1 de ago. de 2010

Degravação da Câmara de Bom Retiro do Sul, em 27/07/2010

==================================
Postado por Gilmar da Silva, em 01/08/2010
======================
EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Em sessão ordinária de fortes pronunciamentos, cujos trabalhos foram comandados por Gilberto Martins de Quadros (PP), os vereadores abordaram os temas que estão em pauta no município e não fugindo a regra, o que preponderou foram críticas a setores fundamentais que não vêm correspondendo a expectativa da comunidade segundo entendimento dos oradores que fizeram uso da tribuna da Câmara de Vereadores.


Eder Cíceri (PSB) elogiou o trabalho realizado no Querência da Amizade que é motivo de orgulho para todos os bom retirenses. “Quem tem como norte o esporte, tradicionalismo ou o lado de igrejas, nunca tem problemas, pois é uma juventude sadia que busca sempre um ideal em conjunto”. Disse estimar o trabalho da patronagem do CTG e todos os envolvidos nesse projeto que é digno de todos os elogios. Cumprimentou os festeiros da comunidade evangélica que realizam um belo trabalho voluntário que tem grande peso social e deve ter sempre continuidade nos mais variados setores da nossa sociedade, “que nada seria sem o empenho dessas pessoas”. Falou dos atos inaugurais de gerador de energia da associação de Cruz das Almas, parabenizando o presidente daquela associação, Décio Beppler e sua diretoria. “Se vê o trabalho de quem está bem intencionado na comunidade e projetando sempre mais melhoria para seus associados para ter mais qualidade de vida”.


Faltam estradas e acessos dos agricultores foi o tom mais alto da reclamação da comunidade presente naquele ato em Cruz das Almas, disse Eder. “Fico chateado e abismado e se inteirando com os produtores que são responsáveis pela produção de 10 mil litros diários de leite, possuem uma quantidade de chiqueirões e gado de corte e o plantio que eles realizam é motivo de um pedido especial as secretarias de obras e agricultura para que valorizem as comunidades que investem tanto no setor primário, em tratores para melhor produzir e ao mesmo tempo o poder público está deixando a desejar em relação a essa e outras comunidades que tem produzido a riqueza do município. “Peço para as autoridades que dêem o respaldo necessário a nossa agricultura, pois conforme sempre tem dito o colega Edinho, é o setor que dá o retorno mais rápido”. Também lamentou que um agricultor e empresário foi comprar material no setor de obras e não lhe venderam, afirmando que colocariam no decorrer deste dia e antes de vir para a câmara questionou o cidadão que disse estar a situação inalterada, ou seja, não teve atendimento. Considerou lamentável, pois esse agricultor está produzindo e tem sua empresa, que gera impostos e paga o salário dos entes públicos. “Prefeito, secretários, façam o seu trabalho, pois sem estrada e sem acesso não tem produção”.


Juarez Gilberto Cardoso – Tarez (PMDB) também elogiou o trabalho realizado no CTG Querência da Amizade em favor dos jovens e do tradicionalismo. Também falou sobre a má distribuição dos medicamentos controlados, aonde o governo não vem fazendo sua parte e concorda que deve existir uma medida que resolva essa situação. Lembrou que em 2008 a trajetória foi em cima de palanque e palcos, onde se dizia que em 2009 iria mudar. “A gente esperava a mudança para melhor e faz um ano e maio e não se viu isso, principalmente no setor de obras e quando assumimos o legislativo veio projeto de R$ 1.250.000,00 que foi para compra de máquinas, pois o parque estava sucateado. Em cima de palanque eu não disse, mas ouvi vários dizendo que nas estradas do interior dava para plantar bananeira”. Disse que hoje está bem diferente, mas não melhorou, ao contrário, piorou, pois existem estradas que não dá para passar e diante disso Tarez se disse envergonhado de fazer campanha política numa coligação e não é o que vê de parte dos secretários. “Talvez o prefeito não esteja ciente disso, mas seus secretários estão sendo muito incompetentes, porque eles iam de porta em porta e diziam que iam mudar. E tem secretários que eram coordenadores e conhecem o trabalho. Dizem que o britador estava ruim e foi aprovado R$ 68 mil para fazer um novo britador, mas cadê a brita? Estão espalhando esse material, mas muito pouco, o que fazem é vender material para particulares, quando deveriam era por nas estradas. Deixem para os que possuem caminhões atender aos particulares. Chega de passar vergonha, pois onde se passa se houve que ‘o teu prefeito e o teu secretário não nos atendem’, por isso acho que o prefeito também está sendo incompetente”, desabafou Tarez, que faz parte da base aliada, mas de longe demonstra isso, tal seu descontentamento com a atual situação.


Edson Farias Garcia – Edinho (PDT) aos peões e prendas do CTG Querência da Amizade, o vereador cumprimentou e disse que “tudo na vida se consegue com muito trabalho e os frutos só são colhidos quando se age dessa forma, com muito esforço, projetos bem elaborados e objetivo”. Considerou um exemplo os peões e prendas estarem a ensaiar as artes e danças tradicionalistas inclusive aos domingos, para participar em eventos maiores e bem representar o município. “Isso é como quando se está estudando e se deixa os fins de semanas para se preparar para conseguir se formar”, exemplificou. Disse ainda que a alegria maior é dos pais, que assim como os formandos, ficarão contentes com vocês, peões e prendas, por conquistarem objetivos traçados com muito esforço”. Para a transplantada que reclama falta de medicamentos disse que falta organização e vontade ao poder público em manter esse serviço essencial de distribuição continuada, “pois só fazer a tramitação normal, mas tem setores onde as pessoas atrapalham mesmo”. Citou como exemplo a construção da nova Câmara de Vereadores, onde foi encaminhada a documentação e o engenheiro do município disse que faltava só a matrícula, o que foi conseguido. “Mas depois mudaram os profissionais do setor e em contato com a engenheira responsável, para ver o andamento do projeto e para nossa surpresa deram uma nova lista de exigências e ao solicitar para que a engenheira do município e a contratada pela câmara contatassem para ver se todos os itens estavam de acordo, isso foi negado e simplesmente nos dito que tinha um mês para resolver”. Para Farias assim emperra tudo no serviço público e citou que a câmara tem em seus trâmites de projetos, em regime de urgência, 45 dias para deliberar. “Mas se é matéria relevante – como para a saúde, por exemplo - o projeto entra um dia antes da sessão e já é analisado e conforme o caso aprovado no dia seguinte. O que não se pode é fazer como ocorre nesse setor do município onde estão emperrando a máquina, deixando de desenvolver o município. Essas pessoas têm que tomar outro destino ou pedirem para sair, por estar truncando o desenvolvimento do município”, desabafou.


O sistema de esgoto continua apresentando problemas, conforme colocou o vereador Carlinhos que pede atenção ao poder público. Detalhe foi lembrado por Farias, elogiando o colega e colocando que existem vários bueiros com problemas de obstrução, outros não possuem grade de proteção, pois os moradores tiram quando chove para fluir melhor e não é recolocado e está propenso a cair uma criança. Citou o caso de dias atrás onde uma senhora caiu em um bueiro, onde a proteção foi retirada. Por isso pediu maior atenção do setor de obras aos pedidos que são encaminhados em nome da população e que não estão sendo atendidos pela secretaria.


A situação das vias públicas foi citada pelo vereador que fez referência ao bom trabalho do Daer nas laterais do acesso, onde com pouca coisa deu um bom resultado e um visual bem melhor. A propósito relembrou que no centro da cidade, próximo da Estação Rodoviária, na parte não asfaltada, o calçamento está levantando e é um perigo para pedestres e motoristas. “Se não dá para asfaltar as laterais, pelo menos que consertem os passeios públicos e a pavimentação com problemas. O secretário poderia ver essas situações pontuais, pois se na rua principal está assim o que então se pode dizer como estão as vias dos bairros de nossa cidade?” questionou. Citou que os reparos na pavimentação começaram a ser feitos e espera que continuem, mas para isso é preciso que se determine, pois gente tem para executar “e o que nos parece é que falta é gente para mandar que seja feito”. Disse ao vereador Tarez, que criticou muito as estradas ruins, que ele não se deu por conta e por isso é que ele – Edinho – optou pela oposição, “pois quando pregaram mudança não especificaram se era para melhor ou pior e o que está ocorrendo hoje?”


Os acessos dos produtores rurais continuaram na pauta e Farias aproveitou o que falou o colega Eder sobre a produção primária que dá o retorno automático, além de proporcionar emprego no meio rural e ainda trazer o alimento para a população da zona urbana. “Quanto mais produzirmos, mais em conta vai ficar para o consumidor final, como é o caso do leito, onde temos produtores que tem uma produção diferenciada, de acordo com sua capacidade de trabalho e esse excedente poderá trazer menor custo ao consumidor”. Lamentou, no entanto, que o valor aprovado para a compra de máquinas não está sendo aproveitado em favor dos produtores, pois não tem visto trabalho nesse sentido. Lembrou que no governo anterior, mesmo com equipamentos velhos, era feito mais trabalho e agora com novas máquinas não tem visto resultado. Em aparte o vereador Tarez disse que não queria falar, mas as novas máquinas já estão quase sem pneu de tanto trabalhar para particular e não para as estradas municipais. Farias se surpreendeu com essa declaração e lamentou, mas disse não acreditar que o maquinário novo esteja já nessas condições. Em novo aparte Tarez disse que tem equipamento que não pode passar por cima de um toco de cigarro acesso, “está tudo lascado”. Farias, retomando, mais surpreendido ainda com as declarações do colega, disse que se é assim em pouco tempo não se terá mais pneus, diesel e quem paga é o contribuinte através dos impostos e não tem retorno. “Se esse governo não auxiliar a agricultura o nosso município irá cada vez pior”, finalizou.


Silvio Roberto Portz (PMDB) cumprimentou aos colegas e público presente na oportunidade e sobre a inauguração de gerador de energia pela Associação Comunitária de Cruz das Almas, ocorrido no último final de semana, onde o legislativo prestigiou com a presença de sete dos nove vereadores, o parlamentar aproveitou para cumprimentar o atual presidente, Décio Beppler e em seu nome todos os ex-presidentes que deram sequência a esse grande trabalho. “Acredito que essa é uma das poucas comunidades da região que possui um equipamento desses para suprir de água seus associados quando da falta de energia fornecida pela concessionária”. Considera que aquela comunidade está bastante avançada na agricultura, merece ter boas estradas para escoamento da produção e acesso para suas propriedades, pois são os produtores que alavancam a economia local, onde o setor primário é muito forte.


Situação das estradas também foi abordada por Portz, em especial a RS-129 (Beira do Rio) que foi recuperada pelo DAER e está em ótimo estado. “Mas infelizmente esse trabalho pouco resolve se chover, pois com tempo bom aquela rodovia fica uma maravilha, mas chove e fica intransitável, lamentavelmente e se torna uma situação complicada, pois a conservação dela depende não somente dos reparos, mas da situação em que o tempo se encontra”, considerou o vereador. Também se referiu ao setor de obras que está colocando brita nas estradas de Faxinal, dando continuidade ao trabalho iniciado recentemente e entende que está ficando bom, mas espera que o trabalho ande e que muito ainda seja feito, pois as estradas estão ruins e existe muita reclamação dos usuários e também deseja que outras regiões venham receber esse material. Em aparte Edson Farias acentuou que está faltando o rolo compactador, pois tem local onde a brita está cortando pneus de veículos. Teve a concordância de Portz, o qual destacou que esse equipamento possibilitaria um trabalho mais completo. E sobre o poço artesiano disse que lhe foi solicitado uma semana para o início das perfurações, que se darão na estrada da Mendonça, em sua parte mais alta e quanto a preocupação dos moradores, disse que a canalização para conexão com a rede de Beira do Rio, disse que é de apenas um quilômetro e espera que tudo dê certo e que a perfuração apresente o resultado que a comunidade espera e merece após anos de dificuldade quanto ao seu abastecimento regular.


Gilberto Martins de Quadros (PP) parabenizou a equipe de danças do CTG Querência da Amizade pelo belo trabalho que vem realizando sob o comando do professor Andreas Finck por comandar essa equipe de jovens idealistas que estudam e trabalham e ainda se disponibilizam a ensaiar nos finais de semana para bem representar a entidade que representam, levando a tradição em frente, que a gente sabe que é um movimento sadio e que bom que a gente sabe que vocês estão levando o nome de Bom Retiro por esse Rio Grande afora. Quanto a comunidade evangélica disse saber ser difícil a tarefa de organizar uma festividade, pois já o fez, mas acentua que dá prazer, pois o nome já diz que é um evento comunitário e isso é positivo. Elogiou a comunidade de Cruz das Almas e parabenizou seu presidente, Décio Beppler, por ter a coragem de tocar para frente essa associação e ainda instalar um gerador de energia no sistema de captação e distribuição de água. “Desconheço alguma comunidade que possui um equipamento desses para dias em que falta energia da distribuidora. Assim a comunidade não terá mais problemas de água e merece parabéns essa diretoria”. Destacou a união do legislativo, pois foram convidados e dos nove, sete vereadores marcaram presença em prestígio a iniciativa daquela comunidade.


Distribuição de medicamentos controlados também foi abordado por Gilberto Quadros o qual salientou que essa situação é bastante complicada justamente em função da burocracia existente. Mas diante da presença do secretário da saúde municipal, Sérgio Schmidt, solicitou dele alguma explicação a respeito da reclamação da demora no atendimento das pessoas transplantadas que devem tomar o medicamento. Schmidt disse que o problema não é do município, que tem feito todos os encaminhamentos dos casos solicitados e enviado para a 16ª Delegacia da Saúde. Informou que o problema no atraso é porque o Estado não tem funcionários disponíveis para separar esses medicamentos, ou seja, não existe falta de remédios e sim de gente para administrar sua regular distribuição. Diz que o atraso é em todos os municípios e não é de hoje, mas já de algum tempo e ainda não se tem uma solução para atender quem necessita, mas garante que é problema do governo estadual. Disse ainda que o município não pode comprar o medicamento que a reclamante necessita porque o caso está em processo judicial e assim foge a esfera municipal e por força de lei o município está impossibilitado em auxiliar. Quadros disse saber da situação, mas que gostaria de ouvir de autoridade ligada ao setor e lamentou que alegassem falta de gente para separar e mandar os medicamentos aos municípios. Em aparte, Sérgio Gregory, que foi secretário da saúde no governo anterior disse irritado: “a Secretaria de Saúde do Estado deveria arrumar uma desculpa melhor para o não envio do medicamento e não a fala de funcionários, por amor de Deus”, desabafou. Já Tarez cumprimentou o secretário local da saúde e disse que se os demais titulares de pastas municipais viessem ouvir o reclame do povo, não precisariam ser criticados como costuma acontecer.

OBS: As fotos postadas são meramente ilustrativas, conforme sugere o texto postado.

##############################################


Nenhum comentário:

Postar um comentário