Postado por Gilmar da Silva, em 09/08/2010
=====================
Gilberto Juarez Cardoso – Tarez (PMDB) iniciou reclamando que pediu informações ainda em 2009 sobre despesas do setor de obras e ainda não recebeu. Diante do que está renovando seu pedido e diz que o turno único foi criado só para os concursados, das 7 até às 13 horas, mas depois continua e até rodízio de pneus – que já estão virados em arame - estão fazendo, pois os veículos não param. “Espero que os caminhões e máquinas parem no final do turno único, senão não adianta turno único. Os concursados que gostariam de fazer hora extra não conseguem. Isso só existe para os CC”. Para ele estão com dois turnos únicos, pois encerra o primeiro e à tarde vêm “os facões” pegam os equipamentos usam e depois largam para os profissionais pegarem novamente pela manhã. “O que estão fazendo à tarde é gastando diesel, equipamentos, já não tem pneu, terminando com motor, sucateando os veículos. Então para que comprar máquina nova se não for para pessoas profissionais operarem, ou seja, classificados para trabalhar nessas máquinas”. Agradeceu o setor da agricultura pelo trabalho que estão fazendo na RS-128, junto com o Daer, na poda das árvores ao longo do acesso. Pede que também seja feita a pintura ao longo da rodovia, pois a noite está difícil de trafegar nessa RS. Quanto à prática de skate, disse que são baderneiros e que os órgãos de segurança devem coibir na rua principal, pois tem lugar para esse esporte no parque e também por já se ter problemas que chega no trânsito local. Justificou seu voto contra o projeto para contratação de operador de máquinas. Disse que o prefeito prometeu vaga para cinco pessoas e no gabinete disse: “no momento que for aprovado o projeto a vaga será sua”. No entanto, quatro ficarão sem vaga e só um vai entrar, acentuou, afirmando que se viesse mais projetos dessa forma, com uma vaga e promessa para cinco, votaria contra sempre, pois não prometeu que aprovaria o projeto e se um ficar chateado com sua pessoa ganhará a simpatia dos outros quatro.
Eder Cíceri (PSB) cumprimentou o secretário da saúde, sempre presente nas sessões e elogiou o trabalho que tem realizado naquela pasta municipal e pediu que continuasse nessa linha, sempre dialogando com o legislativo. “Esse é o caminho que todos deveriam seguir”. Se referindo ao setor primário, onde tem pedido maior atenção na manutenção das estradas e acessos rurais, lembrou que pediu para a localidade de Cruz das Almas e agora se volta para a região de Faxinal. Disse que lhe comentaram não ter visto essas estradas tão ruins “com buracos ao lado da estrada aguardando para entrar”. Voltou a pedir justificando que sem estrada o agricultor não tem como escoar sua produção e também precisa de bom acesso para sua propriedade. Relatou que quatro produtores que se utilizam do mesmo acesso já tem pedidos protocolados na secretaria da agricultura e não são atendidos. “Primeiro alegaram que o saibro era barrento, mas agora existe nova saibreira – dos Fröhlich – a britadeira está funcionando, nós temos máquinas, mas agora a justificativa é de que o saibro é muito pedregoso. Afinal qual vai ser a próxima desculpa para não atender os produtores e o setor primário?”, questionou Eder. Em aparte e em tom de ironia, Tarez disse que a próxima será de que não existem mais pneus, somente para a parte da tarde. Eder continuou afirmando que às vezes dizem que o vereador só critica, mas não temos argumentos para defender, pois tem gente, máquinas novas, material, o que não tinha antes e mesmo assim não atendem. “Penso que falta é vontade de trabalhar por parte de quem está no comando, pois estão tão ruins os acessos que os caminhões se negam a entregar os insumos para os produtores”, reclama. Diz que também os proprietários de empresas de ônibus estão sujeitos a trancar horários das linhas regulares em função do estado das estradas, o que considera lamentável. “Desse jeito não adianta introduzir turno único”. Pediu que fosse feito a poda das árvores, pois foi chamado à noite quando um veículo de grande porte estava sendo multado por estar estacionado longe do passeio público, justamente pelas árvores estarem muito grandes e não permitirem melhor estacionamento. A brigada estava fazendo seu trabalho, mas a responsabilidade de manter a pode é do município, argumentou.
Mais benefícios para as empresas
Lembrou que no ano passado, quando foi para aprovar uma área de terras para se tornar uma vila habitacional, os vereadores aprovaram e depois novo projeto veio para fracionar a área para lá se instituir um distrito industrial e também foi aprovado. Agora uma parte já foi doada para uma empresa se instalar. “E hoje com o turno único para redução de gastos, eu vejo assim, tem que ser dado um jeito de proporcionar um maior incentivo para as empresas aqui já estabelecidas. Sugiro que se dê um terreno para essas pequenas empresas, pois há várias recebendo auxílio na locação do imóvel onde estão instaladas, para que mantenham o emprego e no próximo ano, quando da renovação isso continua. Então que se dê para essas empresas um local para sua sede própria, já que tem uma área específica para esse fim e que hoje está sendo ocupada por animais no pasto, que se destine para as empresas. Assim no próximo ano será uma economia em aluguel que é pago pelo município”, argumentou Eder. Para ele o governo tem que se reunir para analisar bem onde existe o erro, a falha, para não estar acontecendo essa situação de turno único. “Depois disso sim, podemos buscar empresas maiores para ter maior renda e orçamento para não passar por essa situação lamentável e sempre incentivando as empresas e os produtores do município”.
Edson Farias Garcia (PDT) se referindo ao acesso do município, disse que a capatazia local do Daer, na pessoa de João Mallmann, está programando os trabalhos de conservação da RS-128, diante da situação em que se encontra atualmente, onde tem gerado reclamação dos motoristas. Segundo o parlamentar, aquele departamento está buscando uma parceria com outro organismo do Estado para conseguir uma máquina de cortar asfalto emprestada para o corte dos pontos onde existe “borrachudos” para promover o conserto de todos os pontos com adensamentos e depois desse primeiro trabalho efetuar a nova pintura em toda a pista de rolamento desde a BR-386, até a zona urbana do município. “Muito bom que as tratativas estão em andamento, porque à noite está muito perigoso de se trafegar nesse trajeto, visto que a pintura desgastada já está muito pouco perceptível e agora com cerração está bastante complicado”.
Manutenção dos passeios
Cumprimentou o colega Carlinhos pelo pedido de reparos, pois considera que estão muito malconservados os passeios públicos. Comentou que também estão cortando galhos de árvores e ficam tocos oferecendo perigo para quem passa e também a dificuldade natural do passeio público em muitos pontos, que não dá condições para as pessoas de idade e também portadores de necessidades especiais, que reclamam dessa situação. “A verdade é que pela falta de uma manutenção regular, as calçadas não oferecem condições das pessoas circularem, o que tem naturalmente gerado pedidos de reparos e isso sempre vem cair no legislativo através para os vereadores”.
A volta do turno único
Entende que já está difícil para o conserto dos passeios públicos pedidos pelo colega Carlinhos. Também as estradas de Faxinal solicitadas pelo vereador Eder devem esperar. “Ao invés de resolver os problemas da comunidade, querem é tentar solucionar problemas de caixa que essa mesma comunidade não fez. O que ela quer é a prestação de serviço e nos cobra no dia a dia, pois paga seus impostos e o mínimo que espera é retorno, mas acho que está sendo mal aplicado, pois temos máquina, brita, saibro, mão-de-obra. Penso que está faltando alguém que organize e administre melhor o nosso município”.
Silvio Roberto Portz (PMDB) comentou a inauguração do comitê regional PMDB/PDT, em Estrela, com a presença do candidato a governador, José Fogaça e muitas outras autoridades políticas das duas siglas, além do candidato do PMDB, Elmar Schneider, que é de Estrela. Anunciou a chegada das máquinas para a perfuração do poço da comunidade de Beira do Rio, que deve iniciar os trabalhos na segunda-feira e não devem parar até que o poço esteja perfurado conforme a previsão dos técnicos. Disse torcer para que tudo dê certo. Recebeu cumprimento do colega Tarez que igualmente deseja que tenha água boa para aquela comunidade que já está sofrendo com o problema há quase duas décadas. Disse que depois de perfurado o poço gostaria que os vereadores fossem ao local verificar e a partir de então não depende mais dele a situação e sim do governo municipal, para levar esses mil metros até a rede geral de Beira do Rio e interligação para abastecimento daquela comunidade. Em nova intervenção Tarez disse que essa é uma das maiores vitórias do legislativo, através do colega, pois por vários anos o governo vem tentando e até o momento não conseguiu o que provavelmente ocorra agora. Ainda comentou a existência de outros interesses até o momento, o que impediu a regularização da situação, mas agora acredita que com a iniciativa de Silvio Portz, com o interesse meramente comunitário, água potável deva jorrar em Beira do Rio em poucos dias.
Carlinhos Cardoso (PMDB) comentou sobre seu pedido de abertura da Rua Duque de Caxias, por ele solicitado e mesmo sabendo que a administração terá gastos com indenizações, mas sua iniciativa considera viável e necessária, para que possibilite o desafogamento do trânsito do centro em direção do bairro Imigrante. Agradeceu pelo conserto do passeio público em frente de uma empresa local, objeto de pedido seu e prontamente atendido pelo coordenador desse trabalho por parte do município, João Porn, que também está realizando um bom trabalho para evitar os constantes alagamentos que têm ocorrido no bairro Goiabeira, gerando reclamação de parte dos moradores. Aproveitou para elogiar a iniciativa e também conquista do colega Silvio Portz em trazer as máquinas do Estado para perfurar um novo poço artesiano para abastecer Beira do Rio. “Esperamos que essa novela venha acabar, pois são anos de luta para abastecer a região e tenho certeza que aquela comunidade vai ficar contente com essa obra”. Também elogiou o trabalho que vem sendo feito ao longo da RS-128 com a poda das árvores que vinham trazendo problemas no trânsito do acesso ao município e agora uma parceria do município e Daer vem tornando possível essa providência. Ao mesmo tempo ensejou que aconteça a pintura na pista de rolamento do acesso, pois vem lutando desde o ano passado e ainda não aconteceu.
Regina Klock Mallmann (DEM) pediu verbalmente a colocação de uma luminária na Rua João Adolfo Kuhn, que possui muito movimento e está às escuras. Disse que pedidos foram feitos e que a alegação para não atender é a de que o caminhão do setor de iluminação pública está a duas semanas apresentando problemas e está fora de operação. “Não acredito que um equipamento vital para o sistema esteja tanto tempo sem que se tenha tomado uma providência em proceder no seu reparo e reativação”.
Turno único
Considerou muito complicado falar sobre a situação. Sobre a contenção de despesa não acha justo, pois não contempla todos os servidores municipais. “Na secretaria da saúde e nas escolas, todos continuam trabalhando em turno integral. E a crise mundial está ocorrendo novamente, mas atingindo somente Bom Retiro? O que está acontecendo? Onde estão as obras do município?” Para a vereadora, turno único é para município que está com tudo em dia, estradas bem conservadas, os agricultores bem atendidos com seus acessos bem ensaibrados, com ajuda de hora/máquina para quem necessita. Também questionou onde está o planejamento do orçamento municipal, se só se houve falar que não há dinheiro. “E os secretários com grande qualificação técnica, que foi nos colocado no início do atual governo que todos teriam esse diferencial? O que eles estão pensando disso agora?”. Ao mesmo tempo cumprimentou o secretário da saúde, Sérgio Luiz Schmidt, presente na oportunidade à sessão e ensejou que ele continue trabalhando da mesma forma, pois tem ouvido comentários elogiosos àquela pasta municipal pelo empenho do titular.
Como fica o vale refeição com o turno único?
Questionou como irá ficar o pagamento do vale refeição, ponderando que quem trabalha 6 horas, ou seja, 30 horas semanais tem o vale no valor de R$ 64 e quem trabalha o turno completo recebe R$ 100, o que considera um valor bem irrisório, porque já faz mais de dois anos que não acontece reajuste. “Não levem de surpresa os funcionários dos setores de agricultura, obras e administração, se seus vales refeição passarem para R$ 64, pois hoje tudo é contenção de despesas, afinal de contas o turno único foi novamente instituído justamente para que se diminuam custos operacionais.
Bom Retiro tem coisas boas
Ao mesmo tempo Regina disse que tem coisas boas para citar e uma delas, no seu entendimento, é ter um filho de Bom Retiro na Assembleia Legislativa exercendo o cargo de vice-presidente da Casa, um cargo inédito para um bom-retirense, uma função com muitas gratificações. Disse que junto com os colegas Sérgio Gregory e Valmor Santos, em uma reunião, estiveram com Marquinho Lang, representante do Alto Taquari na AL, o qual pediu apoio para que consiga atingir a Câmara Federal e possa ser um dos representantes gaúchos e do vale em Brasília. “Agora ele está em uma árdua caminhada e em nome dele venho a pedir a todos que não tem um elo ou compromisso com outro candidato, que em 3 de outubro, pense com carinho e vote no Marquinho, que é 2525, para nós termos orgulho de termos um representante Brasília levantando o nome de Bom Retiro e buscando e repassando os recursos financeiros para ajudar todos os municípios e munícipes e provavelmente, nos próximos anos e com esse apoio financeiro esperamos que no próximo ano não precisemos de turno único, com as verbas que Marquinho conseguirá ao nosso município. Por isso, deem uma força para o filho da nossa terra”.
Gilberto Martins de Quadros (PP)
Aproveitando a discussão em plenário sobre a repetição do turno único, o presidente da câmara municipal se disse favorável a esse sistema de contenção de despesa, mas desde que para tudo, “mas não concordo que após às 13 horas, quando encerra o turno único, caminhos e máquinas continuem rodando no que se pode definir como turno inverso”. Em aparte o vereador Tarez disse que ninguém está se posicionando contra o sistema instituído, mas pela forma como está acontecendo, “pois a posição contrária é quanto ao maquinário trabalhar depois do fim do turno, porque depois que houver avaria em equipamentos nesse período, eles simplesmente largam no parque e depois culpam os titulares, operadores de máquinas e caminhões, que, além disso, ainda perdem uma hora, no mínimo, limpando os veículos para trabalhar no seu turno. Esse é o problema que se está colocando”. Quadros acentuou que isso já ocorreu outras vezes. “Quem quebra algum equipamento não vai ao dia seguinte dizer que cometeu essa atitude”.
Apoio à candidaturas
Comentando a vontade do deputado Marquinho Lang, que segundo a colega Regina, pretende investir na candidatura a deputado federal e representar a região em Brasília, Quadros lembrou que recentemente Lang esteve também no legislativo pedindo apoio e ouviu deste que se não fosse o compromisso já assumido com o deputado Renato Molling, que muitos auxílios já destinou para Bom Retiro. “E fez isso por minha causa, por ser vereador do partido e por isso não poderia eu hoje virar as costas para Molling, mas deixei toda a estrutura da câmara à disposição de Marquinho Lang, assim como torço que ele se eleja a federal porque é um orgulho sim para nós bom retirenses e não fosse esse nosso compromisso certamente iria ajudar Lang em sua caminhada para a Câmara Federal, pois um filho do município dará ainda mais orgulho estando em Brasília lutando pelos interesses locais”, justificou.
Água para Beira do Rio
Falando sobre mais uma tentativa de se conseguir água potável para a localidade de Beira do Rio, disse estar torcendo muito para que dê certo e creditou todos os méritos para o colega Silvio Portz, que teve a iniciativa e sozinho conseguiu trazer as máquinas do Estado para a perfuração de novo poço. “Você que é um vereador de segundo mandato e que acompanhou toda a polêmica a respeito desse assunto que tivemos no mandato passado. E que não levem mérito aqueles aproveitadores, que muito já usaram daquela situação para se beneficiar e nunca fizeram nada pela comunidade, só se promoveram à custa dela e até hoje não ofereceram o que ela mais precisa que é água potável”.
Desobstrução do sistema de esgoto
Quadros comentou sobre reclamação de moradores do final da Rua dos Emancipacionistas, com relação ao esgoto que constantemente está obstruído. Diante do que falou com o responsável pela manutenção e como o vereador Tarez sempre tem falado bem dos serviços daquela equipe, acredita que logo ocorrerá solução e agradeceu pela atenção que ele tem dispensado para os pedidos feitos pelos vereadores. Tarez, em aparte acentuou que se alguém merece o cargo de coordenador de setor é justamente esse servidor, que assim como o Sérgio Schmidt, hoje secretariando a saúde local, têm feito um trabalho elogiável e essas pessoas devem merecer o crédito do governo, pois da população já têm, visto que sempre atendem muito bem as necessidades da comunidade. “Se esse servidor, João Porn, ainda não resolveu, pode ter certeza de que ainda nesta semana deve verificar a situação e atender a demanda desses moradores”, garantiu Tarez, que tem constantemente defendido o bom trabalho dessa equipe de manutenção do município. Aproveitando a oportunidade Betinho Quadros pediu reparos em bueiro na Rua Arlindo da Silva com Reinaldo Bohrer, onde um veículo caiu e acabou danificando o local e diante do perigo de uma criança cair no esgoto que ficou aberto, deseja atenção também para aquela rua.
Obs: As fotos são meramente ilustrativas, conforme sugere o texto publicado
=====================
Nenhum comentário:
Postar um comentário