21 de abr. de 2017

Programa Cooperativas Escolares realiza formação em Estrela

ESTRELA
Parceria entre Sicredi e prefeitura municipal tem, ao longo desta quinta-feira, uma série de atividades com alunos

O Salão Nobre, os corredores e outros ambientes da Prefeitura de Estrela tiveram, quinta-feira (20), uma movimentação diferente. Eram alunos, professores, orientadores e palestrantes do Programa Cooperativas Escolares, da Sicredi Ouro Branco, realizando alguma das atividades da primeira formação do projeto em Estrela. Outras serão realizadas ao longo do ano. 


Estavam presentes estudantes e professores de quatro escolas municipais do Ensino Fundamental (Emefs), a Arnaldo José Diel, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, Pedro Jorge Schmidt e a Leo Joas; também dos colégios Santo Antônio e Martin Luther e alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo mais de 60 pessoas participaram das diversas atividades, teóricas e práticas. Uma delas foi a palestra com o professor Everaldo Marini, que trouxe alguns fundamentos das cooperativas. "Foram apresentadas questões básicas das cooperativas escolares, em como elas se formam, seus históricos, conceitos e valores, que são muito importantes e podem ser utilizados também para outros momentos do dia a dia destes jovens", afirma ele. Ao todo, Estado tem mais 86 Cooperativas Escolares. Dez delas em Teutônia.     

Aluna do EJA da Leo Joas, Marilza Schneider (39) aprovou a primeira experiência. "Aprendi mais sobre muitas coisas. Também a valorizar o trabalho em equipe, a importância da dedicação ao que se faz, e como é preciso ouvir mais os outros". Para o secretário da Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, trata-se de um programa que todos saem ganhando. "Ficamos felizes de vocês, principalmente os mais jovens, terem assumido este compromisso. Agradecidos pela Sicredi ter dado esta oportunidade a Estrela, e pela gente ter aproveitado esta chance de colaborar com este programa que pode contribuir muito para com o futuro de vocês, suas famílias, nosso município", destacou aos presentes, na abertura do evento.   


Saiba Mais
O programa, fomentado pela Sicredi Ouro Branco, visa a criação de associações de estudantes. Estas têm finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos. Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas são formadas somente por alunos. Estes terão suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor orientador.

Texto e fotos: Rodrigo Angeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário