em especial às micro e pequenas que tem o incentivo industrial através da locão de imóvel. “Daqui a pouco vai vencer o contrato e vão pedir novamente. E temos uma área industrial no município. Então que o prefeito e o pessoal da secretaria da agricultura, indústria e comércio revejam essa situação, repassando área para essas empresas, para que novamente na virada do ano não se tenha que dar novamente o incentivo locação”. Argumenta que assim as empresas poderão aumentar faturamento, ganhe e o repasse para o município. Em aparte Edson Farias disse que tem gente no Executivo descontente com sua pessoa, mas argumenta que “em casa você tem que planejar se organizar dentro do seu salário. E é isso que falta no Executivo. O senhor mesmo vereador Eder, pediu para resolverem essa questão, para demarcarem a área em partes”. Lembrou que empresários vêm ao legislativo e pedem, mas uma área e não somente o aluguel temporário. “Enquanto isso a área está lá parada e nós aprovamos porque apressaram para que fosse feito o desmembramento das áreas residencial e industrial. Até quando vai persistir essa situação?” indagou Ediho. Por fim Eder reiterou para que se faça essa distribuição para as empresas para se ter mais receita e se evitar esse turno único por falta de recursos. A propósito Farias questionou onde está o berçário industrial que prometem há bastante tempo e disse não ter visto nenhum esboço ou planta de um imóvel nesse sentido. Lembrou que na grande Porto Alegre tem um, segundo reportagem que leu, o qual funciona muito bem em parceria com a URGS e muitos estão até desenvolvendo produtos e quando saem do berçário já estão definidos sobre o que farão de forma independente. “Nós precisamos definição sobre essa questão, senão vai continuar servindo só para criar animais”, concluiu.

Alerta nos futuros representantes da população

Estando em período eleitoral, Eder voltou a lembrar aos eleitores para que estudem bem as propostas dos candidatos em todos os níveis, “especialmente os deputados, pois hoje em nosso município vêm vários candidatos a deputado tanto da própria região quanto de fora dela, para pedir voto à população local”. Reiterou para que fosse analisado muito bem quem são esses deputados e a deputado e o que eles pensam sobre o investimento em saúde, educação e agricultura candidatos, porque as promessas são grandes, mas colocou em dúvida se depois vão cumprir a palavra empenhada. Questionou especificamente no campo da educação. “Quem são os candidatos ao governo do Estado e deputados que estão empenhados de verdade para trazer cursos superiores e cursos técnicos para a nossa região”. Por isso apelou para que pensem bem quem são verdadeiramente os que apoiam Bom Retiro e o Vale do Taquari para fazer uma escolha acertada nos futuros representantes. Gilberto Quadros disse que o colega Eder colocou muito bem. “Acho que temos que escolher bem nossos candidatos. Temos que ver aqueles que realmente ajudaram o município e também ter a certeza daquele que promete e que dê garantias de que irá cumprir com o que disse. Não adianta vir prometer e depois nunca mais aparecer, os famosos paraquedistas”.

Gilberto Martins de Quadros (PMDB)

Quero me reportar ao noticiário do final de semana que abordou “a farra dos vereadores”. Disse ficar muito triste por saber que está acontecendo isso com o dinheiro público. “No caso de município vizinho ao nosso eu sempre disse que é dinheiro demais, para eles estarem brincando com o recurso público. Isso denigre muito a categoria dos vereadores”. Disse que gosta de realizar cursos legislativos, assim como muitos dos colegas já fizeram ao longo desse mandato, mas garante que estão realizando cursos. Em aparte Edson Farias disse que o Tribunal de Contas deve fiscalizar essas empresas que promovem esses cursos para parlamentares e também para prefeitos e também gestores públicos e acentua que isso não lhe atinge, pois sabe que as participações dos vereadores bom-retirenses nunca foram manchadas com o que mostraram em cadeia nacional os noticiários. “Nós temos uma forma de agir e de bem utilizar os recursos públicos”, garantiu. Gilberto Quadros disse que está de consciência tranqüila quanto a essa questão, mas fica triste por ouvir de pessoas que brincam com essas questões como se todos agissem como essas figuras públicas, o que de longe é verdade e entristece quem trabalha de forma séria em cursos de formação. Concorda com o colega Farias, sobre se analisar quem faz esses eventos. “Veja bem, compraram um diploma de um vereador que tinha falecido em 1995. Acho que o Ministério Público e o TCE têm que bater em cima disso aí e os responsáveis têm que pagar pelos erros cometidos.

Morro da Goiabeira

Lembrou sobre o pedido do vereador Eder, o qual pediu providência quando a pavimentação na rua do moro da Goiabeira, onde existe um grande adensamento, denominado comumente de “borrachudo” e concorda que a situação não deve continuar como está, pois continua gerando reclamação dos moradores. “Realmente eu passo por ali todos os dias e o estado de conservação está precário. Então penso que o secretário de obras tem que dar uma atenção especial àquele local, assim como também na Rua João Jacob Ohlweiler, onde tem uma valeta no meio da via pública e passei para verificar e se viu que os próprios moradores colocaram entulhos para emparelhar a rua e estão a reclamar providência por parte do poder público.

Obs: As fotos postadas são meramente ilustrativas, de acordo com o texto postado

***************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário