29 de mai. de 2016

Municípios do Vale do Taquari se mobilizam para manter atendimento hospitalar


PAVERAMA
Preocupadas com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital Ouro Branco, única referência para várias cidades do Vale do Taquari, o Prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, juntamente de outras lideranças da região reuniram-se com o secretário da Fazenda do Estado, Giovani Feltes. No encontro, realizado na manhã de quinta-feira (19), a comitiva formada pelos municípios de Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Wetsfália solicitou um esforço do Estado para afastar o risco da instituição interromper as atividades.

Por conta do atraso nos repasses financeiros há três meses e com o atendimento pelo SUS suspenso desde início do mês, o hospital teutoniense já enfrenta problemas para repor medicamentos e outros itens necessários ao atendimento dos pacientes. Com 100 leitos de internação, a instituição recebe apoio financeiro das prefeituras mais próximas.

Através de convênio, o Estado repassa cerca de R$ 298 mil ao mês ao Ouro Branco. Porém, diante das dificuldades financeiras que atravessa, inclusive com salários do Poder Executivo parcelados nos últimos três meses, há um atraso de três meses no pagamento ao hospital de Teutônia. Feltes comprometeu-se a avaliar o pedido das lideranças, mas salientou que o atual governo vem respeitando os gastos mínimos de 12% da sua receita na área da saúde. “É uma conta que pesa muito mais sobre o Estado e os municípios, quando deveríamos exigir que a União, onde está concentrada toda a arrecadação de impostos, não cumpre com sua parte”, observou.

Feltes ressaltou, também, que o governo vem pagando em dia o parcelamento com as prefeituras sobre dívidas de 2014 e 2015. Destacou, ainda, que a Secretaria da Fazenda elevou para R$ 160 milhões os repasses mensais destinados aos compromissos da Secretaria da Saúde com hospitais, santas casas e programas municipais.

Participaram da audiência o prefeito de Paverama, Vanderlei Markus e Secretário Municipal de Administração e Fazenda Marcelo Kreimeier; o vice-prefeito de Teutônia, Evandro Bondo; o prefeito de Poço das Antas, Glicério Ivo Junges; o vice-prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, e o vereador Ivo Schaeffer (de Teutônia).
Jêison Lauri da Rosa - AiI

Nenhum comentário:

Postar um comentário