7 de mai. de 2016

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração de Estrela



ESTRELA
Uma “boa” notícia: Não é só o final da duplicação da BR 386 entre Estrela e Bom Retiro do Sul, trecho de pouco mais de dois quilômetros, que está parado sem data de conclusão. Já parou também a duplicação da BR 116 e a BR 290 e agora estão parando as obras do contorno de Pelotas e travessia urbana de Santa Maria. Ah, e parou a obra também da nova ponte sobre o Rio Guaíba em Porto Alegre que já era para estar pronta há algum tempo. Isso tudo no RS, graças a eficácia do DNIT. Quando as obras reiniciam? Outra pergunta: Vão reiniciar? Outra coisa: Quantas pessoas vão perder o emprego com mais estas paradas de obras federais?

 Novidade: Vai sair logo um sêlo comemorativo aos 140 anos de Estrela. O Prefeito Rafael Mallmann fez um acordo com o Correio e o lançamento deste sêlo será nos próximos dias. Vai ser algo que sem dúvida vai deixar registrado na História a comemoração dos 140 Anos de Emancipação Política de nossa cidade.

O Projeto do Posto de Saúde do Bairro Pinheiros está pronto em breve tudo será licitado. Isso deve ocorrer em menos de 60 dias. E na Boa União a obra do Posto de Saúde/Mini Hospital será entregue concluída no final de maio. Quanto ao novo Posto de Saúde que será construído no Bairro das Indústrias, a Prefeitura já está fazendo a montagem do Projeto.
  
Em breve teremos um forte e importante Distrito Industrial em Estrela. Vai ser ao lado do novo Bairro, o Nova Morada. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann falta só a licença ambiental do Estadl - Fepam - para que isso seja feito. Assim que for licenciado a Prefeitura inicia as obras para a instalação de empresas no local. Vai, sem dúvidas, beneficiar muitos empresários de Estrela bem como moradores do novo Bairro.

Falando em Rafael Mallmann, ele vai estar em Brasília semana que vem de segunda até quinta feira. Vai participar da Marcha dos Prefeitos na Capital Federal. Eles estão lutando para conseguir mais recursos para os municípios. Em média, deverão participar mais de quatro mil prefeitos de todo o País. E Rafael vai aproveitar para manter contatos com diversos ministérios, para acompanhar projetos que já estão encaminhados.

Continuam “a mil” os trabalhos da Secretaria de Obras, no prolongamento da rua Frederico Markus, que irá do Bairro das Indústrias até Moinhos. Segundo o Secretário Jorge Both são cerca de 900 metros que irão abrir este acesso até a Rua Santo Antônio, junto a Escola Leo Joas. E para facilitar os moradores do Moinhos e Marmitt, os locais da abertura da rua onde poderia acontecer alagamentos, foram colocados até dois metros de aterros de pedras, facilitando assim o acesso em dias de enchente. Na foto, alguns detalhes.

 Cliver Fiegenbaum, Chefe de Gabinete, disse que a coisa agora “está indo” no novo Bairro Nova Morada. A rede de luz principal está concluída e a ligação para as casas será feita assim que receberem os moradores. Quanto a rede de água ela também está concluída até as casas e a Corsan irá colocar nos próximos dias um reservatório inox de 100 mil litros já tendo inclusive o posicionamento definitivo disso. Sem dúvida os moradores que em breve irão se alojar no local já podem ficar cada vez mais satisfeitos. Em pouco tempo realmente teremos um novo Bairro em Estrela, repleto de moradores.

Secretário de Obras Jorge Both disse que sua secretaria recolhe diariamente até uma tonelada de lixo reciclável que é jogado fora de forma irregular. “Recolhemos tudo e levamos até a a UTL porque isso não pode ficar nos locais de atêrro”. Ele disse novamente para que se evite jogar lixo reciclável junto com lixo verde pois isso dá muito mais serviço já que seus funcionários tem que separar tudo. “O melhor é separar logo, não jogar junto. Muita gente já faz isso, ou seja, separam o lixo em casa, mas deve-se evitar contaminar o lixo verde com lixo reciclável”, comentou. 

Dia 11, quarta-feira deverá ser feita a licitação do asfaltamento da rua que vai desde a Rua João Lino Braun no Bairro Boa União até o Bairro São José. Segundo o Chefe de Gabinete Cliver Fiegenbaum, as obras devem iniciar em aproximadamente trinta dias após a licitação. Ótima informação. 

Por outro lado, agora não tem mais como caminhão passar pela ponte de ferro neste trecho. A Prefeitura chegou a colocar três vezes uma “goleira” antes da ponte para evitar veículos maiores, mas as três vezes elas foram arrancadas ou quebradas. Agora ficou mais difícil arrancar: A goleira colocada é de ferro, ou seja, feita de trilhos de trem. Assim a ponte fica mais garantida.

Em novembro acontece a eleição da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela. O dia será marcado pela Comissão Eleitoral. Rogério Heemann, presidente e sua equipe vai à reeleição. Ele lembrou que quando assumiu, havia um déficit nas contas do STR mas agora está com um superavit de R$ 224 mil. Realmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela vem realizando um bom trabalho, mantendo parceria com a Prefeitura, Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura. “Todo o trabalho vem sendo feito de acordo com o que determina a Lei Ambiental”, disse Rogério.

Com este inverno antecipado em quase dois meses, caiu a produção de leite e as empresas quase não tem produto em estoque. Com isso o produtor de leite está recebendo um pouco mais por litro, mas por enquanto não está sendo necessário fazer importação. Segundo Rogério Heemann, o Rio Grande do Sul consome 40% do leite que produz, o restante é enviado para  restante do País. “E Estrela produz muito leite, além de suinos e frangos”, afirmou o presidente do STR.

FRASE:
“Alegria, alegria: Mais uma semana e terei comida típica alemã enchendo meu prato. Mais de uma vez, claro!”
 (Filósofo ansioso pelo Festival do Chucrute, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário